Depois das fotos das redondezas da Praça 7 de Março, actual 25 de Junho, apresento aqui mais duas que segundo se pode ler aqui estavam incluídas num dos álbuns guardados no antigo Liceu de Aveiro onde serviram para projecções nas aulas de Geografia. Os pormenores da origem dos álbuns são explicados por Henrique J.C. de Oliveira tendo curiosamente na sua feitura participado o seu pai Henrique de Oliveira.
Estas são fotos do porto de LM em 1928/29 mostrando as bem conhecidas carvoeiras. Acrescento às fotos originais duas colorizações automáticas mas mínimamente realistas neste caso do site algorithmia.
Primeiro o par de carvoeiras mais recente e de concepção local de origem luso-húngara:Estas são fotos do porto de LM em 1928/29 mostrando as bem conhecidas carvoeiras. Acrescento às fotos originais duas colorizações automáticas mas mínimamente realistas neste caso do site algorithmia.
FOTO 1
Foto para leste = nascente na ponte-cais Gorjão com o estuário à direita = sul |
A foto de cima mostra então em 1928/29 as carvoeiras Provay e em frente delas o guindaste das 60 tons que estava a ser usado par direccionar as pontas dos seus baldes Por fim uma foto da primeira carvoeira instalada no porto de LM:
FOTO 2
Carvoeira Mac Miller no limite da ponte-cais Gorjão |
Apesar de ter sido a primeira a ser instalada a carvoeira Mac Miller da FOTO 2 ficava mais afastada da Baixa da cidade = para oeste = montante do estuário do que as Provay da FOTO 1. Essas posições relativas podem ser constatadas pois aparecem as Provay ao fundo à esquerda desta FOTO 2 e confimadas através da segunda foto deste e da FOTO 3 deste artigo.
Comentários