Praia da Polana entre 1911 e 1912 com a tripulação do Seeadler (1/2)

O navio movido a vapor e à vela Seeadler (Sea Eagle) esteve ao serviço colónia do alemã do Tanganhica. O kolonialarchiv tem fotos tiradas pela sua tripulação principalmente ao longo da costa do oceano Índico e pelo menos quatro delas mostram a praia da Polana, a primeira de Lourenço Marques (LM), actual Maputo entre 1911 e 1912 (por aqui agora). 

FOTO 1

Legenda original: Praia de LM: pavilhão da música, balneário e bar

Quanto ao balneário acima mencionado devia dizer respeito a umas barracas brancas colocadas em série no areal que aparecem de lado ao centro esquerda da foto. Pareciam-me mais ser vestiários individuais quer dizer que não teriam chuveiros mas ... Essas barracas aparecem mais visíveis aqui na FOTO 2 do lado da água e em que se contavam cinco. 
Numa fase mais inicial de utilização da praia da Polana tinha lá existido este conjunto que me parece ser de bar ao centro e vestiário nos lados e do qual pelo menos o bar me parecia continuar a existir para o fundo da FOTO 1 e por isso a legenda pode referir-se a mais construções dos que as que estavam mais à vista na foto.
Podemos ainda ver na FOTO 1 que no coreto feito de madeira e com tecto de colmo (o pavilhão de música da legenda) estava uma banda a tocar. Isto passar-se-ia de tarde pois a audiência parece que se tinha concentrado numa nesga de praia do lado nordeste para aproveitar a sombra.
Segue-se uma foto tirada pela tripulação do Seeadler dum talude de aterro criado na barreira da Polana como parte dos trabalhos da estrada da praia da Polana, vulgo do Caracol executados em 1910 / 1911. A parte inicial dessa estrada requereu a construção duma plataforma com muro do lado do mar a qual se vê à esquerda da FOTO 2 ocupada pela faixa asfaltada onde corre o descapotável. 

FOTO 2
Automóvel descendo a plataforma do Caracol e a sua rotunda final ao fundo, 
a qual se via em primeiro plano na FOTO 1

O dia parecia bastante ventoso e o mar encapelado (a legenda original da FOTO 2 era a mesma da da FOTO 1). Nesta FOTO 2 vê-se à esquerda um carrossel na praia e o coreto com a banda a actuar como na FOTO 1. Ao fundo podemos reparar nos seguintes pormenores:

PORMENORES DA FOTO 2
Roxo: estação de combóio da praia próxima da base da barreira da Polana
Azul claro: faixa que tinha sido aberta para a instalação da linha férrea
Castanho claro: passagem da linha pelo sopé da Ponta Vermelha ligando à Baixa

A linha férrea para a praia da Polana foi inaugurada em Outubro de 1911 como relatámos aqui e pode comprovar-se pela imagem de cima que a sua estação era só uma cobertura sobre três fiadas de colunas paralelas à costa e sem paredes. Não se sabe se a linha estaria já operacional ao tempo da foto mas como a estrada do Caracol foi também inaugurada em 1911, sendo estas fotos de 1911 / 1912 mostrarão essas duas primeiras infraestruturas de transporte para a praia nos seus primeiros tempos de vida.
Pode ver-se na FOTO 2 que não havia ainda o Clube Naval (Grémio Nautico) pois essa construção é de 1919 e torna-se aí claro que ele foi construído sobre um aterro feito na curva que a costa da baía fazia (para sudeste) um pouco para lá da estação - ver mais aqui.
Em baixo, mais uma foto tirada pela tripulação do Seeadler na praia da Polana entre 1911 e 1912. Em princípio as fotos seriam todas duma só visita mas a bandeirola no topo da construção para os saltos estava em direcção diferente (virada mais para sul) do que a que se via no coreto nas FOTOS 1 e 2.

FOTO 3
Tripulação tomando banho

Na FOTO 3 alguns dos marinheiros alemães estavam na prancha de saltos ao centro do recinto de banhos e dois observavam-nos ao lado do poste com apetrechos para salva-vidas. Ao fundo à direita = sul via-se o pontão do Almeida que tinhamos visto na primeira foto deste artigo que mostrava a praia uns anos antes desta visita do Seeadler a LM. Para o fundo depois da prancha devia haver rede de protecção paralela à praia ligada algures ao topo do pontão mas não se conseguia vê-la nesta FOTO 3.
Voltando às construções na praia da FOTO 1, o local do pavilhão da música, balneário e bar da FOTO 1 foi aterrado cerca de 1920 para aí ser erigido o Pavilhão de Chá, o qual deixou de existir nos anos 60 mas mantém-se no local a plataforma em betão que o sustentava.
Continua no artigo seguinte.

Informação sobre as fotos e o navio (kolonialarchiv, google de alemão)
O navio "Seeadler" (águia-marinha) prestou serviço na África Oriental Alemã (Tanganhica) de outubro de 1905 a janeiro de 1914. As fotos eram de um membro da marinha que serviu nesse navio no período de 1911 a 1912 e cobrem várias viagens marítimas entre a África Oriental Alemã, Moçambique Português e a África do Sul.
Sublinho que fala-se aqui dum Seeadler também alemão mas é outro navio.

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