Visita do P. Real a LM em 1907: dois jovens tenentes residentes

Nas duas conhecidas fotos da visita que o Príncipe Real (PR) de Portugal D. Luis Filipe de Bragança fez a Moçambique em 1907 e que Gastão de Brito e Silva, descendente do Governador-Geral (GG) dessa altura, Freire de Andrade nos cedeu gentilemente em versões de boa qualidade aparecem dois ajudantes de campo do GG e que eram identificados numa delas, a do PR vestido à civil e com esses jovens oficiais sem boné.
Depois deste e deste artigos, é então sobre eles o "terceiro tomo" na análise dessas fotos históricas, de que mostro dois pormenores a seguir e a que junto na legenda as identificações (de base) que estão inscritas na imagem inferior.

MONTAGEM 1
Rosa: Lopes, oficial da Marinha
Carmesim: Torre do Vale ou do Valle, oficial do Exército

O bom detalhe destas fotos dá para distinguir por exemplo na inferior, em que os dois oficiais pareciam ter farda de gala semelhante (há-as de vários níveis) a que corpo pertenciam. Na farda de Torre do Vale os galões estavam enfiados o que é regulamentar no uniforme do exército enquanto que na de Lopes as suas platinas (de Segundo Tenente) estavam presas à farda o que é no da Marinha.
Lembro que neste artigo sobre a visita de Freire de Andrade à estação da Missão Suíça em Ricatla também apareciam estes seus dois ajudantes de campo e na legenda estavam os seus apelidos e a função "ADC" aparecia só para Torre do Vale.
A FOTO 1 seguinte (a do grupo de Provay) é já conhecida e mostra Freire de Andrade com outros militares e dirigentes técnicos em LM e aparecem aí os dois oficiais de cima. Vê-se que Torre do Vale, normalmente com cara de bem disposto, tinha sido promovido a chefe do Gabinete do Governo e de Lopes, de quem não é dita a função mas devia continuar ligado ao Governo, fica-se a saber os prenomes (José Vicente). Como Freire de Andrade foi Governador Geral de Moçambique de 1906 a 1910 estas fotos são desse período.

FOTO 1
Rosa: José Vicente Lopes
Carmesim: Torre do Vale
Vermelho: GG Freire de Andrade

Foi recentemente publicado um livro (editora Horizonte) sobre o pioneiro da aviação em Moçambique e funcionário da Wenela Armando Torre do Vale e sobre o tema pode-se ver uma reportagem aqui. Os autores do livro e da página de FB relacionada que são descendentes de Armando gentilmente informam-nos que o tenente da foto se chamava Eugénio e que ele era irmão de Armando e de Ernesto, este também residente em Moçambique e de que falámos aqui (seu pai aqui). 
Podemos assim completar a partir do Geneall (onde está uma sua foto à civil) que o tenente das fotos se chamava Eugénio de Vilhena de Barros e Vasconcelos de Almeida da Torre do Valle, que nasceu em Lisboa em 1879 e que faleceu em Lourenço Marques em 1934.

Comentários