Porto de LM no início - parte a leste pouco antes da Primeira Doca (35/)

Continuo a série sobre o porto de Lourenço Marques, actual Maputo no início. Temos aqui visto e principalmente nos artigos 23 a 30 o lado mais a leste do porto que até cerca de 1903/4 se podia identificar pela Plataforma do Cais da Alfândega (PCA), a sua Ponte da Alfândega (PA) projectando-se para sul a partir do seu canto a SW, e a sua Ponte de Desembarque de Passageiros (PP), paralela à PA mas saindo a partir do canto a SE da PCA. Essas estruturas estavam a sul da praça 7 de março, actual 25 de junho (aqui "a praça") tendo a PCA aproximadamente a mesma largura que ela, cerca de 60 a 80 metros. 
A foto seguinte, de que invertemos horizontalmente a versão disponível na net para ficar na posição correcta, é dessa fase, anterior à da criação da Primeira Doca (PD) pois esta acarretou a construção duma nova PP e um muro de suporte de novo terrapleno cujos limites a leste ficaram uns 30 metros para leste dos anteriores da já referida PP inicial e do muro de protecção da PCA. A nova PP e parte do novo terrapleno surgido com a PD ficaram em frente à fachada virada a sul do Capitania Building(s) (CB) e marquei os seus limites a leste na FOTO com a linha a "castanho claro" e "verde" tracejados pelo que é claro que não tinham sido construídos, vendo.se na foto únicamente a PCA e a PP inicial para oeste dessa linha.
Tendo o CB sido construído de 1904 em diante (mais à frente explicaremos essa conclusão) esta foto indicaria que a PD e o que lhe estava associado só apareceram quando o CB estava já construído, quer dizer de 1904 em diante.
Esta FOTO foi então tirada do estuário para a Baixa da cidade na direcção noroeste aparecendo um canto criado artificialmente entre as construções a leste do porto, incluindo do centro para a esquerda mais do lado de terra = norte o muro de suporte da PCA que estava alinhado com o lado a leste da praça e mais para a esquerda = sul a parte da PP inicial ligada à PCA, ficando o resto dessa PP inicial mais para a esquerda = sul em águas mais profundas do estuário.

FOTO 
Azul (mancha): canto do estuário entre a PP (Ponte de Passageiros), o muro do lado a leste
 da PCA, um muro de suporte a SE da praça e o aterro servindo de base ao Capitania Building
Branco à esquerda: PP inicial do tempo da PCA
Carmesim: muro de suporte a leste da PCA
Púrpura: muro de suporte de aterro a SE da praça fazendo a ligação entre a PCA
 e a base sobre a qual o CB foi construído 
Azul e branco: muro com vedação por cima e paralelo ao lado a leste da PCA 
Vermelho e amarelo: berma a leste da rua Tavares de Almeida 
que passava ao lado da face do CB virada a oeste
Amarelo: Casa da Alfândega já sem o corpo mais a leste, esteve perto donde está agora a esquina do prédio do Min. Com. e Indústria e da UEM
Cinzento: Hotel Carlton, ainda com a torre original ponteaguda na Rua Araújo, actual de Bagamoyo
Manchas verde: parte mais a sul, E e W da Praça 7 de Março, actual 25 de Junho
Roxo e preto: terceiro armazém da Alfândega , para SW da praça
Linha castanho claro: onde veio a estar o limite a leste do novo terrapleno
 associado à construção da PD (aqui o rectângulo castanho claro)
Linha verde: onde veio a estar o limite a leste da nova PP 
que foi construída para a PD (aqui em construção)

O muro "azul e branco" cujos pilares indiciam que teria uma vedação metálica por cima separava o corredor de acesso dos passageiros que ia de terra firme até ao início da PP. Era então esse o muro que viamos aqui nas duas fotos com os exilados boer por volta de 1900 enquanto aguardavam o embarque que fariam descendo pelas escadarias da PP até aos botes que os levaraim aos navios no estuário.
Ao tempo dos exilados não existia ainda o Capitania Building (CB), cuja construção necessitou a feitura dum aterro específico sobre o estuário e para SW da Fortaleza (aqui arruinada e com o CB para SW) ou para SE da praça. Isso explica porque o que se via para a direita dos exilados na FOTO 1 desse artigo, os muros "verdes" junto à ligação da PCA a terra firme, era diferente do muro "púrpura" que se vê na FOTO 1 e cujo aterro terá absorvido esses muros "verdes" que ficavam mais para norte. 
Quanto às fases que estas construções portuárias possam ter tido, nos artigos 25, 26 e 34 à priori tinha identificado duas e pode-se dizer que a FOTO mostrava a primeira dado que o muro de suporte da PCA "carmesim" não tinha os reforços laterais que identificavam a segunda. Esta FOTO confirma que a primeira fase subsistiu até cerca de 1904 pelo que acabou por ter curta existência o que questionei na NB 1 do artigo 34. Como também disse, a PP talvez tivesse sido também alterada e a FOTO pode sustentar essa ideia dado que nela a PP parece mais sólida (e as protecções laterais mais densas) do que nesta foto nomeadamente para a primeira secção mais próxima da PCA. Tal implica que em vez de duas poderíamos ter tido pelo menos as três fases seguintes para o conjunto da PP e PCA: 
Primeira fase: PP mais simples (seria esta também em baixo) + muro de suporte a leste da PCA sem reforços laterais
Fase intermédia: PP mais sofisticada (a da foto de cima e por exemplo a destadesta+ muro de suporte a leste da PCA sem reforços laterais
Última fase: PP mais sofisticada +  muro de suporte a leste com reforços laterais
Quanto aos armazéns da Alfândega que estiveram a sul e a SW da praça, na FOTO pode ver-se que o segundo, o "rosa" que se via nas fotos da MONTAGEM 1 do artigo 9, tinha já sido demolido. Ele tinha estado entre o lado leste da PCA "carmesim" e a Casa da Alfândega "amarelo" e por aí, aparecia na FOTO o lado sul da praça 7 de março livre de construções. 
Como conclusão, o que aqui temos visto mostra que o período entre digamos 1903 e 1905/06 foi de grande actividade na zona da Baixa por onde o porto começou (o que acabou por ser o seu lado leste), incluindo-se os seguintes trabalhos públicos e privados: 
i. reforços laterais no muro de suporte a leste da PCA;
ii. desmantelamento de dois armazéns com vista ao prolongamento da Av. 18 de maio, actual M. de Inhaminga, para leste / sul da praça; 
iii. construção do CB da firma Delagoa Bay Development Company; 
iv. início da transformação para a primeira doca enquanto que mais para oeste avançava a construção da ponte-cais Gorjão e os aterros feitos dela para o lado da zona costeira original.
Série completa aqui sobre o desenvolvimento do porto até ao início do século XX.

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