Visita do P. Real a LM em 1907: Conde da Ponte e mais personalidades residentes e de passagem

O Príncipe Real (PR) de Portugal D. Luis Filipe de Bragança visitou Moçambique em 1907 tendo sido recebido pelo General Freire de Andrade, na altura o Governador-Geral de Moçambique. Gastão de Brito e Silva, descendente do militar, cedeu-nos gentilmente reproduções de duas fotos que tínhamos já usado mas que agora substituímos com mais detalhe nos artigos originais.
Essas fotos tens os nomes das pessoas escritos à mão e por isso podemos agora ter mais certeza de quem são algumas delas, a partir dos nomes que se vê em baixo e mais quatro que estão na margem de cima e um na de baixo da primeira foto e que cortei, mais a legenda da FOTO 2 deste artigo. Note-se que vários nomes são comuns às duas fotos e dos outros nomes o da marca "preto" está só na foto de cima e o "verde claro", "castanho claro" e "branco" estão só na foto de baixo:

Grupo de personalidades no Palácio do Governador-Geral 
de Moçambique em meados de 1907 com o Príncipe Real D.Luis Filipe

Podemos então tentar conhecer melhor estas pessoas juntando também a informação desta foto deste artigo onde aparecem Baptista Coelho e Sousa Ribeiro e daí podemos ver / confirmar  as suas funções no governo local. Esta é então a legenda para as duas fotos que incluem residentes em Moçambique e visitantes:
Castanho escuro: Coronel A. Costa, ajudante de campo do Príncipe Real,
Verde médio: Ministro da Marinha e das Colónias Aires de Ornelas (Ayres de Ornellas)
Azul normal:  Príncipe Real, D. Luis Filipe de Bragança
Vermelho: Alfredo Freire de Andrade, Governador-Geral de Moçambique
Azul escuro: Marquês do Lavradio, também ajudante de Campo do PR, mais informação noutro artigo
Amarelo: J. F. da Silva, chefe do gabinete do Ministro da Marinha
Laranja:  Conde da Ponte, mais um ajudante de Campo do PR, mais informação em baixo
Roxo: Barros da Fonseca, médico do PR
Preto: Padre José Vicente da Costa, capela real (só na foto de cima)
Rosa: Lopes, ajudante do GG, mais informação noutro artigo
Carmesim: Torre do Vale, ajudante do GG, mais informação noutro artigo
Castanho claro: Sousa Ribeiro, secretário geral de Moçambique (só na foto de baixo), mais informação a seguir
Verde claro: Capitão Baptista Coelho, chefe de Estado Maior (só na de baixo) e de quem falaremos mais noutro artigo
Branco: Hygino Durão (só na foto de baixo)

Vamos então tentar saber algo mais sobre três destas pessoas menos conhecidas:
Conde da Ponte: fazia parte da comitiva do PR já falamos um pouco sobre ele a propósito do seu possível parente Francisco Ferrão de Castello Branco que ao tempo fazia parte do governo de Moçambique mas podemos saber mais.
No Geni para e geração pertinente aparece: Manuel Maria José Saldanha da Gama Ferrão de Castello Branco (1874-1945), 9º Conde da Ponte, foi Ajudante de Campo do Príncipe D. Luís Filipe. Oficial da Armada; Presidente do Conselho de Administração da CNN - Companhia Nacional de Navegação. Grande Oficial da Classe de Mérito Industrial (1930).
Sobre a CNN, uma das duas grandes companhias de navegação portuguesas do século XX,  pode ver-se muita informação no site restos de colecção.
Podemos ver o Conde da Ponte mais próximo aqui, na parte superior das fotos de cima e na inferior na foto do Geni:
Manuel Maria José Saldanha da Gama Ferrão
 de Castello Branco, 9º Conde da Ponte (1874-1945)

E podemos ver o Conde da Ponte mais jovem que nas outras fotos e como está nArquivo da Marinha, instituição militar de que fez parte como já se viu no Geni:
Conde da Ponte, 2o tenente

E podemos ver também o Conde da Ponte (e não da Fonte como está na legenda original) na foto do ACTD com Mousinho no Palácio da Ponta Vermelha de LM em 1897 que tinhamos visto aqui, um dado sobre a sua presença em Moçambique anterior à visita com o PR e que não aparece nas suas biografias na net:
de pé à esquerda: oficial da armada real Conde da Ponte
sentado à direita: oficial do exército e Comissário-Régio
em Moçambique Mousinho de Albuquerque

Hygino Durão:  aqui pode ver-se um relatório escrito por ele em 1911 sobre a Curadoria de Johannesburg (seria aí que se falava do caso do Padre Sacramento?). Devia ser um alto funcionário da Fazenda (Finanças) que passou pela transição da monarquia para a República sem danos maiores pessoais.
Sousa Ribeiro, "castanho claro" só na foto de baixo: em 1907 era secretário geral do governo de Moçambique e depois da implantação da república podemos ver que em 1913 era director duma nova Revista Colonial. O cabeçalho da revista dá ainda a informação de que tinha também sido secretário geral de S. Tomé e Príncipe, o que presumo tenha sido antes de Moçambique pois este era um posto claramente superior. Junto-lhe uma foto dele em Moçambique onde estava com Freire de Andrade e a nata dos quadros portugueses (grupo de personalidades civis e militares) mas aí não está parecido com o "castanho claro" da segunda foto.
Dr. Sousa Ribeiro, em 1907 foi secretário geral de Moçambique

Procurando rápidamente no google por ex. aqui podemos ver o seguinte sobre ele: "Na cerimônia de posse (do Governador Geral Freire de Andrade em 1906), Sousa Ribeiro refería-se a (FA) nos seguintes termos: " ... não há aqui no sul margem de rio nem povoação do interior, onde não ecoe o seu nome prestigioso de envolta com a memória das brilhantes campanhas de 1895, que nos legaram a paz e benefícios que usufruímos; ... " (Ribeiro, [1906] 1 949: XII, Vol. 1 )".
E encontramos aqui à venda um livro escrito por ele Triptyco republicano; Ribeiro, Antonio de Sousa, Published by Typ. "Minerva Central"., Lourenco Marques [Maputo] presumo que republicado em 1927 e que é um "Drama concerning Portuguese republicanism". Também aqui está à venda um livro "Regimen dos prazos da coroa. MOZAMBIQUE, Secretaria Geral do Governo da Provincia. Editorial: Lourenço Marques, Imprensa Nacional, 1907" cuja introdução foi assinada por "Sousa Ribeiro, secretary general of the province of Mozambique" a entidade que o publicou. Por isso (António) Sousa Ribeiro deixou marca na história mas não muita.
Sobre grupos de personalidades de relevo em Moçambique por essa altura ver também este artigo.
No próximo artigo veremos mais dados sobre outras destas personalidades que estão nas fotos.

Comentários