Rua Tavares de Almeida na Baixa de LM, dos anos 40 a meados dos 50 - fase 3, parte 1 (5/7)

Continuaremos aqui seguir em detalhe a evolução da rua Tavares d'Almeida (Td'A) original que, em termos exactos, ficava entre a metade mais a sul da praça 7 de março de Lourenço Marques, actual 25 de junho de Maputo, e primeiro quarteirão (Q1) para leste nessa zona da Baixa. Vimos nos artigos anteriores as suas duas primeiras fases
Fase 1: a rua terá sido formada ao tempo das primeiras construções que surgiram entre cerca de 1890 e 1915 a sul da praça e que estiveram na origem do seu porto, caso da Primeira Doca (PD). Esta Fase 1 da rua Td'A terminou com a edificação do Capitania Buildings (CB) cerca de 1903/1904; 
Fase 2: depois do CB ter sido edificado a rua foi prolongada um pouco para sul ladeando a oeste o novo edifício. No entanto, para a maior parte do Q1 que ficava para norte do CB e até à casa na esquina não houve alteração da situação da rua em relação à Fase 1. Vimos nesta foto que a rua se mantinha na Fase 2 em 1933 e a partir da foto da procissão de inauguração da catedral podemos dizer que em 1944 já tinha sido construído o prédio Fonte Azul, no Q2 pelo nesse ano que a rua teria passado a ter uma nova configuração, a da Fase 3 que detalharemos a seguir neste artigo.

- Fase 3 da rua TdA:
Como dissemos acima podemos dizer que a Fase 3 resultou duma transformação ocorrida entre 1933 (foto aérea da zona mostrando a rua na Fase 2) e 1944 (foto mostrando o prédio Fonte Azul o que implicava o fim da Fase 2). Se tivermos ainda em conta que a alteração da rua da Fonte teve lugar no contexto alargado da criação da praça Mousinho e da conclusão da ligação para o lado da praça 7 de março no seguimento do arranjo da Av. Aguiar (o qual cerca de 1926 a tinha alargado para leste, já para a mesma direcção da linha "azul" da Fase 3, antecipando-a por isso a norte dos Q1 a Q3) é muito possível que a passagem da Fase 2 para a 3 nos Q1 a Q3 tenha acontecido entre 1939 e 1940.
Das quatro fases da evolução da rua Td'A é a passagem da Fase 2 para a 3 a que maior alteração trouxe. Isso ocorreu em parte do seu lado a leste e foi acompanhada por modificação semelhante mais para norte ao lado da praça 7 de março e na rua da Fonte, englobando por isso os três primeiros quarteirões dessa zona a partir do estuário. 
A FOTO 1 que é da primeira metade dos anos 50 mostra já essa Fase 3 no Q1 que ficava para leste da rua Td'A, no Q2 que ficava para leste da praça 7 de março e no Q3 que ficava para leste da antiga rua da Fonte (note-se que haver tantas denominações num curto espaço da Baixa era confuso e por exemplo a legenda dum postal fotografado do CB para norte era simplesmente Avenida Aguiar, quer dizer o nome da avenida que ia da rua da Fonte para norte era estendido para sul e até ao porto). Pode ver-se na FOTO 1 que na Fase 3:
no Q1: parte do limite a leste da rua Td'A que existia (linha "azul") era diferente da linha "vermelho e amarelo" que tinha existido até ao fim da Fase 2 (vê-la de novo aqui em 1933);
no Q2 e Q3: esses quarteirões a leste da direcção da rua foram significativamente alterados em relação à Fase 2 pois os seus limites a oeste ficaram alinhados com o novo limite a leste da rua Td'A, no Q1. 
O alargamento na passagem da Fase 2 para a 3 da rua Td'A, a praça e a rua da Fonte para leste implicou que as áreas dos quarteirões Q1 a Q3 tenham sido reduzidas.

