Em Barberton, RSA na peugada de Emily, Thomas, Liz e do ouro: banco na esquina da Praça do Mercado (7/)

Para terminar a revista de bancos (do ouro e do dinheiro) históricos em Barberton temos uma foto (já vista antes) em que aparece à esquerda o edifício que tinha sido do Royal Albert Hall (a sala de espectáculo e salão de bilhares) de Cockney Liz de que falámos antes aqui
Esta foto mostra a Crown Street para oeste e é posterior no tempo à que vimos aqui  atendendo ao aparecimento de lancis de passeio e de sargetas para a água descer para o vale (que ficava para as costas) do fotógrafo. 

FOTO  1
Laranja claro: Crown Street, quase ao fim da subida a partir do vale
Preto: Praça do Mercado, parte de baixo
Na esquina da Praça do Mercado oposta à do Royal Albert Hall, olhando em frente, vemos um edifício que foi sendo alterado ao longo do tempo por exemplo em relação à cobertura sobre o passeio e ao telhado.
Pelas barras nas janelas pode-se ver que nessa altura era um banco. Sabemos que a partir de certa altura foi o Barclays Bank mas diz-se aqui que este só foi para África em 1925 pelo que se a FOTO 1 for anterior a esse ano e presumívelmente será, então outra entidade bancária estaria aí instalada..
Podemos ver esse edifício e a Praça do Mercado, onde ele se enquadrava em duas fotos mais antigas.
A primeira é de cerca de 1886 e dá vista para oeste (reenquadramento de original no FB Barberton Bliss)

FOTO 2
Verde claro: Pilgrim Street
Laranja claro: Crown Street
Preto: Praça do Mercado, entre a Pilgrim e a Crown Streets
Roxo: restaurante e salas Royal Albert Hall de Cockney Liz
Verde: árvore do outro lado desse edifício
Castanho escuro: edifício Lewis & Marks, estaria em construção concluída em 1887
Castanho claro: 
edifício da FOTO 1 na esquina
A segunda foto será mais recente que de cima  pois aparece no topo superior da Praça do Mercado um edifício que não existia antes e de que falámos no artigo sobre o Bank Of Africa. Temos aqui uma vista aproximadamente para N-NW onde um pouco depois do fim da imagem se estende uma grande planície (em priemiro plano a seta vermelha aponta a Belhaven House, um dos edifícios icónicos de Barberton - boer and brit e de lado do street view).

FOTO 3 
Verde claro: Pilgrim Street
Laranja claro: Crown Street
Preto: Praça do Mercado, entre a Pilgrim e a Crown Streets
Roxo: restaurante e salas Royal Albert Hall de Cockney Liz
Círculo verde: árvore do outro lado desse edifício
Castanho escuro: edifício Lewis & Marks, Bank of Africa
Castanho claro: 
edifício da FOTO 1 na esquina
Azul claro: Standard Bank
Azul escuro: edifício térreo do Bank Of Africa para leste da Praça do Mercado
Verde escuro: armazém Parker Wood que vimos aqui
Carmesim: segundo edifício da bolsa de valores
Púrpura: President Street
As duas fotos de cima foram tiradas do FB Barberton Bliss e aqui reenquadradas para simplificar enquanto que duas seguintes são mostradas na integralidade.
A FOTO 4 é uma vista da Crown Street semelhante à da FOTO 1 e tirada na Praça do Mercado. O edifício na esquina em frente tinha cobertura sobre o passeio, o que não acontecia nem na FOTO 1 nem na FOTO 3, por isso esta foto parece-me anterior a essas. 

FOTO 4
Laranja claro: Crown Street
Preto: Praça do Mercado, entre a Pilgrim Street à esquerda e a Crown
Castanho claro: edifício da FOTO 1 na esquina
Azul claro: Standard Bank
Olhando para as montras do edifício da esquina não parecia ter barras / grades e que estavam lá expostos produtos. Como esta foto deve ser mais antiga que a FOTO 1 acho que se pode deduzir que o edifício inicialmente não foi banco. Como vimos, pelo menos para o Bank of Africa de Barberton eram transportadas grandes quantidades de ouro estraído da mina de Sheba que suponho não eram simplesmente colocadas em cofre mas sim em caixa fortes que imagino eu seria prevista na construção. Por isso no caso do edifício que vemos nesta esquina seria mais difícil haver esse alto nível da segurança mas impossível também não o seria.
Na foto seguinte que será dos anos 60 confirma-se finalmente o uso do edifício como banco, o que nas anteriores tinha sido só suspeitado a partir das barras nas janelas. Pelos automóveis e ambiente geral esta foto é do tempo do regime de "apartheid" na África do Sul e via-se nela a Crown Street na mesma direcção por exemplo das FOTOS 1 e 4.

FOTO 5
Praça do Mercado ainda aberta e o edifício na esuina com o Barclays Bank
Pode ver-se qoe ao edifício tinha sido adicionado um seguindo piso recuado e relativamente baixo e pode-se vê-lo aqui recentemente no google streetview e a ser utilizado pelo banco FNB. 
A situação actual da antiga Praça do Mercado é a seguinte, estando indicadas as posições dos bancos de que temos falado aqui:


FOTO 6
Azul claro: aproximadamente posição do Standard Bank 
Castanho claro: edifício do "Barclays Bank"
Preto: onde foi a parte inferior da praça do mercado
Castanho escuro: edifício Lewis & Marks, Bank of Africa inicialmente
Amarelo: "primeiro" local do The Bank of Africa
Laranja claro: Crown Street
Verde claro: Pilgrim Street
Púrpura ao centro: parte superior da antiga Praça do Mercado, actualmente assim
antiga Praça do Mercado foi então quase completamente ocupada (o que não é edifício é parque de estacionamento) mas foi aberto a sudeste dela um espaço (parque de estacionamento bastante arborizado) onde no final do século XIX esteve na esquina o The Bank of Africa "amarelo" e para leste dele outros edifícios.
De dois dos bancos mais antigos em Barberton conhecemos as suas sucursais em Lourenço Marques, actual Maputo e que terão sido abertas mais ou menos da mesma altura. Vimos a do The Bank Of Africa aqui (e que por acaso depois veio a ser do Barclays) e a do Standard Bank aqui.

Comentários