Concessões na Polana: dados pessoais de Oscar Sommerschield (5/7)

Sobre o Somerschield que obteve a concessão de terrenos a nordeste da Polana e que acabou por dar o nome ao bairro actual de Maputo (dividido em duas partes 1 e 2) pode ver-se no site ancestry um grande número de documentos com ele relacionados mas para já não se conhece fotografia.
O principal documento será o do censo populacional de 1865 do distrito de Storgaden na Noruega (deve ser por aqui) onde se vê que alguém de nome completo Oscar Fredrik Vilhelm Sommerschields tinha 28 anos (o que corresponde a ter nascido em 1838), era inquilino e doutor profissionalmente, o que como veremos quererá dizer que era médico.


Oscar Fredrik Vilhelm Sommerschields no censo na Noruega natal em 1865

Por vezes o nome próprio Vilhelm aparece escrito na forma inglesa William e o apelido em vez de "Sommerschields" aparece "Sommerschield", a forma que tem sido mais corrente escrever-se em Lourenço Marques e actualmente em Maputo. Era na forma "Sommerschield" que esse apelido aparecia no contrato com a Câmara de 1952/53 e por isso uso-a normalmente nestes artigos, mas como vê em baixo para além dessas duas aparece nalguns documentos também Sommershield, Somershield e Somerschield. Qual será a correcta não sei até porque ele próprio pode ter mudado de apelido durante a sua vida. 
Sobre isso pode ver-se que na origem remota de Oscar Fredrik pode ter estado o comerciante britânico Henrik Sommerschield (1584 - 1664) que foi viver para a Noruega na zona de Trondheim. O seu apelido de família seria Sommerscales mas por algum motivo foi modificado no seu caso e uma filha sua, já norueguesa aparece aqui como sendo conhecida por Sommerschell, pelo que as variantes no apelido familiar começaram cedo. Parece ainda que o vocábulo Sommerschield não tem significado próprio em inglês apesar de parecer ser dessa lingua.
Outros documentos interessantes disponíveis no site ancestry são: "UK & Ireland, Medical Directories, 1845-1942 for Oscar F. W. Sommershield, The Medical Directory - London".
Oscar Fred. Wm. Sommershield  era médico em Londres em 1870
 e em 1880 (o registo de 1875 é igual ao de 1880)

Pode daí ver-se que Oscar se tinha formado na Universidade de Christiania que passou a ser depois a Universidade de Oslo pois Christiania, a sua terra natal veio a dar origem à actual capital da Noruega. 
No quadro seguinte pode ver-se a propósito duma sua filha que Oscar era membro da Igreja Anglicana: "London, England, Church of England Births and Baptisms, 1813-1917 for Oscar Sommershield, Richmond upon Thames Twickenham 1867-1883":
Amy Sommershield filha de Oscar (doutor) e de Elisabeth, baptizada em 1875

Pode ver-se também que Oscar foi membro da maçonaria a partir de 1875: "England, United Grand Lodge of England Freemason Membership Registers, 1751-1921 for Oscar Somershield, United Grand Lodge of England 1863-1887 Register of Admissions: London 'A', GSL-108"
Na maçonaria em 1875 (residente em Trinity Square como na 2a lista dos médicos )

Disponível no Google está parte reduzida dum livro de memórias de Raúl Honwana (1905 - 1894), publicado quando ele tinha 80 anos e com informação do lado africano da história de LM, o que é interessante porque usualmente pouco acessível na forma escrita. É aí dito que cerca de 1870 estava em LM um médico de origem inglesa ou alemã chamado Sommerschield pelo que seria muito provávelmente o Dr. Oscar Fredrik Vilhelm Sommerschields que vimos aqui seguindo. Mas como vimos o "nosso" OS estava ainda em Londres em 1880 e não tinha ainda migrado para África pelo que na década de 1870 não podia ter estado estado em LM. Mas com pequenos ajustes na nacionalidade, no apelido e na data (passou ou residiu certamente em LM nas décadas de 1880/90) a informação de Raúl Honwana é relevante sobre os seus contactos com as populações da zona..
Os dados que normalmente apareciam na informação luso-moçambicana eram de que o beneficiário dos terrenos em LM tinha sido o norueguês Oscar Sommerschield que era médico o que se alinha com o que vimos em cima pelo que podemos agora acrescentar principalmente que ele teria uns 49 anos de idade quando em 1887 lhe foi atribuida a concessão e de acordo com este site que faleceu na Cidade do Cabo, África do Sul em 1917.
Num próximo artigo falaremos um pouco mais da sua presença em África mas no artigo imediatamente a seguir a este falaremos mais da concessão de terrenos que ele teve em Lourenço Marques,.

Comentários