Dana Michahelles e os seus desenhos de Lourenço Marques dos anos 60 e 70

Dana Michahelles (1933-2002) natural da Itália mas com origens familiares na Suíça e noutros países devia ser a artista gráfica de origem europeia mais conhecida em Moçambique. O site delagoabayworld tem um sumário da sua biografia onde para além do mais ficamos a saber que foi durante dez anos desenhadora do arquitecto Pancho Guedes (PG). Como diz a biografia essa experiência profissional influenciou o seu trabalho a que naturalmente se juntarão as influências da sua formação académica e o gosto pessoal. 
Dana era conhecida principalmente pelos desenhos da paisagem urbana de Lourenço Marques (LM), actual Maputo e boa parte deles devem ter sido integrados num livro de 168 páginas publicado em 2001 que se encontra esgotado (um tanto estranhamente para mim, pela editora Caminho que era comunista ao tempo). 
Dedicados descendentes de Dana criaram um grupo no FB onde se mostram muitos desses desenhos, dos quais seleccionei cinco que julgo interessantes por diversos motivos e que nem são dos mais conhecidos. Focavam a zona do antigo presídio ou suas proximidades, uma área da Baixa da cidade de LM contida num rectângulo de 230 por 170 metros de que mostro ao fundo o mapa e onde indico a posição das imagens.  

IMAGEM 1 (seta azul no mapa) - 1970
Kiosk Olympia visto para lá da Av. Manuel de Arriaga, actual Marx

O quiosque ou café Olimpia ficava no canto a sudeste do quarteirão principalmente ocupado pelo Mercado Vasco da Gama, actual Municipal. Vemos em cima a fachada do quiosque virada para o prédio de Ja Assam, actual centro cultural brasileiro do lado oposto dessa avanida.
A imagem seguinte foi desenhada uns 150 metros para sul da posição donde a de cima o foi, mas olhando-se aí para norte em vez de ter sido para oeste = poente.

IMAGEM 2 (seta castanha no mapa) - 1968
Esplanada do Tucano no separador central da parte inicial da 
Av. Manuel de Arriaga, actual Marx e olhando-se para a alta da cidade.

Este local aparece na segunda foto de Lowell Boileau que se viu aqui em 1969, um ano depois de Dana ter feito o desenho, pelo que se completam. Nesta segunda imagem de Dana vê-se ao fundo à esquerda o mesmo café Olympia da primeira, que poucos anos depois foi demolido. À direita aparece parte do acima referido prédio de Ja Assam que faz esquina entre as actuais avenidas 25 de Setembro, antiga da República e Marx, antiga Arriaga.
Continuando um pouco mais para sul e tendo-se chegado ao fundo da Av. Manuel de Arriaga (que tinha sido prolongada até aí cerca de 1940) cruzando a Rua Consiglieri Pedroso na perpendicular, um pouco para a esquerda penetramos numa travessa remanescente do burgo primitivo entre a Casa Sport a nascente e o Eduardo Silva a poente. Uns cinquenta metros adiante e voltando-nos para trás viamos o seguinte.

IMAGEM 3 (seta roxa no mapa) - 1961
Na Travessa da Catembe olhando para norte
com a TRAvessa DO TENente Valadim para a direita

Vimos já o entroncamento entra as duas travessas desta IMAGEM 3 com certo detalhe, embora no sentido oposto. No fim do quarteirão à esquerda, e ao alto, vê-se umas águas furtadas do telhado do Eduardo Silva (actual Oxford) por isso de novo na Rua Consiglieri Pedroso e no início da já mencionada Av. Manuel de Arriaga. A IMAGEM 2 surgiria para quem caminhasse do local da IMAGEM 3 para a frente.
Saltando uns duzentos metros em voo de pássaro para poente do local da IMAGEM 3 ou caminhando daí num trajecto em forma de "L" primeiro para sul e depois para poente, encontramos outro sítio histórico da cidade mas mais moderno e movimentado que o anterior:

IMAGEM 4 (seta laranja no mapa) - 1969
Vista para norte da Rua da Mesquita, antiga Salazar 
a partir da esquina da Rua Araújo actual Bagamoyo

A IMAGEM 4 mostra à direita uma parte do Hotel Central e desta zona falámos recentemente aqui e antes aqui, sendo bem visível nos três casos o prédio alto com vidraças ao centro do quarteirão. Caminhando em frente pela Rua da Mesquita, antiga Salazar uns 100 metros a partir do ponto onde a IMAGEM 4 foi desenhada, chegariamos ao ponto de tomada da IMAGEM 5. Fica então no cruzamento da antiga Rua Salazar com a Rua Consiglieri Pedroso e aí um tanto para a direita = leste = nascente veriamos o seguinte:

 IMAGEM 5 (seta verde no mapa) -1972
Lado norte da Rua Consiglieri Pedroso imediatamente para leste
 do cruzamento com a Rua da Mesquita

Vê-se à esquerda da IMAGEM 3 parte da Farmácia Internacional que começava mais à esquerda na esquina a nordeste do cruzamento com a Rua da Mesquita (ver o local nas duas primeiras fotos aqui). Do centro para a direita aparecem os prédios das ferrageiras com antigas varandas alpendradas, há depois um intervalo nas fachadas corrrespondente à Travessa da Palmeira e a seguir está o antigo Buccellato. Ao alto para o fundo vê-se um prédio alto mas repara-se que o segundo prédio estreito na esquina da Rua Consiglieri Pedroso com a Av. Manuel de Arriaga, actual Marx não tinha sido ainda construído. 
Pode-se constatar que estes desenhos vão de 1961 a 1972 mas dado tratar-se da zona mais histórica da cidade e para além das possíveis regulamentações existentes estar bem consolidada em termos de actividades de serviços e comerciais, as alterações que sofreu nesse período foram mínimas.
Colocando no mapa aproximadamente o local e a direcção em que os desenhos de cima foram executados:

MAPA DE LOURENçO MARQUES DOS ANOS 60/70
Cinco setas com cores: correspondendo às indicadas nas imagens de cima
20: Praça Mac Mahon, actual dos Trabalhadores
08: Praceta de António Enes, local do actual Museu das Pescas

Finalmente uma foto de Dana penso que anos depois de ter deixado Moçambique. Após passagens por outros países voltou à sua Itália natal onde continuou a desenhar casas e cidades no mesmo estilo do que tinha feito para LM e como se pode também ver no FB que lhe é dedicado (fachadas em Florença).
Legenda do facebook: Dana e as suas canetas rOtring

As canetas rOtring, a tinta da china, se bem me recordo não permitiam por exemplo a fluidez de traço de um lápis o que teria tido impacto na técnica de desenho de Dana e por isso no seu resultado. Os seus desenhos são muito detalhados mas é óbvio que não pretenderam ser reproduções exactas e parece-me terem tido influência da "pop art" da época.

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