Praia da Polana entre 1911 e 1912 com a tripulação do Seeadler (2/2)

Continuando o artigo anterior sobre a estada na praia da Polana da tripulação do navio da marinha de guerra alemã Seeadler entre 1911 e 1912, a foto seguinte também do kolonialarchiv mostra a sua tripulação durante uma refeição:

FOTO 1
Picnic no bar da praia, convidados pelo Clube Alemão
(ver o seu edifício aqui ao fundo em foto da mesma época)
A tripulação está na varanda coberta do bar do lado da praia e o coreto e edifício comprido às listas que se vê ao fundo nesta FOTO 1 são os que se viam nas FOTOS 1 e 2 do artigo anterior. Por isso este bar de praia estava um pouco distante das referidas construções e podemos recordá-lo e ver que ficava a norte da plataforma do Caracol (estrada da praia da Polana) com estas imagens. 

MONTAGEM 1
Vermelho: bar de praia da FOTO 1 próximo da barreira e para norte do Caracol
Amarelo: curva onde a plataforma do Caracol se encosta à barreira da Polana.
Azul: vestiário (ou 
balneário?) deste bar
Verde: rede do recinto de banhos do bar mais a sul nessa praia

Este bar situado mais para norte na praia da Polana do que o que ficava perto da rotunda do fim do Caracol apareceu com mais pormenor neste artigo e já existiria em 1904, quer dizer uns seis anos antes da construção do Caracol em 1910/1911.
Podemos também revê-lo ao fundo da foto seguinte de até 1908 (partida dos irmãos Lazarus de LM) onde está encostado à barreira. Esta foto foi primeiramente mostrada neste artigo no qual esse bar aparecia também aqui.

FOTO 2
Bar da FOTO 1 ao centro esquerda da foto com telhado "castanho"
e vendo-se (mal) uma rede de protecção na praia em frente a ele

Quanto à evolução deste local, cerca de 1929 o bar da praia visto em cima tinha sido desmantelado para se abrir espaço para o passeio marítimo que seguia do Pavilhão de Chá - construído cerca de 1922 ao fim do Caracol - para norte da praia da Polana e como se via para o fundo aqui nas FOTOS 2 e 3.
Por fim uma foto de parte da tripulação do Seeadler em viagem, aqui no porto mais a sul da costa oriental do Índico por onde circularam a partir da base no Tanganhica:

FOTO  3 
Oficiais e sargentos do Seeadler no porto de Cape Town em 1912

De notar que se em 1910/11 Portugal e a Alemanha suponho que tinham boas relações diplomáticas, na primeira guerra mundial iniciada em 1914 passaram a ser inimigos e beligerantes directos inclusivé em Moçambique. Como em 1918 com a derrota na Europa a Alemanha perdeu as suas colónias, o Tanganhica passou para a esfera brtânica e por isso imagens como as que vimos nestes artigos de marinheiros alemães não se devem ter repetido depois muitas vezes.

Comentários