Prossigo a série sobre o que chamo aqui foi a Primeira Doca (PD) do porto de Lourenço Marques (LM), actual Maputo e que foi referida num artigo de imprensa em 1907 como sendo a "doca dos lanchões ou lanchas" o que é equivalente a barcaças.
No artigo anterior tinhamos visto uma foto da Torre do Tombo, que repito aqui na MONTAGEM 1 onde a identifico como FOTO 1, mostrando que na zona portuária inicial a sul da praça 7 de março, actual 25 de junho (aqui "praça") estava, por volta de 1904/05 ou pouco depois, em construção uma nova Ponte de Passageiros (PP) em "U" - ver NB 1 em baixo. E nessa foto, para cá dessa nova PP e para a esquerda = leste do que tinha sido até então o lado a leste da Plataforma do Cais da Alfândega (PCA) nota-se o depósito de alguma terra e/ ou pedra pelo que previsívelmente se iniciava aí um novo aterro sobre o estuário, mas a partir dessa imagem não se podia saber até onde esse aterro iria para norte (para o lado de cá) e para leste (para a esquerda). A impressão deixada pela imagem era então de que conjuntamente com os trabalhos para se criar a Primeira Doca (PD) seria também feito um terrapleno entre a nova ponte em "U" e o Capitania Buildings (CB), o imponente edifício que na altura era muito recente e donde essa FOTO 1 foi tirada.
Para além da FOTO 1 que coloco na metade superior da MONTAGEM 1, na inferior coloco como FOTO 2 uma proveniente da publicação O Ocidente de Agosto de 1907 que é disponibilizada pela Hemeroteca Digital de Lisboa (e que já tinha sido mostrada no artigo sobre o Eng. Carlos Albers e a ponte-cais Gorjão). Acompanhava aí um artigo sobre a viagem do Príncipe Real D. Luis Filipe a Moçambique em meados desse ano, a sua legenda é "Vista Geral das Obras do Porto" e presumo que mostre os melhoramentos do porto que o texto refere tinham sido concluidos até ao primeiro semestre de 1906.
Com a FOTO 2, que como a FOTO 1 foi da fachada a sul do CB e de pontos muito próximos, podemos ver como terminaram os trabalhos em curso na FOTO 1. Estas duas fotos mostram então a evolução de elementos principais na zona portuária a sul da praça ocorrida entre data incerta de 1904 em diante e provávelmente meados de 1906 (mas no máximo agosto de 1907) e por isso que a realização do terrapleno ("castanho claro" na FOTO 2) foi uma parte importante dos trabalhos por aí em curso na FOTO 1.
MONTAGEM 1 (FOTO 1 e FOTO 2, ambas com a PD para o fundo = sul)
Carmesim: muro de suporte do lado a leste da PCA
que na FOTO 1 estava ainda parcialmente visível
Castanho claro: zona que foi aterrada na sequência dos trabalhos da FOTO 1
e onde antes tinha sido a parte do estuário a leste da PCA "carmesim"
Amarelo, verdes e púrpura: nova PP em "U" que fez parte da PD
Azul escuro: muro com vedação metálica por cima na direcção E-O
e levantado onde tinha estado uma fiada de pedras na FOTO 1
Azul escuro-carmesim: muro perpendicular ao anterior, este na direcção N-S
e levantado por onde tinha estado o lado a leste da PCA "carmesim"
Azul médio: guarita na extremidade a SW na PP em "U", no fecho da PD
Castanho escuro (vertical): não se vê bem mas aponta em baixo para tábuas colocadas nas estacas da nova PP em "U" e que serviam para proteger o interior da PD
Laranja: armazém mais próximo da PD
Branco: posição da PP inicial, anterior à nova PP da PD
As posições das PP "verdes" (a nova) e "branco" (a original) mostram que a PD ficou mais larga que o espaço de estuário entre a Ponte da Alfândega (PA) e a PP iniciais, aumentando-o de digamos uns 20 metros no interior da doca. Tal facto não é evidente em todas as cartas / plantas do tempo dessas obras, fosse porque os autores não tiveram em consideração esse detalhe ou fosse pela grande escala que usaram. No entanto é agora evidente a progressão para leste da posição do lado mais a leste das instalações portuárias. Por exemplo, em relação a terra, esse lado inicialmente, com a PP inicial e o lado a leste da PCA, estava alinhado com a rua Tavares de Almeida (Td'A, marcada a "vermelho" na MONTAGEM 2 seguinte) e uma vez a nova PP e a PD construídas esse lado mais a leste passou a apontar a um ponto na fachada virada a sul do CB, uns 30 metros mais para leste do que a direcçâo anterior - ver NB 2.
