Continuamos com fotos tiradas por Harrison Forman em 1961 em Lourenço Marques (LM), actual Maputo e disponibilizadas pela UWM (University of Wisconsin-Milwaukee) e que fazem parte do arquivo da American Geographical Society Library.
Para a foto seguinte as informações no site da UWM são correctas mas incompletas como veremos:
FOTO 1 (que já tinhamos visto)
Titulo (UW-M): Mozambique, people enjoying beachfront |
A "Photographer's Note" desta FOTO 1 era "Mozambique: Excellent beaches" e por isso não é dito que praia era exactamente ou em que cidade seria. Mas dado haver muita gente no areal, um grande esporão ao fundo também povoado, vendedores de produtos alimentares e barcos vogando ao largo certamente que esta seria uma praia urbana e como a única cidade que Forman visitou na na altura provincia ultramarina portuguesa foi LM não restam dúvidas que estaríamos algures na extensa orla da baía que limitava a cidade do seu lado leste.
Segue-se outra foto de Forman do mesmo local e tirada só um pouco depois atendendo ao movimento do senhor do casaco ocre e calças pretas. Vejamos no entanto a informação que acompanha esta foto no site da UWM:
FOTO 2
Título (UWM): South Africa, people on beach in Durban |
A "Photographer's Note" desta FOTO 2 era "Caribbean [Correction: South Africa] - Major tourist attraction is year-round swimming". Não tenho bem a certeza do que aconteceu com a nota do fotógrafo mas parece-me que originalmente indicava as Caraíbas e que algum supervisor corrigiu para ser na África do Sul. De qualquer modo tudo isto estava em contradição com a localização pela UWM da FOTO 1 como sendo em Moçambique que embora não muito precisa está correcta.
Lembro que tinhamos mostrado por exemplo neste e neste artigos que para algumas fotos da UWM há erros de localização o que acontece aqui também da FOTO 2 para a frente. Podemos adiantar que estas fotos são da antiga praia do Miramar de LM (aqui) apesar de serem localizadas pela UWM em sitios diversos (ou em mais de um sítio). Foi nessa praia que Forman tirou a primeira foto do último artigo e estas devem ter sido aí tiradas no mesmo fim de tarde só que de ângulos diferentes mas por algum motivo, fosse em 1961 ou mais recentemente, essas fotos entretanto desemparelharam-se nos arquivos de Forman ou da UW-M.
A FOTO 3 seguinte dá logo a impressão de ser na mesma praia que a das duas anteriores tendo em conta o tipo de areia e forma das "dunas", a hora do dia (fim da tarde), o estado do mar e a presença do esporão ao fundo em pedra e/ou betão e lançado da costa para o mar, mas no título a UWM segue o que tinha dado para a anterior.
FOTO 3
Título (UWM): South Africa, girls playing on segregated beach in Durban |
No entanto na "Photographer's Note" desta foto aparece "Australia - Sydney [Correction: Durban, South Africa], On the beach" e como disse em cima parece-me então que um supervisor "decidiu" que esta foto era em Durban e não em Sidney. Podemos perguntar donde vêm os erros e contradições na informação da UWM, se do que Forman registou durante a viagem, se do que acrescentou posteriormente, se não foi ele mas um assistente que se encarregou disso, se foi alguém da UWM recentemente, mas de qualquer modo penso que continuou errado sendo esta foto também de LM.
As informações da UWM sobre as FOTOS 2 e 3 mostram que as trocas na localização das fotos da UWM não foram só entre Angola (Luanda) e Moçambique (LM) como tinhamos pensado. Elas envolveram então outros locais, em termos de se guardarem os negativos Durban na FOTO 2 era perto de LM e por isso o erro seria "compreensivel" mas a Australia na FOTO 3 era já muito longínqua e inesperada para ter havido mistura física.
Na FOTO 4 aparece a mesma menina loira da roupa azul com a bóia / boneco da FOTO 3 (que terá agora uns 68 anos de idade se ainda for viva e que deve desconhecer estas fotos) e digamos o mesmo ambiente natural e tipo de pessoas que em todas as fotos vistas até aqui. Na informação da UWM esta foto é (principalmente) localizada em Durban mas a informação menciona também LM embora, aparentemente a deixe cair depois:
FOTO 4
Title (UWM): South Africa, girl with toy on beach in Durban |
Na "Photographer's Note" desta foto aparece "Mozambique - On the beach, Lourenco Marques [Correction: Durban, South Africa]". Dá-me então ideia que a nota estava inicialmente correcta mas que um supervisor tenha achado que não era em LM mas em Durban. De facto as praias de Durban e LM têm a mesma orientação geográfica na direcção norte-sul, são banhadas pelo mesmo mar (embora Durban tenha ondas oceânicas e LM esteja numa baía), a areia podia ser parecida e por isso, visto dos Estados Unidos e presumívelmente 60 anos depois dos factos tal erro pode ser "aceitável". Para mais a praia estava a ser frequentada únicamente por pessoas de raça branca (os únicos africanos presentes eram vendedores ambulantes), a maioria eram loiras e mesmo as de cabelo mais escuro não tinham aspecto de ser portuguesas. Mas geográficamente nas quatro fotos que vimos até aqui ao fundo estava um esporão e nas FOTOS 1, 2 e 4 via-se na sua ponta a mesma lâmpada de sinalização pelo que alguém devia ter reparado que começavam a ser coincidências a mais se as fotos não fossem do mesmo local.
Com a FOTO 5 que já vimos neste artigo podemos verificar que as construções que aparecem nestas fotos de praia de Forman correspondem às da que ficou conhecida por Miramar, que era o nome do pequeno restaurante frente ao mar e com o anúncio da cerveja Laurentina por cima que ficava próximo:
FOTO 5
Não sei bem o que era a construção "carmesim" da FOTO 5 que não passava da orla marítima e que me parece se via na parte superior ao centro-esquerda da FOTO 3, seria uma saída de esgoto? Parece-me que essa construção continua a existir por aí como se vê no google maps (satélite) actual dessa zona:
FOTO 6
Quanto ao aspecto pouco latino dos veraneantes que terá influenciado os erros de localização da maioria destas fotos de Forman (e veremos de que terá também resultado a atribuição doutras similares também a Cape Town e às Caraíbas) haverá explicação. A maioria ou mesmo a totalidade dessas pessoas seriam certamente turistas sul-africanos que estavam no parque de campismo que ficava ao lado da marginal para a esquerda / cima da FOTO 5 e onde estão agora grandes construções (no canto superior esquerdo da FOTO 6). Suponho também que as fotos de Forman em LM tenham sido tiradas no período da Páscoa em que os sul-africanos tiravam férias e os portugueses não tanto, o que somando a ser o fim de tarde em que os habitantes locais teriam regressado às suas residências terá constribuido para esse aspecto anglo-afrikaans / saxónico da frequência da praia.
Continuarei no próximo artigo a mostrar mais "fotos perdidas" de Forman no site da UWM e que afinal, como estas, são da antiga praia do Miramar em LM, actual Maputo.
Comentários