Fotos da DRISA de LM, actual Maputo - curva ao cimo do Caracol

Mais uma foto do site da DRISA (Digital Railway Images of South Africa) relacionada com turismo em Lourenço Marques, actual Maputo. 
Mostra-se no ano de 1945 e em vista com a costa sul do estuário ao fundo, a antiga Estrada da Polana conhecida por Caracol a chegar ao seu ponto mais elevado onde desemboca na Rua Duques de Connaught, actual Engels, onde se situa o Miradouro.

FOTO 1
à esquerda: última "recta" do Caracol subindo / descendo a barreira da Polana
à direita: Rua  Duques de Connaught, actual Engels ladeando a crista da barreira

Podemos também recordar esse local nos anos 60:

FOTO 2
Porsche chegando à curva com a baía ao fundo 
e a mesma grade do miradouro à direita

Agora duas imagens dos últimos anos com essa parte do Caracol inalterada: 

FOTO 3
Vista em direcção semelhante à da FOTO 1

Mudando um pouco de direcção:
 FOTO 4
No mesmo local com a barreira pelas costas e a actual Rua Engels em frente.  
Palmeira no lugar dum pinheiro manso anterior

Vamos reparar noutro aspecto começando pela conhecida foto desse local na fase final da construção:

FOTO 5 (colorida e original)
Ao centro vê-se a última "recta" do Caracol, não havendo na curva ao fundo
 ligação para a rua que passa acima à direita

Clicando na FOTO 1 vê-se ao fundo uma parede em pedra e nota-se no passeio à direita o início duma escadaria que o liga directamente a outro passeio na parte baixa dessa curva e que não existia inicialmente, ao tempo da FOTO 5. Também na FOTO 3 se vê o início dessa escadaria que no topo se atravessa um pouco no passeio do Miradouro. A curva e rampa seguinte para onde essa escadaria desce pode ser vista neste artigo onde aparece também uma foto com um ciclista a chegar à curva das fotos de cima.
O Caracol foi construido em 1910 mas o arranjo actual da rua Duques de Connaught com o Miradouro (passeio com grades e pérgolas) de que falámos neste e neste artigo é do início dos anos 40. Podemos confirmá-lo com a FOTO 1 que é de 1945 dado que nela pelo menos o passeio e as grades estão lá, não se vendo a pérgola pois estaria mais para o fundo.
Por fim da tese de doutoramento de Lisandra Franco de Mendonça retiro com a devida vénia a figura 64 com um esboço topográfico originalmente de Sousa e de 1946 e que tem informação interessante. Combinam-se aí as vistas do Caracol na vertical da barreira (a imagem maior) e na direcção horizontal a partir da praia e olhando-se aproximadamente para oeste (no canto superior direito).

Esboço topográfico do Caracol e Barreira da Polana
Verdes: curva inicial  / final vista nas fotos anteriores ao cimo do Caracol
Castanhos: curva apertada central com a palhota no interior
Azuis: rotunda ao fundo do Caracol ladeando a Praia da Polana - ver aqui aqui
Vermelho: onde foi posteriormente construída a escadaria mencionada

No desenho no canto superior esquerdo vê-se que o Caracol foi projectado para que o seu declive fosse aproximadamente constante e para que a "curva da palhota" (ver aqui nas FOTOS 1, 5, 6  e 7 e aqui) ficasse não só aproximadamente a meio do percurso mas também a meio do seu desnível total.
Segundo a brochura turística "Lourenço Marques Golden Mornings Silver Nights" que foi publicada pelos Portos e Caminhos de Ferro Sul-Africanos antes de 1936 (o texto refere que os carros eléctricos ainda circulavam) o Caracol se tivesse um só sentido de circulação seria o da subida pois é referido que se podia fazer um circuito vindo da Baixa pela costa do estuário para a da baía, passando por trás do Pavilhão de Chá e subindo pela estrada em serpentina bem arborizada para a alta da cidade.

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