Porto de LM, 1a doca: evolução da área entre a PD e o CB (H/)

Continua a série sobre a estrutura antiga a que chamei Primeira Doca (PD) do porto de Lourenço Marques (LM), actual Maputo, e que foi referida em 1907 num artigo de revista como sendo a "doca das lanchas ou lanhões", o equivalente a doca de barcaças. 
Complementando o artigo anterior vamos aqui ver mais do tempo inicial da área entre a PD e o grande edifício da zona costeira a sul da Baixa, o Capitania Building (CB) que aparece destacado nas imagens seguintes e que são de quando ele era muito recente.
Na MONTAGEM 1 temos na imagem principal a quase totalidade do terrapleno dos limites "castanho claro" que foi executado com as obras da PD, faltando-lhe só o canto a SW que teria aparecido mais para a esquerda da objectiva. Na inserção mais pequena colocada no canto inferior direito, vemos a parte mais a sul do mesmo terrapleno mas no sentido oposto, em vista do CB para o estuário e por isso as marcas são comuns mas invertidas. 

MONTAGEM 1
Vermelho e branco: berma a oeste da rua Td'A que ficava na direcção do antigo lado leste da PCA
Vermelho e amarelo: berma a leste da rua Td'A que passava do lado a oeste do CB
Amarelo (só na inserção): primeira secção da nova PP que foi feita para leste do lado leste da PCA
Verdes: segunda secção da nova PP colocada na direcção N-S a partir da "amarela"
Verde claro: limite a norte dessa secção "verdes" da nova PP
Linha castanho claro: parte superior do muro de suporte no limite a leste do novo terrapleno
Circunferência preta: passeio na faixa mais a leste do novo terrapleno
Castanho e branco: limite a sul do passeio no novo terrapleno
Azul claro (triângulo): kiosk Pyramid na esquina entre a berma a oeste 
da rua Td'A "vermelho e branco" e a ligação entre as ruas Araújo e NS da Conceição

Em primeiro plano na imagem principal da MONTAGEM 1 vê-se um estrado que era o tabuleiro da secção "verde" da nova Ponte de Passageiros (PP) construida com a PD e que tinhamos visto por exemplo aqui, Para norte dele = para o lado de lá na foto ficava o passeio que foi criado na faixa mais a leste do novo terrapleno e que se identifica bem pela calçada à portuguesa com desenho estilizado de ondas. Esse passeio e a faixa pavimentada onde estava parado o riquexó e que ficou no seguimento da rua Tavares d'Almeida (do seu segmento inicial que ficava só ao lado da praça e da sua primeira extensão possibilitada pelo aterro feito para o lado a oeste do CB) davam acesso à nova PP para os passageiros que vinham de terra firme e que dela iriam descer para os botes que os levavariam aos navios ancorados no estuário.
Passamos para a MONTAGEM 2 onde na foto da esquerda podemos ver o que existiu antes dos trabalhos e na da direita ver, como se via na MONTAGEM 1, a situação da área depois dos trabalhos.

MONTAGEM 2
Carmesim (na foto da esquerda): lado leste da PCA que ficava 
na direcção da berma a oeste da rua Td'A que não se vê aqui
Amarelo (foto da direita): indica a posição mais para sul da primeira secção da nova PP
Verde claro (foto da direita): indica a posição mais para sul do topo a norte 
da segunda secção da nova PP "verdes"
Vermelho e amarelo: berma a leste da rua Td'A que passava a oeste do CB
Púrpura: Fortaleza vista de SW para NE
Castanho e branco e circunferência preta (foto da direita): limite a sul e o resto do passeio
 com calçada à portuguesa criado na faixa mais a leste do novo terrapleno
Linha castanho claro: topo do muro de suporte do novo terrapleno feito para leste da PCA
(na foto da esquerda marquei a posição onde ele veio a ficar depois dos trabalhos)
Seta castanho claro: parte da largura na direcção E - O do novo terrapleno
Laranja: aterro específico para a construção do Capitania Building  (CB)
com o qual o novo terrapleno da PD se veio a interligar
Azul simples: a parte do muro de suporte do aterro "laranja" do CB
 que continuou face ao estuário depois do trabalhos da PD que aqui seguimos

