Porto de LM no início - mais sobre a PP inicial em "L" e a PCA (34/)

Volto aqui ao assunto de que falei nos artigos 25 e 26 sobre as fases do muro de suporte do lado leste da Plataforma do Cais da Alfândega (PCA) e da Ponte de Passageiros inicial e que como veremos acabaram por estar interligadas com as subsequentes estruturas da primeira doca nessa zona.
Começamos por uma foto disponibilizada pelo Smithsonian Institute EUA).

FOTO 1 - primeira fase (clique para aumentar)
Carmesim: muro de suporte do lado leste da PCA sem reforços laterais
Branco e preto: Ponte de Passageiros (PP) inicial
Rosa, laranja e azul: armazéns a sul e para SW da praça 7 de março, actual 25 de junho
Ocre: cabine junto ao corredor de acesso de terra firme à PP inicial
Preto: tabuleiro da ponte-cais Gorjão
Castanho escuro: local onde veio a ser construído o Capitania Building(s), entre c. de 1903/04
Amarelo: ponte do Allen Wack

Tinha então identificado duas fases para o muro a leste da Plataforma do Cais da Alfândega (PCA), enquanto que sómente em relação à Ponte de Passageiros (PP), como disse, não considero suficientemente claro que tenha havido alterações significativas (ver ao fundo deste artigo):

Primeira fase: PP inicial (espigão em ferro e madeira) + muro de suporte do lado leste da PCA sem reforços laterais
Parece-me que a FOTO 1 corresponde esta primeira fase pois a PP e o muro têm essas características. 

Última fase: PP inicial (espigão em ferro e madeira) + muro de suporte do lado leste da PCA com reforços laterais. 
Esta última fase é identificável nas FOTOS 2 e 3 do artigo 25 que dela mostravam os suportes laterais e a sua existência ao fim de vida da PP inicial podia ser confirmada em fotos da transição para a primeira doca (montagem de foto da Torre do Tombo e de Peters).
Também da última fase será a FOTO 2:

FOTO 2 - última fase
Carmesim: muro de suporte do lado leste da PCA, com ....
Vermelho: reforços laterais no muro de suporte a leste da PCA
Branco e preto: Ponte de Passageiros (PP) inicial
Preto: primeira secção da ponte-cais Gorjão, embora não seja visível
tenho em conta a posição do navio que lá devia estar atracado
Seta preta: não sei se a ponte-cais Gorjão teria já chegado à zona da PA inicial, 
futuro limite a oeste da PD
Laranja: bate estacas na zona da PP inicial
Castanho escuro: Capitania Building(s), construído entre c. de 1903/04
Amarelo: ponte do Allen Wack, à esquerda = leste da ponte do Estado

Quanto à relação temporal das fases da PCA e da PP inicial com o Capitania Building(s) (CB) parece-me que a passagem para a última fase terá sido próxima da construção desse edifício. Por exemplo na FOTO 1 que é da primeira fase o CB não estava construído mas nas fotos da última fase ou o CB aparece nelas (FOTO 2 em cima e FOTOS 2 e 3 do artigo 25) ou essas fotos foram tiradas desse edifício (foto de Peters aqui) - ver NB 1.
Parece haver um elemento na FOTO 1 que embora não ponha em causa a evolução em duas fases traz um dado novo. É que aí pelo menos o tabuleiro da ponte-cais Gorjão "marca preta" já parece estar no seu alinhamento definitivo do lado leste do porto e os bate-estacas que tinham feito essa obra (e fazendo-a avançar para leste = esquerda da marca preta) parecem estar no local onde ela terá terminado. Isso levaria à conclusão de que a ponte-cais Gorjão chegou ao que foi a sua extremidade junto à PD (e onde passou a ser como se via aqui nas FOTOS 1 e 2 a esquina da PD mais a sul e se via aqui a esquina mais a norte) antes do CB estar pronto e que por esse lado mais a oeste a PD poderia ter ficado pronta mais cedo do que ficou (só depois disso terá sido construída a nova PP que fechou a PD na sua parte mais a leste). 
Como a FOTO 1 pode não ser muito clara nesse aspecto, fui ver se há mais fotos em que temos a última fase da PCA e com a ponte-cais Gorjão a ter já substituido a Ponte da Alfândega (PA). Parece-me que tal acontece nas FOTOS 2 (na marca "castanha" vertical não me parece ver a PA isolada, havia continuidade de construção da extremidade da ponte para oeste = direita) e 3 (está um navio acostado ao que só poderia ser a nova ponte-cais) do artigo 25 e por isso parece-me que a conclusão de que a ponte-cais Gorjão chegou à zona mais a leste das instalações portuárias antes do início da construção do Capitania Buildings e antes do aparecimento dos reforços laterais no muro de suporte a leste da PCA parece confirmada (ver NB 2). 
Como a primeira secção da ponte-cais Gorjão foi inaugurada em Agosto de 1903 e como ela estava uns 400 a 500 metros para oeste da PD deve ter levado certo tempo a progredir para leste até ao local da à futura PD, isto é até a FOTO 1 ser possível - ver NB 1. Outro dado que daqui resultará é então que a FOTO 1 seja no mínimo do início de 1904 e o CB nela ainda não existia ele terá de ser posterior a essa data, o que levaria a alterar o limite mínimo que venho usando da sua construção ser de cerca de 1903/04, passaria a ser de 1904/05 - ver NB 2.
Antecipando o que veremos nos artigos sobre a primeira doca (primeiro aqui), na montagem seguinte coloco em cima três fotos que seguramente são da PP inicial em forma de "L" (A, B e C) que existia ao início do séc. XX e em baixo coloco duas fotos da PP em "U" da primeira doca. Esta comparação ajudará a distinguir e calendarizar outras fotos da zona mais a leste do porto de LM no início em que a apareça uma PP e de que não se saiba bem a época:

