Porto de LM no início - lado a leste da plataforma do CA e mais na zona (25/)

Prossegue a série sobre o porto de Lourenço Marques (LM), actual Maputo no seu início na zona a sul (S) da praça 7 de março, actual 25 de junho (e aqui chamada praça) e a sudeste (SE) da Casa da Alfândega. Recordo que no artigo 23 vimos uma foto de 1895 em que parecia existir uma Pequena Doca Interior (PDI) fechada por um molhe a sul dela (molhe isolado no estuário salvo do lado oeste donde tinha crescido) e no artigo 24 desenvolvemos mais essa ideia de que essa suposta PDI estaria ligada ao estuário do lado leste, por onde veio a ficar o lado a leste (e canto a SE) da futura Plataforma do Cais da Alfândega (PCA). Neste artigo vamos tentar perceber melhor o que se passou por aí, no início e para o fim dessas construções. 
A FOTO 1 terá sido tirada do pátio do lado sul da Fortaleza. A sua legenda era "Landing Pier" = Ponte de Atracagem o que pode ser sinónimo de Ponte de Passageiros (PP) e seria relativo à estrutura mais ligeira que aparece ao fundo, do centro para a esquerda. Essa era a PP que aparecia aqui mas em estado posterior já com protecções laterais em madeira que não estavam colocadas ao tempo desta FOTO 1 e em baixo ponho a hipóteses desta foto ser duma primeira versão dessas estruturas. Era da PP, que faço notar não existia ainda ao tempo da suposta PDI, que por volta de 1900 eram feitos os embarques e desembarques dos viajantes em escaleres / lanchas para e dos navios de alto mar que como se vê na FOTO 1 fundeavam no estuário daí para oeste (dos diferentes quadros falámos aqui). Isto acontecia porque a ponte-cais Gorjão directamente atracável para esses grandes navios não existia ainda.  
Na FOTO 1, ligando a PP a terra estava o muro de suporte a leste da PCA e claramente já sem a abertura do estuário para a suposta PDI que penso vimos também aqui indicada a "azul médio". Pelo que mostram todas as imagens, esse muro não servia de cais, um dos seus objectivos era proteger da ondulação a zona do estuário que lhe ficava do lado oposto, a uns 85 metros daí para oeste, e que se tornou assim a. mais movimentada do porto até cerca de 1903. 

FOTO 1
Vista do muro de suporte do lado leste da PCA ligando à PP em madeira,
 a qual lhe ficava mais para dentro do estuário.

Os três guindastes à vista parecem estar no limite (a sul) da PCA e para cá (norte) da direcção deles presumo que houvesse mercadorias sobre a PCA o que era caracteristístico dos primeiros tempos do porto.
A FOTO 1 parece antiga e passamos agora para duas fotos muito mais recentes da zona portuária da Alfândega, a inicial e mais a leste do porto de LM. Elas mostram já o Capitania Buildings que foi construído em 1903 ou 1904, penso então que são ainda do tempo da PCA, anterior à Primeira Doca, mas para o seu final.
A direcção das duas fotos é semelhante mas a FOTO 2 foi tirada de muito mais de longe e duma posição muito mais elevada do que a FOTO 1.

FOTO 2
Castanho escuro: Capitania Building (s) que foi construido por volta de 1903/04 
e por isso a foto é posterior
Carmesim: muro de suporte a leste da plataforma do CA
Vermelho: indica um dos reforços laterais salientes no lado a leste da plataforma do CA
Preto: Ponte de Passageiros em estacas de madeira e com desenho em "L"
Castanho médio: posição onde esteve a extremidade a sul da Ponte da Alfândega (ver a seguir)
Amarelo: ponto de ligação a terra da ponte do Allen Wack, feitoria para leste da zona da 
Capitania/Fortaleza/Capitania Building (s)

Quanto à marca vertical "castanho médio" aponta para uma ponte de estacas que tanto podia ser a extremidade a sul da Ponte da Alfândega como podia ser a a extremidade a leste da nova ponte-cais Gorjão. Não consigo ver bem mas como veremos no artigo J sobre a primeira doca presumo que fosse o segundo caso.
Na FOTO 3 seguinte e tal como na FOTO 2 aparecem também na PCA os reforços "vermelhos" pelo que mais ou menos essa estrutura estaria na mesma última fase de vida:

