Vapor Neves Ferreira, antes como Lady Wood na África do Sul + (4/4)

Continuando o artigo anterior e para concluir o tema da origem do navio Neves Ferreira que em 1894/95 participou na defesa de Lourenço Marques (LM) e na campanha de Gaza temos mais imagens do Lady Wood, como ele se chamava quando era um vapor costeiro sul-africano. 
A primeira foto vem da Universidade de Kwazulu-Natal (aqui) e mostra o rio Umzimvubu e o porto de St. John, já referidos no artigo anterior. Neste caso a legenda não indica expressamente tratar-se do Lady Wood mas o nome é bem visível na proa como confirmaremos mais em baixo.

FOTO 1
Lady Wood em St. John's River

A informação original da foto é: "Depicts people standing on the wharf at Port St. John's and a ship in the harbour. St John's River, Eastern gate from wharf". Parece-me ainda que outra foto da mesma colecção da de cima mostrará o Lady Wood atracado no pequeno cais. 
Encontramos aqui mais fotos antigas deste pequeno porto localizado a nordeste da Colónia do Cabo e que ficava na margem esquerda do rio e mostro mais algumas a seguir, a primeira das quais está à venda no ebay.

FOTO 2
Rio St. John's / Umzimvubu visto do cais até à foz

Agora deste site outra imagem antiga do mesmo porto vendo-se um grande armazém na margem esquerda em 1899:

FOTO 3
SOUTH AFRICA: St John's river, old jetty and warehouses

Note-se que na FOTO 3 de 1899 não podia estar o Lady Wood dado que este, pelo menos desde 1893, se tinha passado a chamar Neves Ferreira (NF) e terá deixado de fazer viagens costeiras tão para sul de Durban.
Outra foto do mesmo porto uns dez anos mais tarde do que a anterior, cerca de 1908 (alamy):

FOTO 4
Port St John, Eastern Cape Province, South Africa, showing boats and a steamer. 

Voltamos ao navio comparando uma foto do NF com um pormenor da FOTO 1:

MONTAGEM 1
Pontos comuns entre o Neves Ferreira (NF) em cima e o Lady Wood em baixo

No blog molegenealogy aparecem movimentos portuários do Lady Wood em 1884 em Port Natal / Durban. Isto passava-se uns 9 anos antes dele ter sido primeiro transformado no Neves Ferreira civil e de cerca de um ano depois ter sido adaptado a "vaso de guerra". Vejamos dois exemplos dos vários de partidas e chegadas do navio:
a. para St. John's a 26 de janeiro seguiam os passageiros: Mrs Munro, Miss Platt, Messrs R S Munro, XA Arnaud;
b. para Delagoa Bay / LM a 16 de maio seguiam os passageiros: Messrs J Foot, H Wright, P Ploos, J Gray, Rossa Tomaso, Guisepo, Castella, Colan (senior), D(?)olan (junior) C Winter, HJ Norgaarde, Gunstad, H Prince, A Prince, JR Prince, Packman, Glenistor, Saul, Wilson, Harries, Johnson, F Watts, G Hallowell, Tottie, Belmaine, MacKintosh, Parle. Destas listas seria de esperar constarem passageiros com nomes portugueses mas a única possibilidade seria aqui Rossa Tomaso que poderia ser Rosa, Tomás mas podia também ser italiano.
Agora resumo e adapto a informação gentilmente prestada por Rosemary Dixon-Smith do referido blog molegenealogy sobre o navio: "The Lady Wood was built 1882 at a shipyard in Greenwich, London. Sydney Turner, an English-born Natal pioneer in South Africa, was co-owner (with other shareholders in the venture) and captain of the Lady Wood."
Esta informação no que respeita ao ano está conforme à que se vê no site marinhadeguerraportuguesa de que "fora construído em Inglaterra em 1882"
Continuando a informação de Rosemary: "Turner had wanted to bring the ship to Natal himself  (9,600 miles trip)  but fell ill while in England and travelled to Natal by the mailship SS Moor. The coaster would have to call at Sierra Leone and Luanda for coal and as Turner was not recovered from his illness yet, these ports were full of fever and ague, so Turner wisely passed them by. The Lady Wood was initially a great success. Based in Durban she made frequent trading trips to Delagoa Bay in Mozambique and as far south as the Mzimvubu River".
Isto quer dizer que a base operacional do Lady Wood seria Durban e que o limite a norte das suas viagens seria em LM e a sul no Port St. John que vimos nas fotos de cima e como se constata nos movimentos portuários. Como vimos no último artigo havia mais pequenos portos na costa (Port Edwards) que o Lady Wood devia ir escalandoo ..
Continuando a informação de Rosemary Dixon-Smith"By the end of 1884 the coastal trade had fallen off and Sydney Turner was trying to sell the ship. In Feb 1885 she was temporarily laid up as she was not paying. In December of that year George Rennie took over Turner’s shares in the ship because he was in financial difficulties".
Vemos então que o Lady Wood mudou de mãos em 1885, tendo passado da posse de Sydney Turner para a de um Rennie que por aqui suponho estivesse relacionado com a firma Rennies' ligada aos transportes maritmos em LM como disse neste artigo. Confirmando que Turner nessa altura estava em dificuldades financeiras pode-se ver aqui referência a ele como tendo sido o construtor e proprietário de Port Grosvenor (aqui na marca vermelha, um pouco a NE de Port St. John), uma posição que teve de abandonar em 1884.
No intervalo de tempo seguinte entre 1885 a 1893 presumo que os novos proprietários do Lady Wood lhe tivesse mantido o nome mas mudado o tipo de passageiros que transportava, o que explicaria o estado degradado que tinha quando foi para LM. De facto António Enes disse que o NF anteriormente tinha sido empregue no "transporte de emigrantes negros" o que vai ao encontro do que Eduardo de Noronha tinha dito e que mencionámos aqui.

NB: a UKz-N diz por exemplo que a FOTO 1 é de 1881 e da primeira guerra anglo boer que aconteceu entre 1880 e 1881. Ora se o Lady Wood (e seguramente não houve outro navio na mesma costa, com o mesmo nome e nessa época) foi construído em Inglaterra em 1882, o que para mais coincide com o local e a data da construção que é atribuida em Portugal ao Neves Ferreira, então as três fotos do rio S. João/ Umzimvubu e do respectivo porto que mostro nestes artigos terão de ser no mínimo de 1882. Por isso algo deve estar errado na datação das fotos da UKz-N ....

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