Posto meteorológico, primeira capitania, aterros, Allen Wack - novas imagens e informação

Voltamos agora ao assunto da primeira Capitania do Porto de Lourenço Marques, actual Maputo pois com imagens e dados (cito parte do seu texto) do livro Xilunguíne cujo autor é o historiador Alexandre Lobato (AL).

FOTO 1
"Posto meteorológico montado em espeques (postes de madeira) 
na parada (pátio interior) da Fortaleza"

Este posto antecedeu o Observatório Campos Rodrigues que foi instalado em 1908 na Polana. Noutra mensagem expliquei a íntima relação entre as observações meteorológicas, a hora oficial, o porto e a navegação marítima.
Quanto a localização exacta desta instalação podemos olhar para a FOTO 2 dado que aí se vê a sua cobertura à esquerda, por trás da primeira Capitania do Porto e da árvore, A FOTO 2 foi tirada mais ou menos do mesmo ângulo que a FOTO 1 mas a maior distância. Na FOTO 1 podemos observar a rosa dos ventos no topo com a posição N-S e com a FOTO 2 confirmar que essa direcção fazia um pequeno ângulo com a orientação da fachada do edifício da Capitania, que do lado esquerdo estava aproximadamente na direcção N - NE. 
A elevação do posto deve-se ser para se ver o sol a pôr-se a ocidente (presumo que se conseguisse ver também o sol a levantar-se a oriente pela boca do estuário a sul da Ponta Vermelha).

FOTO 2 
Capitania do Porto e Posto Meteorológico pouco depois de 1904 


Na FOTO 2 (que tinhamos visto aqui) do lado direito (sul, para o estuário) está o Capitania Building (CB). E disse mais Alexandre Lobato (AL) sobre o edifício da Capitania na FOTO 2: "Pela varanda arrendada corre uma pálpebra de lona (poesia pura de AL!). Mastro da gávea em posição central".
Passamos a outra foto do primeiro edifício da Capitania e que é anterior à FOTO 2 dado que não existia ainda a alimentação do carro eléctrico nem o edifício CB do lado do estuário.

FOTO 3 (repetida no HoM)
Capitania do Porto entre 1899 e 1904 

Sobre a FOTO 3 escreveu AL (com alguns comentários HoM):  "Capitania do Porto na antiga secretaria do quartel do Batalhão de Caçadores que foi construida à frente e ao lado da fortaleza primitivaNesta imagem vêem-se:
- A varanda alpendrada em zinco, que não era originária (HoM: o edifício tinha sido do quartel do batalhão  n.º 4 à esquerda, aí ainda sem a varanda). 
- O mastro da gávea que tinha estado à esquerda (HoM: não vejo alteração na sua posição em relação à FOTO 2, houve de facto uma grande alteração mas em relação à posição inicial do mastro que esteve digamos entre o lado direito do edifício e o estuário, seria então à direita e não à esquerda do ângulo de visão das FOTOS 2 e 3)  
- O balão que acionava o tiro da peça à 1 hora da tarde (HoM: por cima da árvore à direita está o balão/cilindro preto. O balão e o tiro davam as horas para a cidade e para o porto e sobre isso falo neste artigo. Na FOTO 2 esse lugar já estava ocupado pelo Capitania Building).
A zona como a vimos nas FOTOS 2 e 3 estava assim representada neste mapa.

MAPA de 1904
Roxo: Ponte da Capitania no Cais da Alfândega (limitava a leste a Primeira Doca
Laranja: Muralha ou pontão de Allen Wackfirma pioneira nessa zona.
Vermelho: primeiro edifício da Capitania do Porto, o das fotos de cima 
Castanho: Capitania Building, o da FOTO 2
Preto: Fortaleza
Linha azul: o limite máximo da água na maré mais vazia do ano.
Amarelo: Rua N. S. da Conceiçãodepois A. Herculano, actual Timor Leste
Verde Claro: Rua da Imprensa

linha azul quer dizer que em dias normais a maré vazia ia mais para cima (nordeste) dela e por isso que na maré cheia se devia encher o espaço em frente à cortina virada a sul da Fortaleza, por onde está agora a Doca da Capitania ou dos Barcos de Pesca.
Passamos a um mapa posterior de alguns anos em que se nota a planeada progressão do aterro sobre o estuário.

MAPA de 1909
Vermelho: edifício da primeira Capitania do Porto
Castanho: 
Capitania Building
Preto: Fortaleza
Laranja: Planos para aterrar o porto que, f
oram efectuados 
e criaram a situação actual na zona como explicado na mensagem
Mas quer dizer também que em 1909 toda a zona a laranja ainda era estuário.
Azul: Planos para outra Doca da Capitania. Nunca se efectivaram e na parte à direita
 e para sul desse local fez-se depois a Doca Seca

Em conclusão nesta mensagem falámos pela primeira vez do Posto Meteorológico junto ao porto, confirmamos a posição do edifício da primeira Capitania do Porto em relação ao Capitania Building, vimos mapas com a evolução dos aterros, mencionamos a muralha/pontão do Allen Wack e vimos que até pelo menos 1909 toda a zona para sul e para este = nascente da fortaleza ainda era estuário.
Como assinalei em cima volto a estes temas neste artigo com base no relatótio de cerca de 1900 do oficial de Marinha Ivens Ferraz e o comentário dum leitor em baixo dá também boa informação.

Comentários

Unknown disse…
Sobre o balão na foto 3 posso acrescentar que... "A bola é levantada a meio do percurso às 12h55 horas.
É elevada até ao topo às 12h58 horas.
É largada exatamente às 13h00 horas".
A capitania recebia um sinal horário por via de uma linha telegráfica dedicada da estação da rádio (ficava onde hoje é o Parque dos Contiunadores no Polana) que por sua vez recebia de Greenwich, Inglaterra, por via rádio (ondas longas). Saber a hora exacta era muito importante para a navegação para poderem determinar a sua poscição no mar e acertavam os relógios nos navios no porto com ajuda do balão. É (era) um sistema universal em muitos portos no mundo naquela época.
Rogério Gens disse…
Caro unknown: Obrigado pelo seu comentário e aproveitei para afinar um bocado o texto do artigo mas sem alterações de fundo. Menciono agora no entanto que eu voltei a este tema noutro artigo com base num relatório de Ivens Ferraz, que foi capitão do porto cerca de 1900, aqui:
https://housesofmaputo.blogspot.com/2021/02/porto-de-lm-no-inicio-relatorio-de-if.html.
Quanto ao horário o que você diz (fonte?) acrescenta as fases iniciais do funcionamento do balão.
Quanto à sua informação sobre o sinal temos de colocar os equipamentos na linha do tempo e presumo que você se refira a um período posterior ao destas fotos. Por exemplo transmissão comercial de rádio não existia ainda em 1900 pois por mera coincidência ela foi testada pela marinha britânica no bloqueio ao porto de LM por essa altura. Por isso em 1900 e antes a hora devia ser determinada pela observação no local, só mais tarde é que terá sido ligada a Greenwich.
Quanto à necessidade da hora para os navios eu explico o mesmo num artigo sobre o mastro dos sinais posterior ao destas fotos, um que foi colocado junto à nova ponte-cais Gorjão https://housesofmaputo.blogspot.com/2017/01/shipsofmaputo1912-sinal-para-os-navios.html.
Cumps.