Mais fotos do site da DRISA (Digital Railway Images of South Africa) relacionadas com os caminhos de ferro. Depois de termos visto este artigo com fotos da DRISA do exterior da estação ferroviária de Lourenço Marques, actual Maputo e da grande praça em frente passamos para o seu interior e para as locomotivas e material circulante.
FOTO 1
Em 1945, uma locomotiva Baldwin 4-6-2 partindo para o Transvaal |
Podemos dizer que se vê na FOTO 1 a plataforma a sul da gare de passageiros porque, por exemplo, à direita aparecem as duas das três chaminés da central geradora de electricidade do porto e caminhos de ferro que ficava entre a estação e a ponte-cais.
Segue-se uma foto de 1934 tirada também do lado a sul do edifício da gare de passageiros com uma Micheline (Michelina) em destaque:
FOTO 2
Automotora Michelin em 1934 no fim da linha férrea e junto ao edifício do edifício exterior ou da fachada da estação |
Segue-se uma foto das linhas do lado norte da gare de passageiros:
FOTO 3
Combóio do Transvaal dos CFLM com o edifício da fachada da estação à vista para leste = nascente |
Ao centro da FOTO 3 consegue-se ver uma torre de iluminação que estava no jardim para poente = oeste da gare de passageiros inicial, que por isso ao tempo dessa foto (de data não registada pela DRISA) não tinha sido ainda ampliada.
Agora uma foto de máquina a vapor dos CFLM com um edifício ao fundo e tirada algures em Moçambique ou na África do Sul:
FOTO 4
Locomotiva do tipo Santa Fé dos CFLM |
Sobre locomotivas, dissemos aqui que em 1915 tinham sido adquiridas pelos CFM algumas da fábrica Baldwin com 5 eixos motrizes e do modelo Santa Fé. Não sei se as locomotivas que vemos aqui nas FOTOS 1, 3 e 4 seriam ainda dessas Baldwin de 1915 pois elas são todas parecidas, para mais quando são do mesmo modelo mesmo que de fabricantes diferentes. Mas pelo menos a da FOTO 1 é dita ser 4-6-2 pelo que seria de 6 eixos motrizes o que quer dizer seria maior que as de 1915. Lembro que aqui via-se uma foto recente duma Baldwin dos CFM já muito enferrujada mas essa parecia mais pequena que as destas fotos (aqui falei das Henschel, uma concorrente alemâ da americana Baldwin).
Agora uma foto onde aparece um vagão dos CFM que também não se sabe onde foi tirada, apesar de ao fundo e tal como na foto anterior se verem edifícios:
FOTO 5
Legenda original: Caldeira com peso superior a 12 toneladas em reboque, com vagão de mercadorias dos CFM em segundo plano à esquerda |
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