Porto de LM no início - PP, CA e PA vistos do estuário cerca de 1900 (5/)

Podemos agora concretizar um pouco melhor o que dissemos nos artigos anteriores sobre  s localização do Cais da Alfândega e das suas Ponte da Alfândega e Ponte de Passageiros que foram grandes pontes sobre estuário construídas no porto de Lourenço Marques (LM), actual Maputo para o final do século XIX (19).
Começamos com duas fotos dos irmãos Lazarus que viveram em Moçambique de 1899 a 1908 e que devem ser anteriores a 1905 pois à esquerda da primeira ainda não aparecia a ponte-cais Gorjão cuja construção se tinha iniciado em 1902 e que implicou o aterro do estuário até ao extremo das pontes que se viam nessa foto. 
Estas fotos são digitalizações de postais que estiveram à venda no site delcampe.net e são por isso aqui apresentadas com a devida vénia aos intervenientes. 
Primeira foto e que foi tirada de local e perspectiva pouco usual comparada com as outras que temos visto:

FOTO 1 (clique para ver em tamanho real)
Panorama de Lourenço Marques (visto) da Baía

Via-se então o estuário (e não a baía referida na legenda) e ao fundo as instalações portuárias de LM no início do século XX (20). 
Segue-se a outra foto dos Lazarus que provávelmente é da mesma altura da de cima e que a complementa como veremos. A sua legenda é "Panorama de Lourenço Marques (visto) da colina" e junto-a a um pormenor da primeira na montagem seguinte com as cores correspondentes:

FOTOS 1 e 2 (clique para ver em tamanho real)
Castanho claro: Ponte da Alfândega saindo da plataforma do Cais da Alfândega (CA), ficavam na direcção da esquina a SW da praça 7 de março, actual 25 de junho
Laranja: lado virado a leste da plataforma do Cais da Alfândega,
 em frente à esquina a SE da praça 7 de março.
Amarelo: Ponte de Passageiros (PP) que veio depois a limitar 
primeira doca do lado leste = nascente
Verde claro: grande armazém (ou coberto) do porto / alfândega
com o seu topo mais a leste frente à Alfândega antiga
Carmesim: cabine alinhada com a PP e com porta do lado sul
Rosa: armazém do porto / alfândega com o topo a leste alinhado com a PP
Azul claro: kiosk Pyramid do lado a leste da Praça
Azul: Clube Inglês (aqui aqui) no topo norte da Praça 7 de Março

Pelo que tinhamos visto antes, podemos reconhecer na FOTO 1 a Ponte (do Cais) da Alfândega (PA) por ter estacas de madeira consolidadas por peças finas que deviam ser metálicas na diagonal enquanto que a Ponte de Passageiros (PP) - nas suas duas versões, aí será a primeira - tinha as estacas reforçadas por tábuas largas colocadas na horizontal. Na FOTO 1 à esquerda da Ponte da Alfândega, uns 100 metros mais para poente = montante no estuário via-se ainda outra ponte de madeira que suponho fosse o (des) embarcadouro (na FOTO 3 do artigo 7). 
Tentemos agora localizar estas duas estruturas no mapa de 1903 que devia representar pelo menos parte do que existiria cerca de 1900 / 1901 que seria o período da maioria destas fotos pois foi a partir de 1903 que se iniciou a construção da ponte-cais Gorjão actual tendo essa zona portuária sido radicalmente modificada em relação ao que vemos nesta série de artigos.

CARTA de 1903 (Salm)
Castanho claro: Ponte da Alfândega (PA)
Preto: Ponte de Passageiros (PP) 
Carmesim: plataforma do Cais da Alfândega com 3 lados no estuário
Rosa: muro-cais de onde foram tiradas a maioria das fotos da PA
Verde médio: lado sul da praça 7 de março, actual 25 de junho
Púrpura: Fortaleza 
Cincunferência preta: Alfândega antiga, do lado oeste da Praça 7 de Março

Para se ficar com ideia um pouco mais completa do que se foi fazendo no porto de LM até que finalmente se construiu muito mais para dentro (e profundo) do estuário a ponte-cais Gorjão para atracagem directa de navios e que ainda agora está ao serviço foi colocada a marca a tracejado no mapa, perto das extremidades da PA e da PP que existiam de cerca de 1900. Dos trabalhos de construção dessa ponte-cais já falamos várias vezes, por exemplo aquiaqui e aqui.
Série completa aqui sobre o desenvolvimento do porto até ao início do século XX. 

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