Depois deste artigo, voltamos ao edifício da antiga Capitania do Porto de Lourenço Marques, agora INAMAR de Maputo. Foi construído sobre o aterro da Maxaquene e por isso tem de ser posterior a 1915, ano do início desse trabalho. Dele falámos também aqui referindo especialmente uma confusão (antiga) com o segundo edifício da alfândega.
FOTO 1
Departamento Marítimo |
A foto seguinte reproduzida do site delagoabayworld tem também a inscrição "Departamento Marítimo" no frontão mas via-se ao fundo um mastro de sinais que não aparece na FOTO 1 (ver outra boa foto aqui no mesmo site).
FOTO 2
Departamento Marítimo, provávelmente posteriormente à FOTO 1 |
A seguinte foto que conhecemos já daqui deve pertencer à mesma colecção da FOTO 1 e como aparece o aterro da enseada da Maxaquene já completo serão as duas de 1918 em diante. A frente do edifício da Capitania está aí visível ao centro esquerda num ângulo de digamos de 30 graus.
FOTO 3
Capitania antecedida pelo armazém no limite do aterro |
Os dois edifícios referidos eram os primeiros edifícios da Baixa, para quem olhava da crista da Barreira da Maxaquene na direcção do porto.
Segue-se uma foto já conhecida (também daqui) com esses dois edifícos vistos quase com a mesma perspectiva que na anterior e que é de Carlos Alberto Vieira e dos anos 50/60.
FOTO 4
Capitania ao fundo = para a esquerda = sul da Rua da Imprensa com a Doca Seca e a Doca da Capitania ao lado para sudoeste |
Pode recordar-se aqui como era essa zona antes do aterro em que a terra firme até frente ao que veio a ser o aterro para a Capitania estava para a direita da rua mais à direita, actual de Timor Leste, antiga Herculano e NS da Conceição.
Passamos a fotos relativamente recentes do edifício, que terá agora cerca de 100 anos de idade e visto ao fundo da Rua da Imprensa, extremo a sul da actual Av. Lenine.
FOTOS 5 e 6
Comentários