Fotos do mecânico João Baptista da DETA: aviões, pessoal e dirigentes (2/3)

Continuando o artigo anterior, mostro agora mais fotos inéditas na net que foram gentilmente cedidas por Carlos Baptista e que estão relacionadas com a actividade do seu pai, João Baptista, como mecânico dos primeiros aviões da DETA a partir dos anos 30. Junto-lhes as informações também providenciadas por Carlos Baptista, as de artigos anteriores do HoM e as do site Voando em Moçambique
Estas fotos foram todas tiradas ou no aeroporto de Mavalane que foi usado desde cerca de 1938 até ao início dos anos 60 ou estão relacionadas com ele.
A maioria das fotos de aviação em Moçambique que tinhamos visto até agora eram digamos oficiais ou oficiosas, de publicidade da companhia ou autorizadas para órgãos de informação. Estas são menos formais e mostram mais directamente o dia a dia das operações e do seu pessoal, por exemplo com João Baptista ao centro da segunda foto.
Aviões Dakota, Lockheed, Junker e Rapid muito ao fundo 
com a aerogare à esquerda (para aprox SE)

Parece-me que o edifício da aerogare estava na configuração inicial à qual corresponde esta foto (resto da metamorfose aqui) e por isso a foto deve ter sido tirada ainda durante os anos 40..Dos aviões que se vê em cima na lista do VeM vê-se que os mais recentes eram os  Dakota (Douglas) dos quais os três primeiros foram adquiridos pela DETA em 1946 pelo que teriam sido material militar americano dispensado após o fim da segunda grande guerra. Dois desses eram do modelo C-53D-DO e um do C-47A-20-DK que se podem ver aqui e aqui respectivamente.  Neste artigo sobre a aerogare aparece foto dum dos Dakotas da DETA cerca de 1954 e mantinha-se a pintura do que se via em cima. 
Segue-se uma foto da mesma jornada mas tirada entre o Dakota da foto de cima e a frente dos hangares. Deixa-se de se ver a aerogare que estaria para esquerda do limite desse lado da foto (e uns 50 a 100 metros mais para o fundo do que na foto anterior).
Dakota estacionado na zona em frente ao hangar 
com João Baptista ao centro

Sobre os Lockheed da DETA falámos sobre o desembarque em LM e a sua cerimónia de benção em 1940 e vimos aqui o LIMPOPO. Sobre os três Junker adquridos em 1938 falámos por ex. aqui e aqui também com os Lockheed..
Agora outra foto da colecção de João Baptista também na aerogare de Mavalane, presumo que noutra ocasião e com os técnicos observando o aparelho à distância: 
Dois Lockheed estando o mais próximo a experimentar motores

Uma foto diferente das anteriores, esta com um cunho mais oficial:
Um voo inaugural com altos dirigentes e suas esposas

Por fim uma curiosidade, um autocarro da marca "Internacional" de matrícula LM 3534 que prestava serviço à DETA transportando pessoal entre o Alto Maé e o Aeroporto de Mavalane. Note-se no entanto que não tinha marcas nem dos CFM nem da DETA.
Primeiro veículo de transporte para pessoal da DETA

Completa-se este tema no artigo seguinte.

Comentários