Lanchas canhoneiras em LM, Lacerda e Serpa Pinto c. de 1895 (2/11)

No artigo anterior vimos fotos da lancha canhoneira Capelo (Capello) que participou na campanha militar de Gaza e também da Ivens confirmando-se que eram similares e em linha com o que diz site "os rikinhus". Neste artigo veremos as lanchas que os rikinhus" diz serem duma classe separada (ver o QUADRO) embora fossem as quatro construidas na mesma época, no mesmo estaleiro e à primeira vista parecessem semelhantes, o que terá levado os sites MGP e a alernavios a dar a entender pelo menos que se tratava de classe única (embora com nuances).
Outro ponto em que ponho em questão a informação do site MGP (ver ao fundo deste artigo) é ele dizer que duma forma ou doutra as quatro participaram na campanha de Gaza de 1895 o que veremos depois não ser verdade embora todas tivessem ido para Moçambique e muito provávelmente lá acabado os seus dias.
Vejamos primeiro as duas fotos de os rikinhus para a dita classe Lacerda (Lacerda e Serpa Pinto):


FOTO 1
Lancha canhoneira Lacerda segundo os rikinhus

Como veremos no artigo seguinte, por não sabermos a data e o local da FOTO 1 o mais seguro é manter a possibilidade de a canhoneira de cima ser a Serpa Pinto, o que não causa inconveniente de maior. 
Ainda de os rikinhus uma foto da Serpa Pinto, a que seria igual à Lacerda:

FOTO 2
Lancha canhonheira Serpa Pinto (de roda de pás à popa)

Vamos então comparar as duas fotos de cima mais outra que veremos melhor depois para comprovarmos que a Lacerda e a Serpa Pinto eram iguais:

MONTAGEM 1 (classe Lacerda, inclui Serpa Pinto)
Lacerda e Serpa Pinto parecem iguais

Tanto nesta montagem (como na do artigo anterior para as lanchas canhoneiras Capelo e Ivens) marco o que parece mais estrutural. Em relação a esses elementos podemos ver que as duas da MONTAGEM 1 eram semelhantes, apesar de por exemplo na foto à esquerda da Lacerda aparecer uma blindagem "castanho escuro" que não existia nas outras fotos mas como disse para a Capelo isso teria sido uma alteração fácil de fazer.
Sabendo agora que temos as quatro canhoneiras divididas em dois pares, Capelo = Ivens e Serpa Pinto = Lacerda, falta-nos verificar se os dois pares eram iguais entre si ou não. Concluiremos que não, sendo as diferenças mais notórias nos suportes dos toldos que sobem do convés inferior para o superior e nas chaminés principais 

MONTAGEM 2 (comparação da Capelo = Ivens com Serpa Pinto = Lacerda)
Reparar especialmente nos "verdes" e "amarelos"

Quanto ao comprimento total que no QUADRO era dito ser na Capelo de 26,5 m e na Serpa Pinto de 17,37 m, estas fotos não dão para muita certeza. Mas sendo as cabines do mesmo comprimento, parece-me que na Capelo a distância da parte de trás da cabine inferior à roda de pás na popa era maior do que na Serpa Pinto. Sendo a parte da frente das duas lanchas equivalente, então a Capelo seria mais longa que a Serpa Pinto, confirmando-se esse dado do QUADRO de "os rikinhus".
Para além disso as diferenças principais parecem ser:  
- número de chaminés mais largas ("amarelos"): há duas na Capelo e uma na Serpa Pinto, o que corresponde ao número de máquinas de cada classe do QUADRO. Note-se que havia uma segunda chaminé de muito menor secção do lado estibordo (direito) da Serpa Pinto mas que não se via bem nas fotos da Lacerda, na Ivens havia também essa chaminé mais estreita, nesse caso era a terceira chaminé. Penso que as chaminés mais largas eram para expelir o fumo das fornalhas, a mais estreita seria para regular a pressão do vapor na caldeira.
- suportes dos toldos no convés superior ("verdes"): eram verticais na Capelo e por isso na Ivens e inclinados na Serpa Pinto e por isso na Lacerda.
Podemos assim dizer que há duas classes como diz o site "os rikinhus" e discortinámos dois dos elementos com que se distinguem claramente, o que nos vai ser útil noutro artigo
Continuo na dúvida porque sendo as Capelo = Ivens mais longas, mais largas e com o mesmo calado terem menor deslocamento (21 t) que a Serpa Pinto = Lacerda (40 t), mas tal poderá ser "explicado" por as máquinas serem diferentes (ou por causa da "névoa de guerra", ou porque passaram mais de 120 anos sobre os eventos ou porque ninguém liga nada a este assunto...). Também é estranho as duas primeiras sendo maiores terem menor guarnição que as Serpa Pinto = Lacerda que seriam mais curtas e estreitas mas ...
É ainda relevante acrescentar que nmemória de 1902 "Descrição da Costa de Moçambique", o oficial de Marinha Ivens Ferraz disse que a "Lacerda» demandava apenas 0,50 m a 0,70 m de água o que pode corrersponder aos 0,30 m de calado que estão no QUADRO mais a necessária margem de segurança. 
No próximo artigo introduziremos informação mais pormenorizada da época e que aparece no livro de António Enes.

Info do site MGP para quatro canhoneiras em que é dado a entender (ou quase ...) seriam da mesma classe (pelo menos a característica fundamental que é o deslocamento era igual) mas que já concluímos até aqui não ser totalmente correcta:
15. "Capelo"
Lancha-canhoneira de 40t construída em Inglaterra em 1895 para servir no rio Inharrime, em Moçambique. Fora encomendada em 1894.
Dispunha de roda propulsora à popa.
Era igual às lanchas "Ivens", "Lacerda" e "Serpa Pinto".
Montava dois canhões-revólveres e duas metralhadoras.
Na esquadrilha do Limpopo contribuiu grandemente para a rendição e prisão do Gungunhana.
Em 1908 foi abatida ao efectivo.

19. "Ivens"

Lancha-canhoneira de aço de 40t construída em Londres em 1895.
Era do tipo da "Capelo".
Armava com duas bocas-de-fogo.
Fez serviço na esquadrilha de Gaza.
Em 1906 foi abatida ao efectivo.

20. "Lacerda"

Lancha-canhoneira de aço de 40t construída em Inglaterra em 1895 para serviço no rio Incomati, de Moçambique.
Era do tipo da "Serpa Pinto".
Montava dois canhões-revólveres.
Tomou parte importante nas operações contra o Gungunhana.
Em 1906 foi abatida ao efectivo.

23. "Serpa Pinto"

Lancha-canhoneira de aço construída em Londres em 1895 para serviço no rio Incomati.
Deslocava 40t e era precisamente igual à "Lacerda".
Em 1907 desarmou.

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