Fazenda, actual Biblioteca Nacional na Baixa de LM (3/4)

Voltamos ao assunto do edifício actualmente da Biblioteca Nacional de Moçambique, antiga Fazenda na Baixa de Lourenço Marques, actual Maputo com duas fotos muito antigas e com fotos recentes tiradas nas mesma direcções.
Primeiro as duas antigas em que a actual Av. 25 de Setembro que lhe passa em frente parecia estar ainda pavimentada em terra:
Antiga Fazenda vista de frente com riquexó parado para leste = nascente da entrada

Outra foto antiga mas um pouco mais recente tendo em conta a bicicleta (motorizada?):
Fazenda com bicicleta (do site de coleccionismo picklick)

Outra foto antiga em que se vê a Fazenda face à avenida e por trás = direita desse edifício outro que presumo tivesse sido uma extensão: 
Fazenda/Biblioteca em primeiro plano talvez nos anos 30.
Havia um corpo recuado com ligação por passadeira suspensa

Na foto de cima via-se na avenida os postes da linha de alimentação da linha do carro eléctrico que na altura seriam da linha da praia pois a linha da câmara antiga tinha durado só cerca de um mês. Mais para o fundo da foto nota-se bem a parte superior do telhado dos Correioscom o lanternim longo perpendicular à avenida e que neste artigo aparece no tecto visto do interior do edifício. 
Passamos para fotos recentes. A primeira é de Aurelio Le Bon e é reproduzida do FB Kanimambo LM - Maputo e mostra de novo o edifício da Biblioteca Nacional de Moçambique, antiga Fazenda após reabilitação:
Antiga Fazenda vista de frente com táxis parados para oeste = poente da entrada

Agora uma vista do alto do Prédio 33 também provávelmente depois da reabilitação:
Foto tirada para oeste com a actual Av. 25 de Setembro à esquerda = para sul 
das frentes da actual Biblioteca e dos Correios

Vê-se nesta última foto os edifícios da actual Biblioteca e encostado ao mais antigo e para o lado dos Correios outro que será mais recente e longo da frente para trás. Para noroeste da Biblioteca está outro edifício dos Correios o qual tem entrada principal do lado aqui invisível pois fica na Av. Manganhela, isto é, frente à face mais baixa do jardim botânico.

Comentários