Navios da DOAL nas fotos de LM publicadas em 1901

Continuamos com o álbum de fotografias dos irmãos Lazarus "A souvenir of Lourenço Marques" publicado em 1901 e disponibilizado pelo site Africa in The Photobook. Estas fotos relacionam-se com navios da companhia de navegação alemã Deutsche Ost-Afrika-Linie (DOAL) também chamada German East Africa Line / Deutsche Africa-Linien / Woermann Linie de que falámos aqui e aqui e de que há informação e lista de navios no ship list.

FOTO 1
Navio Kronprinz (Príncipe Real) em Lourenço Marques (LM)

Segunda foto de 1901 com esse e outro navio da DOAL:

FOTO 2
Navios Kronprinz e Peters em Lourenço Marques

A legenda original da FOTO 2 era: o maior e o mais pequeno dos vapores da DOAL Kronprinz e Peters em Delagoa Bay.
Essas duas fotos foram tiradas na zona de ligação entre o estuário onde desaguam quatro rios que ficava para a direita delas e a baía que ficava para a esquerda e onde desagua o quinto rio, o Maputo que vem do sul.
Aparecem na FOTO 2 duas embarcações mais pequenas que suponho fossem auxiliares do porto mas não as consigo identificar nos artigos respectivos do HoM sobre rebocadores, dragas e navios de pilotos.

FOTOS 3 (pormenores da FOTO 2)
à esquerda: talvez um barco dos pilotos ou um rebocador
à direita: podia ser uma draga ou outra hipótese colocada a seguir

Lembro que em 1901 não havia cais directamente acostável para grandes navios em LM. Os passageiros e as cargas tinham de ser transportados deles para terra em embarcações de fundo chato que pudessem encostar ao cais da alfândega e sua ponte de desembarque de passageiros que vimos aqui. Inicialmente a transferência era feita em barcaças mas em 1901 podia haver já embarcações a vapor  que fizessem esse serviço e podia ser esse o caso da que se vê â direita das FOTOS 3 embora essa me pareça muito longa.
A FOTO 1 foi retirada deste anúncio com informação muito completa sobre o serviço da companhia em LM:
:
ANÚNCIO
Agente LUDWIG SCHOLZ não estava na lista francesa de 1903

Como se disse aqui durante a primeira guerra mundial, depois de 1914, este navio Kronprinz foi confiscado por Portugal e passou a ser o Quelimane. O ANÚNCIO do lado esquerdo tem uma lista extensa da frota da DOAL em 1901 e por exemplo no artigo que indicamos em cima falámos do Kanzler (e também do Usaramo mas esse era de 1920 por isso muito posterior ao aqui retratado). Também se vê aí que contráriamente à legenda original da FOTO 2 o Peters não era o mais pequeno dos vapores da DOAL que era o Adjutant, mas nem ele nem o Peters estão na lista do shiplist.
De notar que a FOTO 2 deu origem a um postal:

POSTAL da FOTO 2
Vapores Kronprinz e Peters da DOAL

Para complementar o tema, dum artigo sobre os correios no MDT (texto original de M. Lourenço Mano) pode retirar-se informação histórica sobre o serviço marítimo em geral para a África Oriental Portuguesa. Noto que no texto quando se fala de Moçambique sem referir explicitamente a Província de Moçambique estava-se a referir à Ilha de Moçambique que até 1898 foi a capital do território:
Cerca de 1855 LM passou a ser servido pelo paquete que ia à Ilha.

Canal de Suez foi inaugurado em 1869 por isso até esse ano a navegação entre Portugal e a Ilha de Moçambique passava obrigatóriamente ao largo de LM. A partir de 1869 passou a haver duas rotas possíveis para se ligar o Oceano Índico à Europa atlântica, ou pelo Canal de Suez, Mar Mediterrâneo e estreito de Gibraltar ou pelo Cabo da Boa Esperança e Oceano Atlântico.
E continua o texto de cima agora sobre um fase mais adiantada mas ainda uns 30 anos antes do retratado nas fotos de cima:
Primeiro paquete regular para a Ilha de Moçambique foi o Natal em 1873

Podemos ver no shiplist que o referido paquete Natal esteve na posse da Union de 1865 a 1883 por isso conferindo a informação desse artigo.  A Union era uma companhia inglesa que mais tarde foi concorrente da alemã DOAL e que se uniu depois à Castle e de que falámos aqui  e aqui por exemplo.

Comentários