Rosa, laranja e azul: armazéns a sul e para SW da praça 7 de março, actual 25 de junho
Ocre: cabine junto ao corredor de acesso de terra firme à PP inicial
Preto: tabuleiro da ponte-cais Gorjão
Castanho escuro: local onde veio a ser construído o Capitania Building(s), entre c. de 1903/04
Amarelo: ponte do Allen Wack
Branco e preto: Ponte de Passageiros (PP) inicial
Preto: primeira secção da ponte-cais Gorjão, embora não seja visível
Castanho escuro: Capitania Building(s), construído entre c. de 1903/04
Amarelo: ponte do Allen Wack, à esquerda = leste da ponte do Estado
Quanto à relação temporal das fases da PCA e da PP inicial com o Capitania Building(s) (CB) parece-me que a passagem para a última fase terá sido próxima da construção desse edifício. Por exemplo na FOTO 1 que é da primeira fase o CB não estava construído mas nas fotos da última fase ou o CB aparece nelas (FOTO 2 em cima e FOTOS 2 e 3 do artigo 25) ou essas fotos foram tiradas desse edifício (foto de Peters aqui) - ver NB 1.
E: vista mais para sul da secção a leste da PP da primeira doca em 1913
NB 1: o aparecimento dos reforços laterais no muro a a leste da PCA é o que visualmente caracterizará a mudança para a sua última fase mas não sabemos se terá havido alterações mais profundas ou não no muro. "Concluímos" aqui que a FOTO 1 é no mínimo de 1904 pois sé nessa altura teria sido possível que a ponte-cais Gorjão tivesse chegado ao local da PD). Ora se na FOTO 1 o muro não tinha os reforços quer dizer que eles foram colocados (e outras possíveis alterações feitas) no mínimo durante 1904. Por outro lado, como sabemos que a PD e nova PP já estavam concluídas em 1906/07, poder-se-ia dizer a última fase da PP inicial e da PCA terá no máximo durado uns dois ou três anos. Esse intervalo parece curto e leva-nos a questionar qual terá sido o motivo para se ter feito essa alteração quando a construção da PD, sabemos agora, estava próxima. Pode ter acontecido que o projecto da PD e nova PD tivesse sido planeado com pouca antecedência, mas parece-me que uns dois anos seriam sempre necessários para que os os planos fosse feitos, orçamentados, aprovados e inseridos nos planos de investimento nacional, e isso antes da construção se ter iniciado. Por isso há aspectos nestes trabalhos e sus calendarização sobre os quais fico com dúvidas.
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