FOTO 3 (clique para aumentar)
Carmesim: muro a lestda PCA, saindo de terra = mais à direita para o estuário 
mas não se percebe bem como terminava aí (na PP inicial ou não) 
Vermelho: indica reforços salientes no muro de suporte a leste da PCA
Verde (vertical): ponte em estacas, presumo que o lado a leste da ponte-cais Gorjão
 ainda em madeira e olhando também para o navio, a Ponte da Alfândega teria já desaparecido
Laranja (vertical, à direita): parece ser bate-estacas a construir a ponte-cais Gorjão,
 nessa altura ainda em madeira, do lado da estação de caminhos de ferro (ver NB 1)
Preto, branco e verde claro: ponte baixa, bate-estacas e ponte alta, 
talvez estivessem ligados à transição para a primeira doca de que falaremos depois
Circunferência branca: seria um bate estacas da construção da nova PP para a PD?
Castanho escuro: Capitania Building (s), o qual já aparecia na FOTO 2
Amarelo: ponte do Allen Wack, para leste da zona da 
Capitania/Fortaleza/Capitania Building (s)

Os reforços "vermelhos" que aparecem nas FOTOS 2 e 3 não se conseguiam ver na FOTO 1 e como não me parece que a razão fosse (só) essa parte da imagem não estar aí bem iluminada, ponho a hipótese de na FOTO 1 estar uma primeira fase do muro de suporte da PCA (NB 1). 
As FOTOS 2 e 3 mostrarão então a PCA numa última fase dessa estrutura, próximo estaria a sua alteração e a demolição da PP inicial para surgir aí a primeira doca. Será por isso que penso não se consegue identificar claramente na FOTO 3 a PP para a esquerda = leste do muro de suporte da PCA, ela estaria já a ser alterada e a circunferência branca mostraria um bate estacas da construção da nova PP, mas isto é hipótese vaga. 
Na FOTO 4 e principalmente na FOTO 5 deste artigo via-se que c. de 1903/4 a situação era ainda a da FOTO 2 de cima pelo menos no que respeita ao muro com os reforços "vermelhos", embora a nova PP para a Primeira Doca (PD) estivesse a começar a ser construída as construções anteriores ainda não tinham sido afectadas. Essa ideia de que o muro com os reforços "vermelhos" foi a última fase antes da PD pode ser confirmada com esta montagem em que também se vê que eles continuavam à vista já com os trabalhos da PD em curso mais adiantado. 
No próximo artigo procuraremos identificar estas duas fases em mais fotos antigas dessa zona e ver se terá havido mais. 
Série completa aqui sobre o desenvolvimento do porto até ao início do século XX.

NB 1: Quanto à possibilidade de a PP ter tido também alterações, só a partir destas fotos não tenho a certeza. Pela FOTO 1 parece-me que junto à PCA a densidade de tábuas laterais era menor do que mais para a frente, junto à esquina. Temos várias fotos da PP tiradas cerca de 1900 a 1903 neste artigo que mostram principalmente a zona da esquina e em que parece não ter havido alterações, mas é difícil compará-las com a situação na FOTO 1 que pode ser um pouco mais antiga. Veremos mais sobre isso no próximo e nos artigos 34 e 35 desta série e a possibilidade de ter havido não duas mas três fases destas construções antes da PD .
NB 2: Na FOTO 3, provávelmentre a mais recente destas três, e dado que a ponte-cais Gorjão estaria já terminada do lado leste "verde vertical" - atendendo à posição do navio que lá estaria atracado e o que terá acontecido de 1904 em diante - suponho que a laranja (vertical) se via um bate-estacas a prolongar a ponte-cais partindo para oeste da curva inicial. Essa construção que teria uns 150 metros de comprimento criou um segmento de ponte-cais que ficou isolado no estuário do lado oeste (primeiro artigo sobre essa construção aqui). mas não tenho aqui dados claros.

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