No artigo anterior mostramos plantas "corrigidas" com a evolução completa da zona entre o tempo da PCA e o da conclusão da PD e nas plantas que mostro em baixo foco no novo terrapleno "castanho claro" que foi realizado para leste do muro de suporte a leste da PCA, em linha com o que descrevemos atrás. Temos então na MONTAGEM 2 duas versões do Plano Hidrográfico (PH) do porto de LM de 1904/06, à esquerda a original retro-adaptada à situação da PCA e PP inicial e à direita a original mostrando já a Primeira Doca, ambas com marcas:
MONTAGEM 2 (duas versões do PH, retro-adaptação HoM e original posterior)
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Castanho claro: novo terrapleno quase rectangular criado com a construção da PD
e com largura de cerca de 30 metros
Roxo (tracejado): lado a sul da PCA e que veio a ser o muro-cais a norte da PD
Branco e preto: PP inicial em forma de "L" e que desapareceu com a alteração para a PP
Amarelo, verde e púrpura: secções a N, L e S da nova PP da PD
Carmesim: tinha sido o muro de suporte da PCA a leste, face ao estuário,
e foi usado como muro de suporte a oeste do novo terrapleno "castanho claro"
Verdes claro / normal (canto superior esquerdo): parte mais a sul da praça
Vermelho: rua Td'A com faixa única e que passava a leste da praça
e com a qual o "carmesim" se tinha alinhado
Castanho escuro: Capitania Buildings (CB), construído a partir de c.1904
Verde escuro: praceta de António Enes, terá sido delineada ao tempo da criação da PD
Como aparece marcado no Plano Hidrográfico (PH) original à direita o novo terrapleno "castanho claro" acabou por ir:
- na direcção S-N: da nova PP (que constituiu o seu limite a sul) até junto ao CB a norte;
- na direcção E-O: da linha "carmesim", que tinha sido a do muro de suporte do lado a leste da PCA até à direcção do ponto mais a leste = esquerda da nova PP e onde ficou o seu limite a leste - ver NB 3 com mais detalhe.
Para se fazer melhor ideia onde se implantaram as novas construções coloquei nesta foto do artigo 34 tirada do estuário em frente ao CB e de antes dos trabalhos aproximadamente onde ficaram os limites mais a leste "castanho claro" do terrapleno e "verde" da nova PP.
Note-se ainda que se vê nas fotos da MONTAGEM 1 e mais ou menos a meio da secção "verdes" da nova "PP" uma escadaria, que se salientava daí para o interior da PD, e que ligava o seu tabuleiro à água e por onde passavam os passageiros e tripulantes. Havia outra escadaria na nova PP para o mesmo efeito mais junto à abertura para o estuário e quase ao lado da guarita - viam-se essas duas escadarias nesta foto.
Quanto ao que resultou dos trabalhos e que ao tempo da FOTO 1 estava já pelo menos em estado de construção adiantado, destaco a estrutura da nova ponte em "U" "amarelo, verdes e púrpura" (só lhe faltavam acabamentos na FOTO 1) e a ponte-cais Gorjão da qual marquei à direita nas FOTOS 1 e 2 da MONTAGEM 1 a sua esquina a SE a "preto". A largura do que viria a ser a primeira doca "azul claro" na direcção E-O e o seu comprimento na direcção N-S perpendicular também estavam já definidas na FOTO 1 e também permaneceu na mesma da FOTO 1 para a FOTO 2 o armazém "laranja" que era o mais próximo da PD dos que tinham sido construídos ao lado da nova ponte-cais.
Neste artigo junto outra foto às duas da MONTAGEM 1 o que completa a perspectiva desse local e como as obras se desenrolaram.
No próximo artigo vamos ver mais do tempo inicial da zona entre a PD e o Capitania Building(s).
NB 1: A partir da FOTO 1 podemos estimar que as estacas da nova ponte em "U" do seu lado mais a norte teriam uns 5 metros de altura acima da água pelo que seria aproximadamente essa a altura do aterro feito na sua proximidade.
Para o projecto da PD e da nova PP teria havido dois factores combinados a considerar:
a. o terrapleno e o tabuleiro da nova PP (e da inicial também) teriam obrigatóriamente de ficar a cota aproximada da cota da terra firme mais próxima;
b. a parte da PP onde acostariam os escaleres / botes com os passageiros e o muro-cais da PD junto ao qual encostavam as barcaças teriam de ter profundidade de água suficientes para essas utilizações e era esse factor que determinava a que distância essas construções teriam de ficar de terra firme.
NB 2: Noutro artigo veremos com mais pormenor o que se passou com essa rua Td'A e a sua relação com as obras no porto por esses tempos.
NB 3: Com mais detalhe os limites do novo terrapleno "castanho claro" foram os seguintes:
- a sul: a parte "amarela" e o topo a norte da parte "verde" (verde claro) da nova PP.
- a norte: o muro de suporte a sul da faixa com cerca de 5 m de largura que tinha sido aterrada sobre o estuário para S - SW da Fortaleza para possibilitar a construção do CB;
- a oeste: o limite do terrapleno mais a SW foi a linha onde tinha estado o muro de suporte da PCA ("carmesim" na FOTO 1) e que do lado de terra tinha continuidade na berma a oeste da rua Td'A (teria sido assim se fosse aplicado ao google maps actual). Esse muro que inicialmente suportava a PCA a leste depois dos trabalhos passou a suportar o novo terrapleno a oeste e ficou soterrado entre esses dois aterros paralelos.
O novo terrapleno de meio do seu comprimento para norte serviu em comum para o cruzamento na extremidade a leste da nova avenida - que se via na parte inferior direita das duas fotos - com a rua Td'A que assim se prolongou da praça para sul - ver mais na MONTAGEM 2 do artigo seguinte e no artigo J;
- a leste: um muro de suporte que ficou alinhado com a parte mais a leste da nova PP, secção a "verde" e a uns estimados 30 metros para leste da linha "carmesim". Na versão oficial do PH, a planta mais recente = a da direita da MONTAGEM 2, essa linha parecia apontar quase ao centro do lado sul do CB mas na realidade ficou um pouco mais para a esquerda = oeste, apontando digamos para o seu primeiro quarto (à esquerda), o que revela a pouca precisão da planta. O fotógrafo da FOTO 2 da MONTAGEM 1 teria então estado nesse primeiro quarto mais a oeste do CB, dado que a parte mais a leste do terrapleno estava para a sua esquerda (e o da FOTO 1 esteve em posição similar só que nessa altura o novo terrapleno "castanho claro" ainda não estava executado).
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