Porto de LM em funcionamento - o passado em fotos mais recentes

Mais fotos da antiga ponte-cais Gorjão em Maputo, antiga Lourenço Marques. Foram todas tiradas depois da independência, umas mais outras menos.


FOTO 1
Vista para leste = nascente em 1987 (foto alamy)
A FOTO 1 foi tirada na direcção da frente da estação dos caminhos de ferro. O armazém que se vê à esquerda em muito mau estado foi entretanto recuperado é aparece nesta imagem actual de google ao centro com os cinco volumes lado a lado. Esse armazém ocupou o espaço que em 1937 aparecia vazio na foto de mary meader, desta zona do cais. Era aí o terrapleno "castanho claro" e para leste dele = a seguir para o fundo da FOTO 1 estava um dos 3 armazéns que substituiram os "especiais" e que aparecem nesta imagem ao centro. Nesta foto apareciam esses armazéns vistos do lado das traseiras em 1961 na câmera de Harrison Forman.
Na FOTO 1 vê-se a estrutura em betão armado sobre aqual assenta a plataforma = tabuleiro da ponte-cais. O guindaste em muito mau estado à esquerda parece-me ser um dos que se viam aqui na FOTO 1, adquiridos em 1937, da marca MAN e com lança móvel.
A foto seguinte, mais recente, de 2010, é da mesma zona da anterior como preciso na legenda:

FOTO 2
À esquerda os 3 armazéns que substituiram os "especiais".
Antes não se vê o dos cinco volumes pois está recuado em relação ao resto
Uma fila de guindastes parados em 1995 presumo que ao pôr do sol em foto alamy:


FOTO 3

Guindastes do tipo dos que se viam aqui 
em foto tirada entre 1957 e 1960
Os guindastes de cima pareciam ter lança fixa e por isso não deviam ser muito recentes - são diferentes dos MAN de cerca de 1937 e dos MAGUE que se viam em 1961.
Agora uma foto de 2010 com um navio mineraleiro a ser carregado com ferro crómio segundo a informação no flickr:

FOTO 4
Os monta cargas dos navios içavam o minério para os seus porões.
No canto superior esquerdo ainda a carvoeira Mac Miller
A FOTO 4 é duma secção bastante a oeste na ponte-cais como se pode constatar pela visão da carvoeira Mac Miller ao longe dado que esta ficava mais ou menos por onde passa agora a ponte para a (k)catembe. Olhando para o porto agora vê-se aqui que há duas zonas que servem para depósito de minérios mas presumo que o navio de cima estivesse a ser carregado a partir da maior, a que fica mais para poente. Noto no entanto que o porto tem desde os anos 60 um cais especializado em minérios no Língamo de que falámos aqui.
Podemos ver essa zona de depósito de minérios e presumo que a carga dos navios especializados se faça no cais ao lado em segundo plano na foto seguinte com o minério muito escuro, estando em primeiro plano o terminal de contentores: 

FOTO 5
Terminal de contentores seguido dum de minério no porto de Maputo 
com a cidade muito para o fundo = leste 
Da posição deste terminal de contentores falámos aqui e nesta fotopresumo que do final dos anos 60/ início dos 70, vimos os trabalhos do aterro a decorrer estando já o muro-cais a funcionar. O extremo a poente deste terminal é onde termina a ponte-cais actual e fica a quase 3 000 metros do seu início, junto à doca da Capitania / barcos de pesca que fica para o fundo da foto.
Das imagens recentes do porto parece evidente que o seu movimento agora é à base de transporte de automóveis, minério e de contentores, o que se faz do centro da ponte-cais para o seu lado mais a poente = montante no estuário. Daí estar a zona histórica do porto que foi usada para navios de passageiros e carga geral actualmente muito abandonada e se bem me lembro haver ideias para a sua urbanização, o que estenderia a Baixa urbana até ao estuário.

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