FOTO 1 - na Fase 3 (clique para aumentar)
O que vinha das Fases 1 e 2:
Vermelho e branco: direcção da berma a oeste da antiga rua Td'A 
e do lado a leste da placa central da praça
Vermelho e amarelo: direcção da berma a leste da antiga rua Td'A e 
que até à Fase 3 tinha sido o limite a leste da via ao lado da praça
Vermelho: linha na mesma direcção da anterior mas para norte do Q1, 
ou seja era a linha que até ao fim da Fase 2 limitava a oeste os Q2 e Q3
Linhas castanho claro: limites a oeste, norte e leste 
do novo terrapleno realizado com a PD e nova PP cerca de 1906
Castanho escuro: Capitania Building, marca no seu lado mais a sul

O que desapareceu da Fase 2 para a 3:
Roxo: esquina onde esteve esta casa até ao fim da Fase 2. 
Laranja normal: esquina a SW do Q2 inicial 
e onde tinha estado o pórtico da Casa Holandesa

Ruas e quarteirão que se encurtaram do lado leste da Fase 2 para a 3:
Laranja claro: Rua NS da Conceição, depois Alexandre Herculano, actual de Timor Leste
Rosa: (na direcção da) rua Joaquim Lapa, actual Slovo
Azuis tracejado: o Q2 que foi depois completamente ocupado pelo prédio Fonte Azul

O que surgiu na Fase 3:
Azul médio: novo limite a leste de parte da rua TdA após esta ter sido alargada 
do CB para norte, no Q1. O mesmo alinhamento foi aplicado aos Q2 e Q3, mais para norte, modificando o alinhamento anterior da linha "vermelho" (e "vermelho amarelo".no Q1)

Outros elementos na zona:
Verde claro: limite a leste da antiga avenida Teixeira de Souza/Cândido dos Reis 
com duas faixas e separador central
Mancha azul: onde tinha estado o estuário depois da criação da PD 
e antes da feitura do aterro da Maxaquene que terá começado cerca de 1915
Carmesim: antigo lado a leste da Plataforma do Cais da Alfândega (muro de suporte)
Verde escuro: praceta com o monumento a António Enes ao centro
Amarelo: Fortaleza, cortinas a oeste e norte
Outras cores: falado anteriormente

Relativamente aos Q2 e Q3 pode ainda ver-se e de forma mais clara na metade inferior desta foto a mesma situação da foto de cima, os lados a este desses quarteirões no novo alinhamento que surgiu na Fase 3. Este ficou mais para a direita = leste do que o alinhamento inicial e continua a ser o traçado e largura actual nessa zona. 
Podemos ver de novo o que é referido a propósito da FOTO 1 nas duas fotos seguintes que serão dos anos 40/50, a da esquerda é reproduzida do site delagoabay. Nessa vemos a zona a partir do lado norte e mais próximo do observador temos o Q3, ainda com um muro alto e sem os prédios actuais, e a seguir o Q2 com o prédio Fonte Azul, que existe ainda. Na foto da direita vemos com mais destaque o Q2, estando o Q3 à esquerda mais para o fundo. Note-se que é por ter em conta as suas datas que digo que estas fotos são da Fase 3 e não da Fase 4, embora pelo que está nelas à vista não se possa fazer essa distinção, como compreenderemeos melhor depois.
 
