O que se pode destacar na FOTO 1 é o seguinte
FOTO 1 com marcas
Castanho: fim da Av. de Angola ao chegar à zona do aeroporto Rosa: cantina junto à avenida do seu lado leste = nascente Verde: linha de caminho de ferro para Mahotas e Marracuene Amarelo: grande vivenda certamente para pessoal do aeroporto Vermelho: aerogare de Mavalane, agora edifício sede da LAM Roxo: hangares e oficinas de manutenção da DETA / LAM Azul: torre de controlo de 1958 e nova aerogare Gago Coutinho, agora substituida |
Por a nova aerogare Gago Coutinho ter sido inaugurada em 1963 e considerando outros aspectos, digo que a FOTO 1 deve ser do início dos anos 60. Podemos compará-la com a foto seguinte de 1947 e já mostrada neste artigo sobre a aerogare de Mavalane e seus acessos.
FOTO 2 com marcas
Castanho: fim da Avenida de Angola Amarelo: mesma grande vivenda da FOTO 1 com varanda saliente Vermelhos: lado e frente com o mapa ao centro da fachada da aerogare de Mavalane |
Presumo que a FOTO 2 tenha sido tirada do telhado da cantina marcada a rosa na FOTO 1 e que devia ser mais antiga que as duas fotos. Na FOTO 1 notava-se o aparecimento de construções à esquerda = oeste da avenida de Angola a chegar à passagem de nível da linha férrea. Nessa zona, mais para a esquerda, surgiu depois o bairro (clandestino) do Aeroporto.
Pode-se ver a zona de cima actualmente aqui no Google Maps. Está agora completamente ocupada com armazéns do lado direito da avenida até à via férrea. A cantina rosa da FOTO 1 parece que desapareceu e a grande vivenda amarela que ficava alinhada com a aerogare de Mavalane parece que existe ainda mas sem a grande varanda saliente.
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