Fotos de Lourenço Marques em 1928/29 no Liceu de Aveiro - da Baixa (1/2)

Foto colorida, ver detalhes sobre o original em baixo (colorida aqui)
Apresentarei em dois artigos quatro fotos que devem ser de 1928/29 e que segundo se pode ler aqui estavam incluídas num dos álbuns guardados no Liceu de Aveiro, actual Agrupamento de Escolas José Estêvão onde serviram para projecções nas aulas de Geografia. Os pormenores da origem dos álbuns são explicados por Henrique J.C. de Oliveira tendo curiosamente na sua feitura participado o seu pai Henrique de Oliveira.
Embora não mostrem aspectos totalmente novos de Lourenço Marques (LM), actual Maputo e que conhecemos bem nessa altura a partir dos álbuns de Santos Rufino e de dois filmes da Cinemateca Portuguesa de 1929 (o de um cortejo em Outubro e o de uma volta pela cidade sem data mais precisa mas nesse ano), estas fotos têm boa qualidade e principalmente a que aqui será a FOTO 2 dá uma perspectiva inédita dum local fulcral da cidade. 
A mostrada em cima é versão colorida da original que se segue:

FOTO 1

Foto para sul - sudeste tirada no passeio sob a cobertura do Clube Inglês
A FOTO 1 foi então tirada a norte da Praça 7 de Março, onde aparece no seu canto a nordeste o kiosk Chalet já na sua segunda versão. A rua que se vê limitando o topo norte da Praça 7 de Março, actual 25 de Junho fazia a ligação entre a Rua Consiglieri Pedroso (CP) a oeste = para a direita e a antiga Rua Joaquim Lapa a leste = para a esquerda. 
A FOTO 2 seguinte foi tirada precisamente da Rua Lapa e a olhar-se para o local em primeiro plano na FOTO 1, que se volta assim a ver mas noutra direcção e sentido e de mais longe.

FOTO 2
Vista da varanda do primeiro Teatro Gil Vicente para oeste
Podemos reparar melhor nos pormenores da fachada do teatro juntando a foto de AVCULTUR à de Santos Rufino (SR) que será da mesma altura e que mostrei neste artigo, o qual tem também uma foto semelhante à FOTO 1 deste.

MONTAGEM da FOTO 2 com uma de SR c. de 1929
Seta preta: na varanda donde a FOTO 2 foi tirada 
com a direcção e sentido dessa tomada de vista
Amarelo: placa que devia estar escrita mas não se consegue ver com o quê
Resto das cores: mais equivalências (esperadas) entre as duas fotos
Na FOTO 2 vê-se então o fim a oeste da Rua Lapa e depois o topo norte da Praça 7 de Março, actual 25 de Junho. Comparando-se com a FOTO 1 note-se que aparece na FOTO 2 a parte superior do kiosk = quiosque Chalet ao alto / à esquerda e à direita o prédio comprido e de dois pisos do Clube Inglês. Como foi indicado em cima foi à sua frente que a FOTO 1 foi tirada vendo-se uma das colunas que sustentavam a sua varanda alpendrada e que nessa altura estava já fechada. Mais para o fundo da FOTO 2 via-se depois desse grande prédio o lado mais a oeste da Praça e Rua CP seguindo para o lado da praça Mac Mahon, actual dos Trabalhadores - ver aqui essa intersecção dez anos depois. Podemos ver mais alguns pormenores desse lado da rua que temos analisado frequentemente nesta adaptação da FOTO 2 pois apesar da pouca resolução não há mais imagens com essa perspectiva tão completa:


FOTO 2 ampliada horizontalmente
Laranja: Clube Inglês. Na esquina à sua direita = leste estaria o Robinson's 
mas deste ângulo estava tapado pela ramagem da árvore
Verdes: coberturas sobre o passeio da Tipografia do Jornal O Futuro
e do Restaurante e talvez de mais algum estabelecimento
Azul médio: BNU de 1891 recuado do passeio
Azul escuro: platibanda do BNU de 1914 colocado entre o de 1891 e o passeio
Castanho escuro: fachada a leste do prédio do Veiga Chemist
Seta castanha clara: Casa Fabião ainda com a varanda aberta
como se via aqui na segunda foto
Ver aqui mais fotos como estas de Lourenço Marques, actual Maputo em 1928/29 e guardadas no Liceu de Aveiro.

Nota: As FOTOS 1 e 2 terão certamente sido feitas quase simultâneamente atendendo à proximidade geográfica, ao largo número, traje e atitude dos transeuntes e à direcção das sombras projectadas na rua. Logo à partida a probabilidade seria reduzida, mas tentei ver se elas não estariam relacionadas com o já referido cortejo em Outubro de 1929 comemorando o fim da concessão das actuais provincias de Nampula e do Niassa à Companhia do Niassa. Tinha partido da estação de caminho de ferro e vindo pela Rua CP donde virou para a Rua da Fonte (que na FOTO 2 estava também tapada pela árvore à direita) para subir para uma primeira cerimónia na Av. 5 de Outubro, actual Josina.  Na FOTO 2 vê-se pessoas na Rua Lapa - por onde esse cortejo não passou - mas talvez estivessem a deslocar-se para a esquina da Rua da Fonte onde havia maior concentração - por onde esse cortejo voltou a passar mas seguindo a direito para o lado do porto no regresso da primeira cerimónia e com destino à realizada no lado sul da Praça 7 de Março. Mas na FOTO 1 também se vê pessoas paradas na Rua CP e a olhar para a direita o que corresponderia à primeira passagem desse cortejo por esse local. Olhando para as sombras das duas fotos elas correspondem ao fim da tarde e não parecem mostrar grande diferença de hora entre uma e outra e não sei a que horas foi o início do cortejo mas presumo que não tenha sido tão tarde e para mais foi em tempo de chuva e não de sol. Acho então que para se saber que acontecimento teria motivado a presença de tantas pessoas nestas FOTOS 1 e 2 se teria de ler com atenção os jornais Notícias dos anos de 1928 e 1929 ... 

Comentários