Cruzamento na Baixa de LM: fotos de H. Forman de 1961 na UW-Milwaukee e mais de Lu Shi Tung

Iniciamos este artigo com duas das fabulosas fotos reproduzidas do site da Universidade de Wisconsin Milwaukee (UW-M) e que fazem parte do arquivo da American Geographical Society Library. O seu autor é Harrison Forman e são dos primeiros meses de 1961.
Estas foram tiradas no centro da Baixa de Lourenço Marques (LM), actual Maputo, precisamente no cruzamento entre as avenidas da República, actual 25 de Setembro e D. Luís, actual Samora que passa na transversal da esquerda = sul para a direita = norte = zona alta e terão sido feitas na mesma ocasião das três que vimos aqui.


FOTO 1

FOTO 2
Casa Coimbra em actividade e frente do prédio do BNU em construção, 
do lado sul da Av. da República
Vê-se na FOTO 1 na avenida um machimbombo dos SMV com reclame aos Cigarros Palmar e na FOTO 2 uma carrinha Mercedes Benz com reclame a produtos "para os dentes, para a toilete, para a barba" e mais para o lado da Casa Coimbra uma carrinha Willys (1953 Willys Wagon?) de caixa aberta. A Casa Coimbra tinha o néon da Pasta Medicinal Couto.
Principalmente na FOTO 2 para lá do semáforo aparecia o stand da Rifa da Associação dos Velhos Colonos na esquina do quarteirão (ver aqui na segunda foto). Nesse terreno, do lado sul ou seja virado para a Praça 7 de Março tinha estado o escritório do consulado britânico e que em 1929 era do Clube Inglês e Agência da União Sul Africana (aqui e aqui). Nas duas fotos vê-se também de lado e de traseira o Banco Standard Totta e mais para o fundo a traseira do prédio do BNU em construção tal como a frente.
Junto agora às fotos de Harrison Forman duas fotos de Lu Shi Tung da mesma zona e de cerca de 1955. Estas serão assim uns seis anos anteriores às anteriores como se pode comprovar pela ausência do prédio do BNU a poente = oeste da Casa Coimbra (as FOTOS 3 e 4 são digitalizações de postais à venda no delcampe.net).


FOTO 3
A partir do cruzamento das FOTOS 1 e 2, uma vista para poente da Av. da República
com a Casa Coimbra à esquerda = sul 
Na FOTO 3 surgem a Garagem SIMAL e Martha da Cruz à direita = norte seguidos pelo prédio do beiral com redondos, três edifícios vistos também aqui em 1939. Pode ver-se mais desta zona dum e outro lado da avenida aqui.
A FOTO 3 com as iluminações festivas que apareceram também neste artigo.foi tirada no sentido oposto à primeira deste artigo e um pouco mais para nascente. 
Finalmente a FOTO 4 dá outra vista para poente ao longo da Av. da República mas a partir do alto do prédio Santos Gil, que estaria um pouco à esquerda das FOTOS 1 e 2 (penso que esta última foto já foi mostrada no HoM):

FOTO 4
À frente do lado esquerdo uma das fachadas laterais da Casa Coimbra 
virada para nascente = leste
Vê-se nesta FOTO 4 entre a esquina com a Av. D. Luís, actual Samora e a Casa Coimbra o telhado dos armazéns do Guerreiro de Quental e da loja ? Universal, que se viam aqui na segunda foto
Foi no espaço que ao tempo da FOTO 4 era ocupado por esses dois armazéns que foi depois provisóriamente instalado o stand das rifas que se via nas FOTOS 1 e 2. Do lado direito da FOTO 4 estão os mesmos prédios mencionados na FOTO 3.

Comentários