Rua Consigleri Pedroso junto ao topo norte da Praça 7 de Março (2/3)

Continuando um artigo sobre o Clube Inglês tentaremos aqui principalmente perceber melhor os edifícios que o ladeavam, completando o que tinhamos iniciado aqui ao falar deste lado da Rua Consiglieri Pedroso que actualmente está assim no Google Maps
A primeira foto, como a maior parte das outras esteve à venda no site de coleccionismo delcampe.net.

FOTO 1
Edifício do Clube Inglês e Agência da União Sul Africana 
visto a partir da parte a norte da Praça 7 de Março, actual 25 de Junho

Como dissemos neste artigoa certa altura pelo menos neste edifício funcionou também o posto de atendimento ao público do consulado britânico mas para simplificar chamar-lhe-ei aqui Clube Inglês (CI).
Em baixo outra foto semelhante à de cima e que já conhecemos deste artigo sobre as esplanadas na Praça.

FOTO 2
Clube Inglês (CI) ficava depois = para norte da Rua Consiglieri Pedroso. 
Neste tempo a varanda inicial tinha sido fechada.

Ao lado do CI, para a direita = leste das FOTOS 1 e 2 via-se um edifício que com mais pormenor aqui na FOTO 3 se via ter uma grande porta ao meio e algumas janelas em torno dela e que ia até à esquina com Rua da Fonte. 
Na foto seguinte que será de entre 1904 e c. 1940 e tem vista para norte = alto da cidade, desse edifício para a direita = leste do CI só se vê a parte mais junta à esquina pois a outra mais junto ao CI estava escondida por quiosques da Praça.

FOTO 3
Azul claro: Rua da Fonte
Amarelo: Rua Consiglieri Pedroso (CP)
Azul escuro: edifício na esquina entre as duas ruas, para a direita = leste do Clube Inglês
Branco: telhado do Clube Inglês
Carmesim: edifício para a esquerda = oeste do Clube Inglês
Triângulo castanho: kiosk Pyramid
Losango castanho: kiosk Oriental / Wolff's
Quadrado castanho: kiosk Chalet
Circunferência castanha: kiosk Central / Nacional

Veremos em baixo uma foto da mesma zona nos anos 50 em que a Rua da Fonte que se via na FOTO 3 mais o espaço do antigo topo a leste do quarteirão do Clube Inglês tinham dado origem à faixa oeste da Av. D. Luis, actual Samora. A demolição de parte do edifício marcado a azul escuro na FOTO 3 e dos que estavam por trás dele na Rua da Fonte para se abrir aí a avenida aconteceu cerca de 1940 - ver o início e a evolução dessa zona. 

FOTO 4
Branco: lado mais a leste = nascente do Clube Inglês
Castanho escuro: parte do edifício imediatamente à direita do Clube Inglês
 e que se manteve até à demolição do CI 
Azul escuro: onde tinha estado parte do edifício imediatamente à direita do CI
, parte essa que foi demolida para o alargamento da Rua da Fonte

Olhando para as fotos de cima podemos ver que o edifício "castanho escuro" tinha nas FOTOS 2 a 4 uma cobertura sobre o passeio e que não a tinha na FOTO 1 (na FOTO 3 não dá para ver). Tinhamos já visto nas FOTOS 1 e 2 deste artigo que a certa altura na esquina entre as Ruas CP e da Fonte estava o estabelecimento do Robinson's e que a parte desse edifício entre o Robinson's e o Clube Inglês (CI) não tinha cobertura em frente, tal como na FOTO 1 do corrente artigo.
Como o Prédio Rubi que aparece à direita da FOTO 4 é de cerca de 1950, ela será dessa década. Nota-se na FOTO 4 que o CI estava já muito degradado e tinha deixado de ter a varanda alpendrada no primeiro andar das fotos mais antigas. 
Da mesma altura que a FOTO 4 deve ser a seguinte onde marco em relação aos edifícios existentes também os que os terão antecedido:

FOTO 5
Azul escuro: posição do edifício que originalmente fazia esquina com a Rua da Fonte
Castanho escuro
edifício encostado ao CI do lado nascente = leste
Branco: Clube Inglês (CI)
Carmesim e vermelho: edifício do Standard Bank provávelmente dos anos 30
Azul médio: edifício de 1914 do BNU continuando recuado o primeiro de 1891
Verde médio:  edifício da farmácia VEIGA/NEVES
Amarelo: Rua Consiglieri Pedroso (CP)
Verde claro (tracejado): Rua da Alfândega / Canto e Castro
Azul claro, tracejado: posição da anterior Rua da Fonte

