Vista do Hotel de Paris para o lado da praça dos CF (foto do FB Alto-Maé LM)

Começo com uma foto antes inédita na net que será dos anos 40 e foi primeiro publicada por Magno Antunes no grupo de FB Alto-Maé, reproduzida assim aqui com a devida vénia.

FOTO 1
Fachada principal da estação de Caminhos de Ferro ao fundo para poente

A foto foi então tirada da varanda do primeiro andar do Hotel de Paris de que falámos aqui e ficava do lado norte da rua Consiglieri Pedroso (CP) a chegar à praça da estação, praça ao tempo chamada Mac Mahon, actualmente dos Trabalhadores.
Podemos verificá-lo pelo gradeamento da varanda, comparando-a com a da foto da direita da montagem seguinte desse edifício cerca de 1929 e de Santos Rufino:

MONTAGEM COM FOTO 1
Mesmo gradeamento na varanda = mesmo edifício, nos anos 40 e c. de 1929


A FOTO 1 permite também olhar para mais atenção para o outro edifício em frente ao Hotel de Paris que tem um frontão triangular onde está escrito WEED--. Esse edifício estava por isso do lado sul da rua CP e aparece na foto seguinte de 1939 (da visita de Carmona que apareceu aqui) mostrando-a para o lado nascente a partir da antiga Praça Mac Mahon, actual dos Trabalhadores.


FOTO 2
Amarelo: varanda do Hotel de Paris donde foi tirada a FOTO 1
Castanhos: frontão do prédio da letragem WEED-- à esquerda na FOTO 1
Verde e azul: prédio na esquina entre a rua CP e a praça Mac Mahon e 

que também se via na FOTO 1 com 3 / 4 janelas. 
Sabemos que o nome completo da firma WEED--  era WEEDON. Ela terá estado instalada primordialmente por essa zona e dela falámos aqui pois mais tarde veio a fazer parte da Miller, WEEDON and Salm.
Vimos fotos dessa parte da rua CP em 1894 e cerca de 1905 neste artigo mas houve bastantes alterações e não se consegue fazer fácilmente equivalência dos edifícios que por aí foram existindo. Mas sobre os tempos mais recentes neste artigo concluímos que o Hotel de Paris terá sido demolido nos anos 50 para dar lugar ao prédio do INAS.

Comentários

Carlos Baptista disse…
Sobre CFM tenho fotos de comboios publicados pelo Sr Allen em Moçambique em 1966, Veio á Representação Comercial em Joanesburgo, pedir autorização para poder fotografar comboios com linhas de bitola estreita. O livro dele contém fotos e comentários por alguns lugares que visitou em toda a África.
O livro é "Round the World on the Narrow Gauge". Obrigado

Rogério Gens disse…
Obrigado pelo comentário. Encontro de facto referência a esse livro na net e que foi publicado em 1967, por isso condiz com a sua informação. No blog encontrará muitas fotos de locomotivas a vapor dos CFM mas tiradas, também por estrangeiros, por volta de 1972/73.