Porto de LM no início - pontes junto aos CF (8/)

Continuando a série sobre as pontes, cais e embarcadouros de Lourenço Marques (LM), actual Maputo no final do século XIX e início do século XX passemos a mais uma das fotos dos Lazarus publicada em 1901 e certamente tirada por essa altura. Faz parte do album "A souvenir of Lourenço Marques" disponibilizado pelo site Africa in The Photobook.

FOTO 1 (com inserção)
Legenda no álbum: Ponte do Caminho de Ferro português (the portuguese railway pier)

Vendo bem, a ponte que se vê nesta foto a uns 150 metros de distância da câmara e com uma estrutura de aspecto equilibrado e resistente aparecia ao fundo da FOTO 1B do artigo 3 da qual a parte relevante foi inserida no canto superior direito da FOTO 1 e onde essa ponte aparece aí muito em segundo plano. Pode comprovar-se ser a mesma ponte a partir do mesmo(s) guindaste(s) na extremidade e com a haste virada para o lado de terra. O desenho dos pilares da ponte e suas partes superiores com dois braços abertos em "V" pode parecer diferente nas duas imagens mas é simplesmente porque nesta FOTO 1 a maré estava mais cheia do que nessa FOTO 1 B e porque o ângulo de observação era diferente nas duas fotos. 
Note-se que na foto inserida no canto superior direito da FOTO 1 estava em primeiro plano a Ponte da Alfândega que ficava na direcção do lado a oeste da Praça 7 de Março, actual 25 de Junho. Pela distância que podemos estimar a partir dessa foto podiamos então assumir que a ponte da FOTO 1 ficaria no litoral para os lados da actual Praça dos Trabalhadores (ver aqui as duas posições nos extremos desta foto da Baixa de Lourenço Marques (LM), actual Maputo no google maps). 
Alfredo Pereira de Lima na monumental obra "História dos Caminhos de Ferro" sobre as etapas iniciais da constituição do porto diz que em 1886 foi feita a "ponte dos comerciantes" (não sei se pelo Estado a seu pedido ou se por iniciativa dessa classe) de modo a descarregar mercadoria especialmente garrafões de álcool. Segundo APL essa ponte acabou por ficar dentro do aterro feito a partir da praia original - que ficava onde está agora a Av. M. de Inhaminga ou perto dela (por aqui) - e sobre o qual foi erigida a estação inicial de caminho de ferro que se mostra aqui. Para se ter ideia do comprimento dessa "ponte dos comerciantes", APL diz que o guindaste na extremidade a sul dela ficou no extremo a sul desse aterro (seria na posição do muro de suporte desse aterro, aqui à direita), como este tinha 40 metros de largura então seria essa a extensão aproximada da ponte. Desconheço foto dessa "ponte dos comerciantes" e de facto, se a data de 1886 dada por APL estiver correcta, ela terá tido vida curta dado que o aterro que a envolveu aparece já nas fotos de Romão Pereira de 1889/90 que vemos nesses artigos e mostram as primeiras instalações dos caminhos de ferro, linhas e edifícios, nessa zona.
Note-se ainda que perto desse local, mas presumo que um pouco para leste = nascente dele, tinha também por essa altura - cerca de 1886 / 87 - sido instalada pelo concessionário Mac Murdo uma ponte para descarga do material para a construção da linha férrea de LM até à fronteira de Ressano Garcia e que vimos aqui nas FOTOS 1 e 2 e que parece diferente da ponte da FOTO 1 (com inserção), a chamada Ponte do Caminhos de Ferro.
De facto APL diz que em 1890 foi dada a autorização para a construção duma nova ponte cais, chamada a "Ponte do Caminho de Ferro", a qual ficava em frente à estação de CF, que era feita em madeira, tinha largura inicial de 6 metros mas foi depois alargada para 10 metros. Pela legenda da FOTO 1 e pela sua posição próxima da estação tudo leva a crer que a ponte da FOTO 1 seja a referida por APL e que terá sido construída em1890 ou pouco depois. Essa ponte terá então sido construída a partir do muro de suporte no limite a sul do aterro feito para a linha e primeira estação de caminho de ferro e mais ou menos na mesma direcção que a ponte dos comerciantes (mas em águas do estuário mais profundas do que essa).
Presumo que seja a mesma ponte da FOTO 1 que surge na FOTO 2 do IICT (que vimos antes neste artigo) como se pode comprovar pela balustrada em losangos, pelos guindastes nas extremidades e pelos carris / vagão sobre o tabuleiro.

FOTO 2
Sem legenda original mas "achismo": Ponte do "caminho de ferro = 
linha férrea portuguesa" no estuário do Espírito Santo na Baixa de LM

Penso que APL escreveu também na "História dos Caminhos de Ferro" que foi construída a pedido dos comerciantes da cidade outra ponte na zona (recordo que a primeira dos comerciantes foi de 1886) como solução de recurso, se bem me lembro, quando cerca de 1900 o governo teve de adiar a construção da ponte-cais definitiva que eles reclamavam. Essa ponte tinha pilares em betão e 130 metros de extensão pelo que me parece seria mais longa do que a que vemos nas FOTOS 1 e 2 mas ...
A foto seguinte do site Memory of the Netherlands mostra uma ponte que veremos estava também nessa zona da estação. Lamentávelmente é pouco nítida pelo que não se consegue ver se tinha os "braços abertos" no topo dos pilares da estrutura como se via na FOTO 1 (e na sua inserção). mas parece ser mais comprida do que essa era, por isso podia ser a que APL disse ter 130 metros e pilares em betão. Esta é uma vista para nordeste do meio do estuário para a Baixa da cidade como se pode entender pela legenda:

FOTO 3 (clique na imagem para aumentar)
Amarelo: marca sobre a primeira estação dos Caminhos de Ferro de 1887
Creme: ponte na mesma posição da do Caminho de Ferro da FOTO 1
 mas que parece mais comprida
Verde claro: barracões da alfândega, o mais distante ficava ao fundo
 da Praça 7 de Março, actual 25 de Junho
Castanhos: suponho que plataforma de pedra do Cais da Alfândega e sua PA
Roxo: hospital civil e militarAzul: igreja paroquialVerde: paiol 

A ponte da FOTO 3, ficando na zona da primeira estação, estaria onde começou a ser construída a primeira ponte-cais acostável a grandes navios. Como na foto não se vê elementos iniciais dessa construção que teve lugar a partir de 1902 (e em parte começou a funcionar em 1903) pode dizer-se que a FOTO 3 será no máximo de 1902 e que muito provávelmente será um pouco anterior.
Voltando à FOTO 1, para o fundo mas estaria fora do campo de visão porque ficaria para a direita estaria desde 1890 o Cais / ponte Holandês. Este estava na direcção de onde agora a Av. 25 de Setembro termina e a estrada que a continua para oeste tem a curva para o lado da barreira.
Série completa aqui sobre o desenvolvimento do porto até ao início do século XX. 

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