Continuando os artigos anteriores (último aqui) vejamos uma foto que está no site da UWM (AGSL DIGITAL PHOTO ARCHIVE: AFRICA) como se fosse de Angola mas que me pareceu ser de LM e que por isso tentei verificar. Coloco-lhe então como legenda em cima as informações dadas pela UWM (o título e a nota do fotógrafo) e depois o que penso ser a sua forma corrigida.
FOTO 1
original UWM: Angola, people at outdoor café; Angola - Portuguese presumívelmente corrigido: esplanada do Café Continental em LM em 1961 |
A legenda original diz que se trata de portugueses mas podia ser erro de avaliação de Forman pois o elegante casal e as crianças em primeiro plano podiam não ser. Todavia o cavalheiro está a ler um jornal escrito em português (vê-se CLASSIFICAçÃO POR PONTOS pelo que presumo seria uma página desportiva, em cima tem escrito ITINERÁRIO) pelo que pelo menos ele devia ser português.
Esta é então a tentativa de prova de que a FOTO 1 é do Café Continental em LM, comparando-a com partes relevantes das que vimos aqui e aqui, a primeira de Carlos Alberto Vieira e a segunda, maior, possívelmente também dele e dos anos 50/60.
Pormenor da FOTO 1 e de duas do Café CONTINENTAL de LM
Cadeiras, mesas e pavimento da FOTO 1 iguais aos doutras fotos da esplanada do Café Continental de LM |
Surgiu-me ainda uma dúvida porque numa foto de militar em esplanada dita pela UWM ser de Luanda as cadeiras são do tipo da que vimos em cima na FOTO 1. Pode-se confirmar que essa foto é mesmo de Luanda, pois a chávena de café é do H. Turismo que podemos localizar aqui pelo reclame ao alto do edifício (o militar estaria numa esplanada para lá da do café Ateneia). A confirmação de que essa foto é de Luanda podia complicar a da FOTO 1 mas se virmos bem as cadeiras da esplanada desse militar tinham fita enrolada nos apoios dos braços, o seu local era diferente da esplanada da da FOTO 1 que seria larga e estava mais escuro e o pavimento tinha o quadriculado muito mais apertado. Daí podemos dizer que a FOTO 1 não era do Hotel Turismo em Luanda e também podemos dizer que não era de nenhuma das outras esplanadas que Forman fotografou nessa cidade em 1961 pois as cadeiras dessas eram de tipo diferente das da FOTO 1 (exemplos aqui, aqui e aqui. salão de chá Imperial, aqui também, aqui, outro café, a meio do quarteirão).
Mas curiosamente algum tempo depois o mobiliário da esplanada do Café Continental de LM foi alterado porque vimos em cima que em 1961 as cadeiras eram de dobrar mas na foto seguinte (do FB Alto-Maé LM, Fernando Pinho), que imagino ser já dos anos 70, elas tinham passado a ser fixas:
FOTO 2
Quando a calendários e contexto das fotos de Forman em Angola (que são ditas serem de 1961) e tendo em conta as muitas tiradas com militares (por ex. estas são só as com tropas em grupo), é importante dizer que a guerra em Angola contra as forças portuguesas começou com o ataque do MPLA em Luanda a 4 de fevereiro desse ano a que se seguiu o da FNLA no norte do território a 15 de março. Forman esteve em Moçambique como referi aqui e tendo em conta as fotos da central do Infulene no máximo até Maio de 1961 e aqui entre o fim de Abril e o início de Maio. Presumo também que a sua viagem tenha tido continuidade com a de Angola, antes ou depois. Mesmo que ele tivesse estado em Angola primeiro do que em Moçambique, teria estado em Angola digamos algures nas primeiras 3 semanas de Abril pelo que teria sido depois desses dois ataques. Essa guerra no início foi muito acesa o que explicará esse seu interesse pelos militares portugueses em contraste com Moçambique em que não fotografou nenhum, se bem me lembro. A oportunidade para as fotos parece-me que surgiu a Forman por ter acontecido uma parada (aqui e aqui por exemplo, aqui uma senhora oferece qualquer coisa) pois de resto parecia que a situação estava calma, mesmo fora da cidade, embora ele tenha fotografado um civil armado.
Como já disse Forman escreveu o diário da viagem a Angola de que parece que só a capa foi digitalizada mas cujo resumo feito pelo site da UWM é: "In this diary, Harrison Forman, photographer and journalist documented his trip to Angola, Africa in 1961. He begins the diary describing the landscape of the city of Luanda. He talks about the population being mostly white which he attributes to the effect the transplanted Portuguese people who settled there. Forman puts forth his opinions on colonialism in Africa by the French, Belgian, and British who "came to Africa to make money" compared to the Portuguese who came to settle. He comments about relations between the Africans and Portuguese being improved despite occasional stories of brutality and reports of killings of the African people. Forman concludes the diary with an account of Luanda's nightlife, cafés, and shops. He notes that the theaters are modern and the best he has seen on the West Coast of Africa". Constata-se então que este resumo não faz referência directa à guerra, por exemplo se ela teria já começado ou não aquando da visita de Forman mas pelo que digo em cima presumo que sim.
No próximo artigo falaremos de Forman e veremos mais fotos de Forman de 1961 que estão trocadas entre LM e Luanda no site da UWM.
Comentários