MONTAGEM - na Fase 3 (aqui depois de 1944)
Vermelho e branco (foto da direita): direcção da berma a oeste da antiga rua Td'A 
ou da berma a leste da placa central da praça 7 de Março e que nunca se alterou.
Vermelho e amarelo: direcção da berma a leste da antiga rua Td'A 
e que passava imediatamente a oeste do CB, até ao fim da Fase 2
Vermelho: linha na mesma direcção da anterior mas para norte do Q1, 
ou seja a que até ao fim da Fase 2 limitava a oeste os Q2 e Q3
Azul: nova berma a leste da maior parte da rua TdA após esta ter sido alargada do CB para norte no Q1 tendo esse novo alinhamento sido também aplicado aos Q2 e Q3 
Setas brancas (na FOTO 1 eram as setas pretas)alargamento da rua da Fonte 
e da maior parte da Td'A da Fase 2 para a Fase 3
Laranja: antigos limites a sul e a oeste do Q2, 
incluindo a sua esquina a SW onde esteve o pórtico da Casa Holandesa
Laranja claro: direcção da Rua NS da Conceição, depois Alexandre Herculano, 
actual de Timor Leste, que passava a sul do Q2 e a norte do Q1
Roxo: esquina onde esteve a "casa roxa" só até ao fim da Fase 2
Rosa: direcção da rua Joaquim Lapa, entre o Q2 e o Q3

A seta "branca" nas duas fotos da MONTAGEM dá então ideia de como o lado a leste da rua Td'A e o lado a oeste dos Q2 e Q3 (antiga rua da Fonte) passaram da Fase 2 (em que se mantinham as posições e larguras da Fase 1) para a Fase 3, o que coo dissemos terá acontecido cerca de 1939/40 (ou  com intervalo mais seguro entre 1933 e 1944). Por exemplo, com a Fase 3, no espaço onde tinham estado, à esquerda a Casa Holandesa e à direita a "casa roxa", passou a estar a via que se vê aqui em baixo em primeiro plano, ficando a linha do PARE que era do limite a oeste da rua "laranja claro" já encurtada, na direcção da linha "azul" das fotos de cima. 
Como indico na legenda da MONTAGEM era no ângulo da marca "laranja" (que só é visivel na totalidade na foto da direita) que tinha estado o edifício da Casa Holandesa que ia até essa esquina a SW do Q2. Noto que até à Fase 3 mostrada nas três fotos deste artigo, mais para cá = norte dessa esquina, ou seja na foto da esquerda onde a linha laranja é continuada pela vermelha, e por isso na face a oeste do Q2 original e totalmente virada para a praça tinham estado ao centro do Q2 os edifícios do Carraça e Martins / Eduardo Silva e na sua esquina a NW (com a rua "rosa") o do Café Beiruth.

Focando-nos agora no que aconteceu à praça 7 de março ao longo desses tempos, pode ver-se por exemplo na FOTO 2 do artigo 1 que o seu lado a leste era inicialmente limitado ou estava no mesmo alinhamento do lado a oeste da rua Td'A original. POdemos afirmar que esse lado da praça se manteve nessa posição e até agora, ou seja esteve sempre na posição marcada nas fotos com a linha "vermelho e branco".  
Da Fase 2 (que nesse aspecto se manteve como na Fase 1) para a Fase 3, isto é a partir de cerca de c. de 1939/40, houve então um alargamento das vias envolventes à praça do lado leste em relação à largura inicial da Rua Td'A e como é visível nas fotos de cima, pois o limite do lado a oeste "vermelho e branco" permaneceu inalterado enquanto que o do lado a leste passou do "vermelho e amarelo" para o "azul". No entanto com a Fase 3 passou a haver desse lado a leste separadores de faixa de rodagem (vê-lo aqui actualmente, ao meio dos carros estacionados em espinha) o qual, ao nível do Q1 era  indicado pelas c. de três copas de árvores que vêem na FOTO 1 do lado esquerdo da linha "vermelho e amarelo" e ao nível dos Q2 e Q3 está marcado a vermelho fotos da MONTAGEM. No que respeita ao Q3 esse separador é mais evidente à esquerda da MONTAGEM e é o que aparece aqui à direita nas FOTOS 1 e 2 (note-se que ao nível do Q3 havia e há outro separador mais para leste desse) - vê-se bem esses separadores e no que respeita aos três quarteirões neste selo.
No próximo artigo continuaremos a falar do que aconteceu na passagem da Fase 2 para a Fase 3 e de como a zona ficou até ser alterada para a Fase 4, a qual é em termos gerais a da situação actual. 

Comentários