Porto de LM, 1a doca: da entrada do lado oeste ao canto da nova PP (J)

Continuamos com o tema da Primeira Doca (PD) do porto de Lourenço Marques (LM), actual Maputo e procurando-a em fotos antigas e com estas veremos o interior da PD do seu lado a oeste onde se interligava com a ponte-cais Gorjão ao canto mais a NE donde se projectava a nova Ponte de Passageiros (PP). 
A esquina a SW da PD, onde esta se interligava com a ponte-cais Gorjão e onde era o limite a oeste da sua abertura para o estuário aparece ao centro da FOTO 1 seguinte. Por isso para a esquerda do centro do FOTO 1 vê-se navios atracados na ponte-cais Gorjão, construída a partir de 1902, e à direita vê-se o limite a poente = oeste da PD e que ficava na direcção Norte - Sul. 

FOTO 1 (completa e pormenor)
Preto: extremidade a leste da ponte-cais Gorjão
Azul escuro: entrada na PD (ligação entre o estuário à esquerda = sul e o seu interior)
Roxo (contínuo)estrutura no limite a poente = oeste da PD
Cinzento: não se consegue distinguir o que estaria para o interior dessa estrutura
Roxo (tracejado, início muito à direita): limite a norte da PD, 
formando com o "roxo" o seu canto a NW
Laranja normal: estrutura da cobertura para armazém que ficou mais próximo da PD
Laranja claro: armazém existente mais para poente da PD
Castanho escuro: Hotel Carlton na Rua Araújo, actual Bagamoyo
Azul médio: armazém longo com respiros que vimos por ex aqui à direita

Na FOTO 1 vê-se em construção o armazém "laranja normal" que veio a ser o mais próximo da PD e da ponte-cais e que tinhamos visto por ex. nesta fotoInteressante notar que como a ponte-cais Gorjão foi construída do lado de lá da FOTO 1 = poente = oeste para o lado de cá (o que fica a sul da praça 7 de março, actual 25 de junho e ao lado da Baixa da cidade antiga), o aterro que passou a ligá-la à terra firme foi construído também nesse sentido. Por isso é normal que o armazém "laranja claro" tenha sido construído primeiro que o "laranja normal".
Na FOTO 1 pode ver-se também que o limite a poente = oeste da PD, "roxo (contínuo)" para a direita da esquina da ponte-cais era uma estrutura com um tabuleiro superior assente em estacas (que seriam de madeira), a mesma que se via nas FOTOS 1 e 3 deste artigo constituindo o limite a oeste da PD. 
Como realcei com as marcas "cinzentas", não se consegue distinguir o que existiria para o interior dessa estrutura mas provávelmente haveria um muro de suporte para o aterro feito de oeste até esse meridiano, muro esse do mesmo tipo do que foi levantado na estrutura da nova PP a sul do novo terrapleno da PD e que estaria algures nas marcas "cinzentas" da foto de cima da montagem do artigo I.
Em relação à FOTO 1 e para abranger mais dos limites interiores da PD, vamos agora rodar um pouco para a direita e aproximarmo-nos do seu canto a NW, o que aparecia quase no limite à direita da FOTO 1, e do limite a norte da PD que seguia daí para leste e paralelo à costa de estuário inicial (foto já conhecida do artigo C):

FOTO 2
Roxo (contínuo)limite interior a poente = oeste da PD, estrutura em estacas
Roxo (tracejado, à direita da esquina): limite interior a norte da PD, 
muro-cais formando com o "roxo" o seu canto a NW
Laranja normal: armazém mais próximo da PD
Azul médio: armazém longo com respiros
Castanho escuro: Hotel Carlton na Rua Araújo, actual Bagamoyo
Outras cores: não relevante para este caso

Podemos dizer que a FOTO 2 é posterior à FOTO 1 dado que o armazém "laranja" estava já completamente construído e porque tinha sido construído o armazém "azul médio". 
Na FOTO 3 seguinte vemos mais do muro-cais "Roxo (tracejado)" para a direita = leste do canto a NW da PD. Como em primeiro plano, no seu canto inferior esquerdo, aparece um pouco da parte "roxa" da PD, esse canto não teria estado muito para a esquerda da objectiva o que significa que o que está à vista do muro-cais nesta e na FOTO 2 seria em grande parte comum. 

FOTO 3
Vista para nordeste do muro-cais a norte da PD com a barcaça número 379 acostada

Ao centro da FOTO 3 o edifício pintado de branco é o do relógio do porto cuja frente estava virada para o Capitania Buildings (nordeste) e se pode ainda encontrar aqui ao centro da imagem. Se como temos avaliado a largura interior da PD na direcção E-O seria duns 85 metros, então no limite à direita da FOTO 3 estaria a parte central do seu muro-cais a norte. 
À esquerda da MONTAGEM 2 seguinte coloco uma foto que já vimos aqui e em que aparece destacado o muro-cais a norte da PD (nesse artigo ela relacionava-se com o desmantelamento do segundo coberto /armazém da Alfândega que esteve do lado sul da praça 7 de março e a SW do CB). Ela, tal como a FOTO 3 de cima, foi também tirada da parte "roxa contínua" das FOTOS 1 e 2 que aparece nos cantos inferiores esquerdos das duas que por isso mostram o muro-cais de perto do canto a NW da PD até ao seu centro .
Ao centro da MONTAGEM 2 repito a FOTO 2 e à direita coloco a foto que vimos no artigo I e que como dissemos mostrava o lado mais a leste do interior da PD e que ia até a seu canto a NE aí formado entre dois segmentos da nova PP. Assim a MONTAGEM 2 dá uma vista abrangente do lado norte da PD, de oeste = esquerda para leste = direita, embora não consiga sobrepor os limites destas três fotos (ver NB 2 quanto à sua calendarização)

MONTAGEM 2 (clique para aumentar)
Roxo (contínuo): estrutura no limite a poente = oeste da PD
Roxo tracejado: partes do muro-cais da PD
 e que tinha sido o muro de suporte a da Plataforma do CA (PCA)
Amarelo: segmento da nova PP que prolongou a PD para leste do muro-cais pré-existente
Verde escuro: segmento da nova PP na direcção N-S 
Azul claro: largura interior da PD na direcção E-O

Note-se que o segmento "verde escuro" da nova PP que se vê só na foto da direita veio a limitar a leste a PD e ficava na perpendicular à linha E-O do "roxo tracejado" e do "amarelo".
No próximo artigo veremos melhor como foram feitas as construções relacionadas com a PD para o lado de terra (ou seja entre a PP e a praça 7 de março, actual 25 de junho para norte) e para o lado do CB para NE e do novo terrapleno para leste e na sequência imediata do que se via na "FOTO das obras" da MONTAGEM 1.
No próximo artigo voltaremos a falar deste local no estado que se via nestas fotos e das obras que lhe deram origem.

NB 1: Como dissemos no artigo D é possível que o revestimento do muro-cais tenha sido alterado ao longo do tempo e por isso ele não parecer igual em todas as fotos que vamos aqui vendo, nomeadamente em relação a uns reforços verticais salientes. Mas por exemplo nestas FOTOS 2 e 3 nâo parece haver diferenças. 
NB 2: Apesar das três fotos da MONTAGEM 2 serem posteriores à construção do CB, pode dizer-se que a foto da esquerda é a mais antiga das três pois é a única sem mostrar os candeeiros de iluminação pública junto ao cais.

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