Porto de LM em funcionamento - mais fotos antigas

Veremos aqui mais fotos da ponte-cais Gorjão no porto de Lourenço Marques (LM), actual Maputo e por coincidência todas tiradas a olhar para nascente = leste. Utilisarei primeiro duas do site da DRISADigital Railway Images of South Africa por isso relacionadas com o sistema ferroviário da África Austral. São as duas de I. Piedade Pó que se especializou em fotos dos CFM e de quem Santos Rufino usou trabalhos nos seus albuns (a segunda é já conhecida):

FOTO 1 de 1915
Estivadores transportando cestos com carvão trazido nos vagões para um navio, 
actividade do mesmo tipo da que vimos aqui
Esta foto é de Abril de 1915 e curiosamente a primeira carvoeira do porto, a Mac Miller, foi instalada nesse ano. Suponho por isso que cena de cima não se tivesse repetido durante muito mais tempo pelo menos grandes volumes de carvão pois estes passaram a ser transferidos mecânicamente dos vagões para os navios.
Outra foto da ponte-cais de LM e de Agosto de 1915, por isso poucos meses posterior à FOTO 1 e que conhecemos já neste artigo.

FOTO 2 de 1915
Ao fundo os "armazéns especiais" com a torre do sinal para os navios por cima
A FOTO 2 foi tirada perto da extremidade a poente da ponte-cais que nessa altura, em 1915,  tinha 1 450 metros de extensão. No entanto para as costas do fotógrafo ficaria ainda a carvoeira Mac Miller, essa sim quase na extremidade da ponte-cais.
Na FOTO 2 aparecia à esquerda a fiada de armazéns que ficava frente aos navios atracados, depois o tabuleiro com 22 metros de largura com três vias férreas para combóios mais os carris para os guindastes e à direita = sul a borda da ponte-cais que nesse momento operava a plena capacidade.
Segue-se um postal mais ou menos da mesma época das duas anteriores:

FOTO 3
Mais próximo dos "armazéns especiais" com a torre do sinal que referimos na FOTO 2
Esta foto foi tirada na direcção da estação dos caminhos de ferro que ficaria para a esquerda. No lado do interior da ponte-cais aparece uma pequena casa (branca), depois dela = para leste e colocada perpendicularmente ao cais a estação dos correios do porto e mais para lá = leste o terrapleno central do porto nessa altura. Podia ver-se essa zona de frente aqui em 1937 onde aparece a mesma pequena casa branca, os corrreios marcados a "verde e amarelo" e o terrapleno a "castanho claro". 
Agora duas fotos do porto e ponte-cais em funcionamento mais recentes que as anteriores e que foram publicadas em 1938:


FOTOS 4
Vistas em sentidos opostos da ponte-cais Gorjão em LM.
Pode ver-se que os guindastes tinham lança fixa, quer dizer eram do tipo dos que se viam aqui e não dos da geração posterior de lança móvel que se viam aqui. Como estes já existiam em 1937 deduzo que as FOTOS 4 são anteriores a esse ano pelo que terão sido publicadas com uns anos de atraso mas ...
Eis o retrato publicado nos álbuns de Santos Rufino do autor das FOTOS 1 e 2 de quem já falámos aqui:
Fotógrafo I. Piedade Pó cerca de 1929

Comentários