Fotos do mecânico João Baptista da DETA: pessoal da companhia e aviões Dragon Rapid (1/3)

Vamos apresentar em dois artigos fotos inéditas na net que foram gentilmente cedidas por Carlos Baptista e que estão relacionadas com a actividade do seu pai, João Baptista, que foi mecânico de aviões da DETA do final dos anos 30 aos anos 60/70 do século passado (XX ou 20). João Baptista reparou aviões "Dragon Rapide De Havilland" e Lockheeds e deu também assistência aos SuperConstellation da TAP que ligaram Moçambique à Europa. 
Às imagens junto também as informações providenciadas por Carlos Baptista a que acrescento outras de artigos anteriores do HoM e retiradas da nova lista da frota da DETA disponibilizada pelo site Voando em Moçambique (a qual é mostrada em baixo para os primeiros aviões).
Como dissemos neste artigo a "DETA, actual LAM, a companhia aérea de Moçambique foi fundada (em Lourenço Marques, actual Maputo) pelos Caminhos de Ferro em Agosto de 1936 e o seu primeiro serviço regular foi lançado em 22 de Dezembro de 1937 com um avião Dragon Rapid (havia inicialmente dois). A frota inicial da DETA era toda fornecida pela britânica De Havilland, tendo ainda um Hornet Moth .. e um Dragon Fly de 5 lugares".
Começamos por uma foto de quadros e pessoal tirada do lado da pista da primeira aerogare de Mavalane:

Altos dirigentes e funcionários da DETA e CFM 
do lado da pista da aerogare de Mavalane

Ainda uma foto de grupo com pessoal mais especializado:
Pessoal de voo e mecânicos da DETA

Passamos para fotos com os já referidos De Havilland (DH) Dragon Rapide que transportavam oito passageiros e iniciaram o seu serviço regular de transporte. Vemos aqui em foto de 1951 o CR-AAU, o SOFALA fabricado em 1939:
Avião reparado e a partir do Aeródromo de Quelimane 
para Lourenço Marques

No total a DETA adquiriu seis Dragon Rapide entre 1937 e 1939 e podemos ver aqui o Rapide chamado Moçambique (CR-AAT) em foto de um dos hangares que parece estava a servir de Museu Aéreo em Mavalane, Lourenço Marques.
Podemos ver também neste artigo fotos de dois Rapide, um em 1937, o CR-AAD que segundo a nova lista do VeM era o INHAMBANE e que estava ainda na pista da Carreira de Tiro e mais abaixo e em 1953 o CR-AAE (o que aparece por baixo da asa) BEIRA
Agora foto com mecânicos e um "civil" junto ao Rapide VILA de JOÃO BELO cuja informação no VeM é: CR-AAM DH.89A Dragon Rapide 6397 VILA JOÃO BELO 1938 1954 Desmantelado
Outra reparação para seguir viagem

Carlos Baptista identifica as pessoas que estão na foto seguinte da seguinte forma: da esquerda para a direita o Comandante Jorge Almeida (Jorge Machado de Almeida aqui no VeM, falecido em 2017), o mecânico João Baptista (o pai de Carlos Baptista que então se reconhece bem estava na foto anterior ao centro do trio), atrás não identificado, a seguir o mecânico Agrunhosa e Flávio Cunha. Todos tinham participado numa missão de reparação e seguir viagem.
Junto a um bi-plano da DETA (tinha de ser o CR-AAB)

A matrícula do aparelho terminará em AR ou AB e pela lista actualizada do Voando em Moçambique o AR não existiu e o AB seria o CR-AAB DH.90 Dragonfly de 1937. Segundo informação do Voando em Moçambique o nome dado pela DETA ao aparelho, que estava adaptado para ambulância é para já uma incógnita e é até possível que não tenha sido baptizado. Voltaremos neste artigo a esta foto e avião. 
Agora uma foto muito curiosa em que se vê em baixo um grande rio numa curva, um afluente desembocando aí e terras cultivadas:
Foto tirada dum Dragon Rapid para outro em pleno voo

O avião ao fundo na foto de cima é o AAD que segundo a informação actualizada do site Voando em Moçambique e como já dissemos era o "CR-AAD DH.89A Dragon Rapide 6361 INHAMBANE de 1937.

PS 1: Lista actualizada dos primeiros aparelhos da DETA do site Voando em Moçambique e fornecidos pela fábrica De Havilland, inglesa mas com sucursal na África do Sul.
MATRICULA  MODELO  Nº. DE SÉRIE  NOME  ENTRADA  SAÍDA  OBS..

CR-AAA Hornet Moth 8099 VILA CABRAL 1937 Preservado em Maputo nas instalações da LAM

CR-AAB DH.90 Dragonfly 7526 ????? 1937 1961 Vendido pra a Africa do Sul como ZS-CTR. Posteriormente exportado para o Reino Unido como G-AEDU, onde ainda voa.

CR-AAC DH.87B Hornet Moth 8104 NACALA 1937 1967 Cedido ao Aeroclube de Moçambique. Preservado no Museu do Ar em Sintra

CR-AAD DH.89A Dragon Rapide 6361 INHAMBANE 1937 1960 Desmantelado

CR-AAE DH.89A Dragon Rapide 6362 BEIRA 1937 1960 Desmantelado

CR-AAM DH.89A Dragon Rapide 6397 VILA JOÃO BELO 1938 1954 Desmantelado

CR-AAN DH.89A Dragon Rapide 6398 PORTO AMÉLIA 1938 1954 Desmantelado

CR-AAT DH.89A Dragon Rapide 6439 MOÇAMBIQUE 1939 1954 Desmantelado

CR-AAU DH.89A Dragon Rapide 6440 SOFALA 1939 1954 Desmantelado
Tema continua no próximo artigo.

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