Praia do Miramar em LM: Forman na costa da Polana em 1961 e esporões na praia (3/5)

A bela foto que se segue é mais uma das tiradas por Harrison Forman em 1961 e que são apresentadas no site da UWM como sendo de Angola mas que são de facto de Lourenço Marques (LM), actual Maputo em Moçambique como aqui fácilmente se concluirá.

FOTO 1
original  (UWMerrado:  Angola, people playing in water along beach; Angola - Portuguese
corrigido HoM: praia do Miramar em LM, Moçambique com turistas sul-africanos

Podemos rápidamente afirmar que se tratava da praia do Miramar de que se falava aqui e aqui dado que a perspectiva que se tinha do litoral era semelhante à que se tinha nesta foto com a diferença desta última ter sido tirada um pouco mais para a frente. 
Exploremos um pouco mais o que se via para o fundo na FOTO 1 à beira-mar comparando com outra foto tirada por aí na mesma direcção mas de um ponto um pouco mais elevado, para a frente e para a direita (de facto da esplanada do Restaurante Miramar). Indico ainda na legenda os pontos mais relevantes do mais próximo ao mais afastado e comuns às duas fotos:

Pormenor da FOTO 1
1. esporão em pedra; 2. Clube Naval; 
3. Ponta Vermelha; 4. costa da Catembe ao fundo

Note-se que na FOOTO 1 não se vê o Pavilhão de Chá, que em 1961 ainda existia, pois este estaria logo para a direita do limite desse lado da foto. Quanto ao Clube Naval, como dissemos noutros artigos Forman passeou pela marginal da praia da Polana e tirou aí muitas fotos nas suas instalações (aqui e aqui). Na seguinte por exemplo vê-se o edifício do clube para lá = sul da sua doca para barcos de recreio que estaria escondida pelos barcos à esquerda:

FOTO 2
Foto tirada entre doca do Clube Naval e a estrada marginal que estaria para a direita

Quanto às pessoas na FOTO 1 dá ideia que não eram portugueses, seriam sul-africanos que deviam estar no parque de campismo muito próximo e na FOTO 2 a rapariga / jovem senhora também não seria "latina". Neste artigo tentei estimar a data destas fotos em 1961 e a conclusão a que cheguei aí é que no máximo eram do mês de maio. A predominância de turistas nestas duas fotos e noutras da praia que veremos depois indica-me agora que sejam do período das férias da Páscoa em que era usual muitos Transvaalianos irem a LM. Em 1961 o domingo de Páscoa foi a 2 de abril ou seja as fotos terão sido tiradas por Forman em LM entre o fim de março e o início de abril de 1961.
Note-se também a diferença no tempo, de céu limpo na FOTO 1 para cinzento na FOTO 2 pelo que elas não devem ter sido tiradas no mesmo dia. Veremos noutro artigo mais fotos tiradas juntamente com a FOTO 1 ao sol da tarde, por outro lado muitas outras tiradas no Clube Naval também o foram em dia cinzento.
Na FOTO 1 podiamos intuir a linha da costa entre o Miramar e o Pavilhão de Chá para o fundo, linha essa que vemos por exemplo aqui no sentido oposto e onde a praia do Miramar estaria para o fundo. A primeira zona balnear da cidade, no início do século XX, que se vê aqui esteve onde veio a ser construido o Pavilhão de Chá, mas ela foi depois deslocando-se para norte. Terá havido mais motivos para tal ter sucedido mas no grupo FB Cidade de Maputo aparece o que será uma razão concreta, ligada ao tipo de esporão que se vê na FOTO 1 e ilustrada com a foto seguinte:

FOTO 3 (colorida por aqui)
ESPORÃO DE ESGOTO NA PRAIA DA POLANA EM LM, 1948

Vê-se na FOTO 3 a barreira da praia da Polana ainda muito arborizada, no seu sopé o areal em declive para a baía e em primeiro plano está um esporão em pedra que seria perpendicular à praia. À esquerda da foto mas ao centro do esporão, entre as suas duas paredes laterais, vê-se ao fundo da concavidade o líquido de esgoto correndo a céu aberto com pouco caudal para o lado esquerdo = leste = da baía. Como não se vê construções para lá da crista da barreira é possível que este esgoto estivesse ligado ao Hotel Polana, de qualquer modo estaria pela zona da costa abaixo do hotel, quer dizer por onde uns 20 anos antes tinha sido assim
Joaquim Constantino escreveu no texto que acompanha a FOTO 3 "aqui, um esporão na praia da Polana que levava o esgoto das casas em cima para o mar, em 1948" acrescentando que mais tarde ele foi "leva(do) mais para a frente através de um cano subterrâneo". À questão que ele coloca se tal era "ambientalmente saudável" a resposta mais concreta dada por António Noronha ainda no grupo FB Cidade de Maputo foi "Por essas razões as pessoas começaram a deixar de frequentar a praia do Pavilhão", quer dizer foram-se deslocando da praia que ficava um pouco a norte do Clube Naval da FOTO 2 progressivamente mais para norte de modo que naos anos 60 a praia do Miramar da FOTO 1 era muito popular. 
Neste artigo sobre os trabalhos efectuados na barreira da Polana e na zona imediatamente a norte do Pavilhão de Chá / abaixo do Hotel Polana em 1955 para se criar as avenidas que lá existem hoje, aparece uma foto de 1936 onde o Hotel Polana, no alto, está marcado a "azul escuro" e na orla marítima à sua esquerda e um pouco mais distantes vê-se as construções do Pavilhão de Chá e do Clube Naval. Ora nessa zona não parece ver-se esporão ou seja o que seria o da FOTO 3 mas não é seguro só por aí dizer se ele existia ou não.
Seguro é que nesta foto com os trabalhos das avenidas concluidos e que deve ser do final dos anos 50 (por exemplo a praia tinha já uma muralha e o passeio marginal que não se vê na FOTO 1) do lado direito = leste aparece um esporão abaixo do Hotel Polana e ao lado dele (para cima na foto, norte na realidade) parece haver um esgoto para a praia também passando sobre a nova estrada marginal.
Nos artigos sobre a praia do Dragão que ficava imediatamente para sul da do Miramar da FOTO 1 podemos ver mais desses esporões que presumo tenham sido construídos posteriormente ao da FOTO 3 de 1948. Por exemplo nesta foto vê-se mais próximo o mesmo esporão que se vê na FOTO 1 e mais distante outro que estaria para as costas / à esquerda de Forman quando a fotografou. Esses não tinham esgoto a céu aberto como o da FOTO 3 mas ele talvez fosse canalizado no interior e despejado mais à frente em águas mais profundas. Não sei na construção desses esporões qual seria o peso relativo das suas funções de canalização de esgoto e de protectores da areia da praia (o de também servirem para pescadores desportivos foi para eles o juntar o agradável ao útil).
No google maps aqui vê-se um esporão abaixo do Hotel Polana mas ligeiramente a norte que será o já referido desta foto (note-se que é desse lado que estão os edifícios dos serviços auxiliares do hotel), aqui aparecem dois esporões da "praia do Dragão", agora Southern Sun e aqui mais a norte o esporão que ficava nas costas mas próximo do local da FOTO 1, antiga Praia do Miramar.
No artigo seguinte veremos mais fotos dessa praia em 1961 muitas das quais também estão "perdidas", em parte ou totalmente no site da UWM..

Comentários