Fazenda, actual Biblioteca Nacional na Baixa de LM (1/4)

Este edifício foi construído cerca de 1904 para sede dos serviços de Fazenda ou Finanças em Lourenço Marques (LM), actual Maputo na avenida principal da Baixa da cidade. Como em meados dos anos 50 a Fazenda foi transferida para o novo edifício junto ao estuárioeste edifício pode ser utilizado provisóriamente pelo BNU de 1958 a 1964. Depois disso deve ter sido adaptado a Biblioteca agora Nacional e dele poderá ver imagens relativamente recentes
Nesta mensagem veremos as imagens mais antigas do edifício ainda como Fazenda (ver mais três imagens aqui sobre a linha do eléctrico que lhe passava em frente) e para o fim dela os edifícios precedentes utilizados pela Fazenda em LM.  
Fazenda cerca de 1929.  Variantes da mesma foto de Santos Rufino.

A partir daqui tentamos sequenciar mais quatro fotos a partir do início do edifício:
Fazenda em construção na "Ilustração Portuguesa" de Julho de 1904
Publicação disponível na Hemeroteca Municipal de Lisboa 
Fazenda em 1913. Foto da Revista Colonial.

Uma vista para nordeste da Fazenda, depois biblioteca:
Parece ter sido a foto mais recente de todas as que aqui vemos

Em relação por exemplo à primeira foto, a de 1929, vê-se na foto de cima as mesmas árvores em redor já com o tronco mais grosso.
A foto de cima é a mesma que a FOTO 3 do artigo da linha de eléctricos onde está outra do edifício com a mesma perspecitiva e que será de até 1908 (Lazarus) sendo de relavar que aí as árvores pareciam estar na mesma que desta de cima. 
Noto que foi neste quarteirão que se ergueram os primeiros edifícios públicos da cidade a partir de 1887. Do lado direito para quem vê as fotos de cima estava a Cadeia Civil construida cerca de 1890. Exactamente neste terreno da Fazenda tinha sido construído o primeiro edifício da Imprensa Nacional.
Anteriormente as Finanças estiveram co-locadas com outros dois serviços no prédio da Alfândega antiga que tinha sido este erguido em 1877 ao lado da Praça 7 de Março com a participação do General Machado e expedição das Obras Públicas chegada a 7 de Março desse ano. Primeiramente a Fazenda/Finanças tinha estado instalada na Casa Amarela (um dos primeiros edifícios do burgo) também com a Secretaria do Governo que passou depois para o edifício de cima (e suponho com tudo o resto que era necessário para haver Estado). 
Muito a olhómetro podemos estabelecer a série do crescimento das Finanças de L.M. até ao 25 de Abril de 1975:
Casa Amarela: Supomos 2 salas ocupadas
Alfândega antiga: 4 salas (numa das alas só)
Actual Biblioteca: 3 x 8 = 24 salas (edifício completo)
Palácio das Repartições: Cada lado e piso teria umas 15 salas se não houvesse auditórios etc. Total 14 s x 3 p X 2 no exterior + 11 s * 3 p * 2 no interior = 150 salas. Assumindo 80% de espaço útil dava 120 salas. 
Seria interessante comparar este rácio (crescimento de 60 vezes = 120/2) com o crescimento das receitas das Finanças ao longo dos mesmos anos ....

Comentários