No que respeita ao que ficava a sul do CB, terrapleno no primeiro quarto da fachada a oeste e estuário daí para leste, essa situação da MONTAGEM 1 e da foto da direita da MONTAGEM 2 manteve-se por uma dezena de anos até se continuou o aterro do estuário para leste = para a direita da linha "castanho claro". Tal constituiu a frente mais a oeste do aterro da enseada da Maxaquene realizado de cerca de 1915 a 1920 e o seu resultado nessa área para E-SE do CB e da Fortaleza pode ser visto nesta foto (num artigo sobre a doca seca que foi criada um pouco mais para leste). 
A seta "branca" e a linha "carmesim" no canto inferior esquerdo da foto da direita da MONTAGEM 2 indicam que o muro de suporte do lado mais a leste da PCA tinha ficado para a esquerda dessa posição, tendo esse muro ficado soterrado quando o novo terrapleno foi executado dele para leste.
Na montagem seguinte, coloco: 
- à esquerda, o já conhecido Plano Hidrográfico (PH) do porto de LM de 1904/06 que representa a situação depois dos trabalhos da PD e do novo terrapleno (a mesma planta que vimos no artigo G)
- ao centro, um pormenor dessa situação para a área entre o CB e o terrapleno ("quadrado cinzento"); 
- à direita, repito a foto da direita da MONTAGEM 2.

MONTAGEM 3 (PH com detalhe junto à esquina a SW do CB) 
Rectângulo castanho claro: novo terrapleno, ocupado a oeste pela nova rua 
prolongando a rua Td'A e pelo passeio calcetado a leste
Carmesim: onde tinha estado o muro de suporte a leste da PCA face ao estuário
Verdes claro/normal (em cima nos PH): canto a SE da praça 7 de março, actual 25 de junho
Vermelho: primeira extensão da rua Tavares de Almeida (Td'A) inicial 
possibilitada pelo aterro feito para o lado a oeste do CB
Vermelho e branco: berma a oeste da rua Td'A, do lado da parte central da praça
Vermelho e amarelo: berma a leste da rua Td'A, do lado do CB
Cinzentos claro: passeios laterais às duas bermas da rua Td'A
Laranja: aterro específico para a construção do Capitania Building  (CB)
ao qual se veio a interligar o lado a norte do novo terrapleno
Azul simples:  a parte do muro de suporte do aterro "laranja" do CB
 que continuou face ao estuário depois do trabalhos da PD que aqui seguimos
Castanho escuro:  Capitania Buildings
Verde escuro (à esquerda): praceta de António Enes, actual local do Museu das Pescas

Noto que assumo que o limite exterior da marca "castanho escuro" no PH corresponde às paredes do CB ao nível do rés do chão embora como se vê bem nas fotos o edifício tivesse varandas nos andares que encobriam parte do passeio "cinzento claro". 
Quanto a estimativas de números, a largura total do novo terrapleno medida nas cartas seria de cerca de 30 metros. Estimando que destes 30 metros uns 5 metros teriam sido usados para o passeio calcetado "ondulado", então a largura da rua também criada com o terrapleno e prolongando a Td'A mais para sul seria duns 25 metros. Estimando também que a parte "verde claro" ou seja a largura do estrado da nova PP (ver na FOTO 1 ou melhor aqui) seria de 10 metros, então a secção "amarela da PD" teria aprox. 30 - 10 = 20 metros de extensão na direcção O-E, e daí a estimativa de que a PD no interior seria uns 20 metros mais larga do que o espaço que tinha existido entre os limites interiores da PA e da PP inicial.
No próximo artigo veremos mais sobre o que se passou a sul do CB, perscutando-se até as "entranhas" do limite a sul do novo terrapleno e a secção "verde" da nova PP.
Ver série completa no HoM sobre a primeira doca.

NB: Para além de podermos ter em conta a evolução do terrapleno e das outras construções já conhecidas na área (que foram a Plataforma do CA (PCA), a rua Tavares d'Almeida (Td'A) e a nova Ponte de Passageiros (PP) da Primeira Doca (PD)) poderemos também calendarizar as suas imagens olhando para o desenvolvimento das árvores plantadas em fiada junto ao limite a oeste do novo passeio calcetado no terrapleno. Assim podemos dizer que a foto da direita da MONTAGEM 2 é anterior às duas fotos da MONTAGEM 1, sendo nesta a foto na inserção a mais antiga (quer dizer a de data intermédia nessas três fotos).

Comentários