Missão Suíça em Ricatla: casa grande na estação de 1907 (1/3)

Continuamos com a série de artigos baseada nas fotos disponibilizadas pela DSC e originalmente da Missão Suíça e de Ricatla, localidade um pouco a norte de Lourenço Marques, actual Maputo. 
O edifício que veremos aqui é chamado nas fotos a casa grande da Missão e foi construido em 1907, em simultâneo com a nova capela / escola que veremos depois. Como parecia novo presumo que estas fotos sejam de 1907 ou do ano seguinte, noto que as datas que acompanham estas fotos são frequentemente demasiadamente vagas ("c. 1896-1911") ou nem lá estão ("s.d.")
Como vimos antes a estação missionária de Ricatla foi estabelecida em 1889 provávelmente com pequenas construções mas em 1893 tinha surgido uma primeira casa para os missionários feita em madeira e zinco e já de aspecto confortável. 
Ela foi incendiada pelos rebeldes ronga em 1894 e presumo que quando os missionários regressaram a Ricatla se tenham instalado provisóriamente em construção tradicional nativa (pelo menos não encontro fotos de algo melhor que lhes pudesse ter servido de residência, seria algo assim?) e que a casa que aqui veremos tenha sido o passo seguinte. A impressão que fica é então que Ricatla não terá tido instalações muito sólidas entre digamos 1896 e 1907 mas para as fazer era preciso dinheiro e a missão vivia de donativos dos crentes e como os religiosos costumam dizer, e estes eram bastante obstinados e estóicos, "o importante é a fé".
Esta primeira foto (e a FOTO 4) tem a assinatura visível de Arnold Borel, missionário de quem falámos no artigo anterior.


FOTO 1
Casa grande vista do lado maior (USC)

A legenda da foto de cima é: "Photograph of the mission house in Ricatla. On the porch, Henri Alexandre Junod and his wife. In the background, trees"
Como dissemos antes H A Junod (1863 - 1934) foi o segundo responsável por Ricatla, isso desde 1899 até 1894 e a partir daí e até à sua partida definitiva para a Europa foi-o em boa parte do tempo embora tenha estado vários anos ausente, ou na Suíça ou na África do Sul. Precisamente foi quando regressou da África do Sul a Rikatla em 1907, que o casal HA e Hélène (Émilie, a sua primeira esposa tinha entretanto falecido no país vizinho) vieram estrear a casa recém construida (ver artigos com biografia de Junod a partir deste).
Outra foto semelhante e da mesma altura olhando-se para a condição do terrreno em frente ainda um tanto descuidada:

FOTO 2
Casa grande dos missionários vista do mesmo lado (USC)

A legenda da foto de cima é: "Rikatla [Ricatla]. The new & bare house"). Photograph of the mission house in Ricatla. On the porch, two men and a woman of European origin". A legenda significa que a casa era nova e que o espaço envolvente não tinha sido arranjado, reforçando a observação geral.
Vê-se a seguir um pormenor do lado direito da fachada da casa vista nas FOTOS 1 e 2, com uma escadaria em alvenaria de dois degraus para o piso da varanda e a esquina próxima. Note-se que só se vê nesta FOTO 3 as duas águas furtadas do telhado que estão mais à direita nas FOTOS 1 e 2, onde no total se viam três:

FOTO 3
Swiss missionaries on the porch of the mission house, Ricatla, Mozambique, (USC)

A legenda da FOTO 3 é: "Photograph of a group of Swiss missionaries on the porch of the mission house in Ricatla. First, third, fourth and sixth from left, Henri Alexandre Junod, Samuel Bovet, Arnold Borel and Paul Berthoud. On the right, two men of African origin".
Esta FOTO 3 está relacionada com a que vimos aqui tendo em conta as duas únicas pessoas sentadas que podemos estimar serem Hélène Junod (por acaso não mencionada nesta legenda) e Paul Berthoud, os outros missionários deverão corresponder também.
Mais uma foto da mesma casa tirada de ângulo bastante diferente das anteriores. Vê-se aqui de frente a fachada com uma porta e uma janela que na FOTO 3 aparecem para a direita da esquina:

FOTO 4
Mission house, Ricatla, Mozambique (USC)

A legenda original da foto de cima é: "NW. Photograph of the mission house in Ricatla. On the right, standing on the porch, Mrs Junod, Paul Berthoud and Henri Alexandre Junod. On the left, a man of African origin wearing dark colored clothes".  
Vemos aqui as mesmas três pessoas que na FOTO 2 pelo que estas duas fotos (e talvez a FOTO 1 mas faltaria aí Berthoud) devem ser da mesma altura. Elas mostram o casal Junod que era residente enquanto que Berthoud e o missionário fotógrafo Borel eram visitantes. Na FOTO 3 havia muito mais visitas pelo que me parece essa seria de altura diferente, mas não muito. 
Num à parte dá-me ideia que os suíços só ao fazerem as legendas repararam que deviam também mencionar os senhores africanos. Como no final os nomes destes não aparecem parece-me que o esforço feito para corrigir o defeito inicial resulta um tanto inábil mas...
Como as duas casas dos missionários (esta e a que foi incendiada em 1894) existiram em épocas diferentes não sabemos qual a posição relativa entre elas mas tanto na legenda da FOTO 3 como na da primeira aqui era dito serem vistas ou estarem no NW presumo que da propriedade (posição também mencionada noutra foto na biografia de Borel). Isso deve dar para se dizer pelo menos que esta casa veio ocupar aproximadamente o lugar da primeira e mais precisamente que a fachada da FOTO 4 estivesse na posição da fachada principal da primeira casa, mas certeza disso será nenhuma ...
Continua a observação desta casa no artigo seguinte onde com uma PLANTA se perceberá melhor estas fotos. 

Comentários