Porto de LM, 1a doca: entre a primeira doca e o CB, perfil a sul (I/)

Continua a série sobre a infraestrutura antiga a que chamei Primeira Doca (PD) do porto de Lourenço Marques (LM), actual Maputo, e que foi referida em 1907 num artigo de revista como sendo a "doca das lanchas ou lanhões", o equivalente a doca de barcaças. 
Como fomos vendo em artigos anteriores a praia inicial do estuário chegava ao lado sul da Fortaleza (ver aqui a água, a praia e a construção de leste para oeste na FOTO 4) e por isso, desse paralelo para sul, tudo que parece agora "terra firme" na Baixa da cidade é de facto construção humana. Falaremos aqui específicamente do aterro que foi feito para sul do Capitania Building (CB) - o grande edifício de base quadrada com cerca de 40 metros de lado e que ficava próximo, a SW da Fortaleza. Como se viu no artigo anterior esse aterro / terrapleno fez parte dos trabalhos da criação da PD, o que se ficará a compreender melhor observando e relacionando mais algumas fotos. 

FOTO 1
Legenda original: "Capitania Building visto da baía, Lourenço Marques"

Esta foto, embora não o mencione específicamente mostra, do lado do estuário (e não da baía que ficava mais para leste) para o de terra, em primeiro plano a Primeira Doca (PD) e depois o novo terrapleno a sul do CB, permitindo ainda perceber melhor as "entranhas" dessas construções feitas sobre o que até aí tinha sido a margem norte do estuário do Espírito Santo.  
Relaciono então na montagem seguinte a FOTO 1 com duas outras já conhecidas e mostrando a nova Ponte de Passageiros (PP) em forma de "U" e a PD, na foto do meio com as obras já concluídas e na de baixo com elas em curso (note-se que as legendas não se aplicam a todas as fotos da montagem).

MONTAGEM 1
Roxo tracejado: muro-cais que tinha sido o lado a sul da Plataforma do CA (PCA)
Carmesim: muro de suporte que tinha sido o lado a leste da Plataforma do CA (PCA)
Azul escuro - carmesim: muro levantado junto aonde tinha sido o limite a leste da PCA
Amarelo: primeira secção da nova PP feita a partir do canto a SE da PCA
Verdes: segunda secção da nova PP feita na direcção N-S a partir da "amarela"
Verde escuro: limite a oeste dessa secção "verdes"
Verde claro: limite a norte dessa secção "verdes"
Branco: sobre o ponto onde os limites a norte e a leste do interior da PD 
se encontravam formando um ângulo recto
Castanho claro: limites (reais e futuros) do novo terrapleno criado entre o CB e a nova PP
Cinzentos: espaço por baixo da plataforma sob o limite a sul do terrapleno
Rosa: limite a leste da PD, formado por tábuas colocadas nas estacas 
sob a parte "verde escura" como se via aqui à esquerda
Verde escuro: lado a oeste da secção "verdes" da nova PP feita para a PD
Castanho escuro: face virada a sul do Capitania Building
Rectângulo azul: guarita na ponta a oeste da secção "carmesim" da nova PP

Primeiro noto que a FOTO 1 é a única destas que mostra a partir do interior da PD o seu canto a NE, na sua margem direita vê-mo-lo formado entre a direcção E-O do muro-cais a norte da PD e a parte a oeste da nova PP na direcção N-S (nota-se melhor o ângulo pela grade de protecção do tabuleiro onde se forma esse ângulo). O "verde escuro" da FOTO 1 corresponde então ao estrado em madeira que viamos nesta foto, tirada por isso em cima do tabuleiro dessa secção "verdes" da nova PP. Não temos outra foto que mostre esse canto da PD a partir do seu interior, as que temos dessa secção "verdes" que ficava na direcção N-S mostram-na mais para sul, caso das duas primeiras do artigo B.
Falemos agora principalmente do terrapleno "castanho claro" que foi construido da base do CB até ao lado mais a norte da nova PP e do que marquei a "cinzento" na foto de cima da MONTAGEM 1 (FOTO 1), o espaço que ficava abaixo do tabuleiro e entre as colunas da secção "amarelo" da nova PP. Presumo que entre as colunas mais a norte dessa secção tenha sido construído um muro, por um lado para suster o aterro e por outro para evitar que ele fosse danificado pelas águas da PD. Mas tanto a FOTO 1 como a "FOTO das obras" não deixam ver exactamente onde estaria esse muro mas seria algo na parte escura abaixo do tabuleiro (mas pode dizer-se que na "FOTO das obras" ele ainda não existia na secção "amarela"). Na FOTO 1 do artigo J veremos um caso semelhante mas do lado a oeste da PD, em que haveria também uma estrutura de colunas e tabuleiro presumo que inicialmente em madeira junto à água e junto um muro que ficava no limite do aterro que tinha sido feito do interior do recinto portuário até aí.
Actualmente esse terrapleno "castanho claro" está por aqui (google maps) numa faixa de 30 metros em torno da construção com cobertura mais clara a quatro águas e entre a actual rua Ngungunhane e a parte mais a norte da actual rua Tavares de Almeida a norte da Doca da Capitania. Dessa construção para a direita = leste as construções que se vê no google maps (são todas recentes com excepção do antigo Anjo Voador - Flying Angel) estão sobre um aterro posterior = mais para leste ao que seguimos aqui das obras da PD, aí foi a ponta a oeste do aterro da enseada da Maxaquene que se viu nesta foto dita de 1922 e dum artigo sobre a doca seca. 
Na FOTO 1 o que se via da área a sul do CB parecia pavimentado o que resultava das obras para a PD. Como já dissemos antes, na faixa da esquerda = oeste do terrapleno estava o prolongamento da rua Tavares de Almeida para sul e na da direita = leste estava o passeio - com a fila de árvores à frente e os bancos atrás junto ao muro - que vimos por ex. nesta foto do artigo anterior. Essa área foi depois muito alterada mas para termos ideia em tempos mais recentes onde terminava a sul o terrapleno, podemos por ex. ver aqui a fiada de árvores que até aos anos 70 havia a sul do CB e que óbviamente não poderia ter crescido sobre a nova PP (ou seja a posição dessas árvores na "FOTO pub. em 08/1907" teria de ser para norte = para o lado de cá das partes "amarelo" e "verde" da estrutura presumo que em madeira).
Com a FOTO 1 podemos também confirmar que o novo muro "azul escuro - carmesim" que se vê bem na "FOTO pub. em 08/1907" foi erguido muito próximo do limite a leste da PCA "carmesim". A FOTO 1 também confirma o que tinha já dito antes, que a PD ficou mais larga na direcção E-O do que tinha sido a largura entre a Ponte da Alfândega e a PP inicial. O muro-cais "útil" da PD continuou a ser o que existia do tempo da PCA "roxo tracejado" mas para leste deste, no interior da nova PD surgiu a faixa adicional de água correspondente às colunas "amarelas", que mesmo não tendo cais servia para fundear embarcações.
Note-se que a FOTO 1 foi tirada da ponta a oeste da parte "carmesim" da nova PP em "U", próximo de onde esteve a guarita "rectângulo azul" da MONTAGEM 1.
No próximo artigo veremos o interior da primeira doca (PD), desde a sua esquina e entrada a SW até ao canto a NE, o que vimos na FOTO 1 deste artigo.
Ver série completa no HoM sobre a primeira doca.

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