Missão Suíça em Ricatla: capela antiga

Continuando a série de artigos sobre a estação missionária de Ricatla a foto seguinte fez parte dum postal publicado na Europa pela Missão Suíça, inicialmente chamada Suisse Romande. A intenção dessas pubicações era divulgar a obra religiosa, educacional e sanitária da missão e gerar receitas e esse postal foi enviado em Novembro de 1900 pelo que a foto será no máximo dessa data  (esteve à venda no site delcampe.net).
Capela de Ricatla construida em madeira e colmo 
com europeus e africanos, homens e mulheres

Esta capela devia ter sido anterior à capela / escola do GLORIA DEO e que foi construída em 1907 para a abertura da escola de evangelistas (ver aqui na biografia de Junod). Como dissemos aqui a primeira casa de missionários em Ricatla foi incendiada em 1894 durante a revolta ronga, por isso esta capela pode ter feito parte da tentativa de recomeçar a missão depois desse ano ou pode ter sido contemporânea dessa primeira casa e ter escapado à fúria rebelde, ou ...
Note-se que ao fundo à direita (e bastante menos à esquerda) parece estar uma superfície aquática que devia ser o lago próximo da estação que vemos na carta de 1892 e que aparece noutro postal da missão, este que também esteve à venda no site delcampe.net e que foi enviado na Europa em 1899:
Lago e colina de Ricatla

A propósito da colina, Eduardo de Noronha em "O districto de Lourenço Marques e a África do Sul" de 1895 escrevia o seguinte: "O missionário suíço, Henri A. Junod, fundou em Rikatala, a 22 kilometros ao norte de Lourenço Marques sobre uma colina com a altitude de 50 a 60 metros acima do nivel do mar, um observatório meteorológico" e como vimos no artigo anterior referia também que Rikatla estava numa "collina entre o commando militar de Anguane e o vau do Marracuene". Mas apesar da foto referir a colina ela não é muito identificável (seria para lá do lago?) e acaba por não se compreender onde estariam as construções de Ricatla.
No próximo artigo começaremos por ver precisamente uma carta que mostra as posições da estação e do lago.

Comentários