Em relação ao que ladeava o Clube Inglês para o lado esquerdo da FOTO 5 = oeste temos duas fotos de entre 1904 e 1914 que foram tiradas do topo a norte da Praça e olhando-se aproximadamente para oeste = poente. Nelas aparece à esquerda o kiosk da circunferência castanha no telhado na FOTO 3 (Central / Nacional) e à direita = norte da Rua Consiglieri Pedroso o edifício do CI e os seus vizinhos para oeste. Relativamente ao que marcámos na FOTO 5, podemos assim ver nas FOTOS 6 os dois edifícios que foram depois substituídos pelo do Standard Bank e a frente de terreno do BNU onde surgiu depois o edifício de 1914 (nesse terreno desde 1891 havia um prédio de dois pisos que aí se manteve até cerca de 1960 e que por estar recuado não se via nas FOTOS 6 (mas talvez se visse o topo do telhado) e 7 seguintes.

FOTOS 6
Branco: lado mais a oeste = poente do Clube Inglês
Carmesim: edifício térreo do Restaurant Paris ou Gambrinus
Vermelho: tipografia do jornal "O Futuro" com cobertura sobre o passeio
Azul médio: frente do terreno do BNU
Verde médio: edifício de dois pisos da Farmácia VEIGA/NEVES
Amarelo: Rua Consiglieri Pedroso

Na FOTO 6 antes do edifício "carmesim" do Restaurant marco uma pequena parte a branco pois na FOTO 3 do artigo anterior via-se que já depois da construção do edifício do Standard Bank se mantinha aí uma pequena construção colada ao CI onde se distinguia um porta. Daí deduzo que ela parte pertencesse ao CI desde a origem mas nas FOTOS 1 e 2 deste artigo esse lado do CI está obstruído por um kiosk e nas outras fotos não há detalhe suficiente para se confirmar se ela pertencia ao CI ou ao Restaurant, o que também não é problema muito importante.
Caminhando-se um pouco mais para oeste na Rua Consiglieri Pedroso em relação à FOTO 6 e por isso deixando-se de ver o Clube Inglês à direita, revemos uma foto que não apresenta grandes alterações em relação à anterior para o que é comum: 

FOTO 7
Carmesim: edifício do Restaurant Paris ou Gambrinus
Vermelho: tipografia do jornal "O Futuro" com cobertura sobre o passeio
Azul médio: frente do terreno do BNU
Verde médio: edifício da Farmácia VEIGA/NEVES 
Amarelo: Rua Consiglieri Pedroso (CP)
Verde claro: Rua da Alfândega / Canto e Castro, entre as
 Praça 7 de Março e Casa Amarela perpendicular à CP

Comparando-se as FOTOS 6 e 7 com a FOTO 5 podemos confirmar que o terreno onde agora está o Standard Bank terá sido a junção dos que inicialmente eram os do Restaurant (carmesim) e da tipografia (vermelho). Como se disse neste artigo sobre o cortejo em 1929 a respeito da sua FOTO 5, entre esses dois edifícios havia uma entrada estreita para o interior = norte do quarteirão que com atenção pode também ser observada nestas FOTOS 6 e 7.
Sobre o BNU, actual Banco de Moçambique, é ainda de lembrar como disse aqui que o edifício de 1964 veio ocupar do lado da Rua Consiglieri Pedroso a frente azul marcada nas fotos de cima do seu terreno inicial mais a parte verde que era do prédio da farmácia e do Au Paradis des Dames e que ia até à esquina da Travessa da Laranjeira e que o BNU deve ter comprado para demolir.
No próximo artigo veremos com mais detalhe a evolução deste lado da Rua Consglieri Pedroso no topo norte da Praça.

Comentários

Anónimo disse…
ADMIRAVEL. OBRIGADA POR ESTE BOCADO DA MINHA TERRA QUE NUNCA CONHECERIA...
POR TER NASCIDO EM 1933!
BEM HAN A.
Rogério Gens disse…
Obrigado pelo comentário. Já agora e porque não é muito evidente, em baixo desse artigo tem 5 nomes (de clube inglês a wolff's) e se clicar em cada um deles aparecem-lhe artigos relacionados. Também na página inicial à esquerda tem uma barra vertical onde está Etiquetas e se carregar na seta para baixo e depois em MOSTRAR MAIS pode por exemplo procurar por KIOSK e encontra mais artigos sobre a Praça. Divirta-se.