MONTAGEM 2 (comparação de duas PP diferentes construídas a leste do porto de LM)
grupo de cima (a PP inicial em "L" que existia ainda em 1901): 
A, B e C: pelas escadarias e outros elementos vê-se que A=B e que B=C
grupo de baixo (vista parcial da nova PP em forma de "U")
D: ponte com tábuas laterais mais juntas e regulares do que na PP inicial
E: vista mais para sul da secção a leste da PP da primeira doca em 1913

Podemos assim dizer que: 
(i) as fotos A, B e C são todas da PP inicial em "L", construção ligeira e com pouca protecção lateral contra a ondulação. Como disse antes e estas imagens A, B e C o sublinharão, embora possa ter havido modificações nessa PP inicial elas não terão sido significativas.
(ii) as guaritas e postes de iluminação a "castanho claro" nas fotos D e E mostram que estava aí a mesma ponte e que era diferente da PP inicial. Esta nova PP tinha pilares de muito maior secção que os da anterior e podemos até ver que eram quatro lado a lado, precisamente o que se via no perfil da sua secção "verde" aqui. Adicionalmente nessa foto podem contar-se cerca de 16 fiadas de pilares do seu extremo a oeste até ao ponto de flexão para norte = para terra e teríamos situação similar na FOTO E. (iii) na PP inicial (fotos A, B e C) os pilares eram finos e pareciam ser em metal, presumo que na nova PP em que tinham maior secção os pilares seriam em madeira pois o betão só começou a ser usado a partir de 1907, uns três ou quatro anos depois da construção da nova PP.
(iv) Quanto à protecções laterais, nas FOTOS D e E vê-se que as tábuas de madeira eram mais densas que nas FOTOS A, B e C. Por isso a Priimeira Doca tinha o interior bem protegido da ondulação vinda dos lados E e S do estuário. 
Este tema é aprofundado na série sobre a primeira doca.
Aqui o resto da série de artigos sobre o desenvolvimento do porto até ao início do século XX. 

NB 1: o aparecimento dos reforços laterais no muro a a leste da PCA é o que visualmente caracterizará a mudança para a sua última fase mas não sabemos se terá havido alterações mais profundas ou não no muro. "Concluímos" aqui que a FOTO 1 é no mínimo de 1904 pois sé nessa altura teria sido possível que a ponte-cais Gorjão tivesse chegado ao local da PD). Ora se na FOTO 1 o muro não tinha os reforços quer dizer que eles foram colocados (e outras possíveis alterações feitas) no mínimo durante 1904. Por outro lado, como sabemos que a PD e nova PP já estavam concluídas em 1906/07, poder-se-ia dizer a última fase da PP inicial e da PCA terá no máximo durado uns dois ou três anos. Esse intervalo parece curto e leva-nos a questionar qual terá sido o motivo para se ter feito essa alteração quando a construção da PD, sabemos agora, estava próxima. Pode ter acontecido que o projecto da PD e nova PD tivesse sido planeado com pouca antecedência, mas parece-me que uns dois anos seriam sempre necessários para que os os planos fosse feitos, orçamentados, aprovados e inseridos nos planos de investimento nacional,  e isso antes da construção se ter iniciado. Por isso há aspectos nestes trabalhos e sus calendarização sobre os quais fico com dúvidas.

NB 2: se a ponte-cais Gorjão já deveria estar a oeste da futura PD quando apareceram os reforços laterais no muro da PCA e quando o CB foi construido, ela deveria aparecer à direita desta foto que é dessa altura. Não se vê, suponho porque teria estado para a direita do que foi captado pela objectiva.

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