Sobre fotos de locomotivas a vapor dos CFM em Lourenço Marques (LM), actual Maputo e redondezas e continuando o que tinhamos visto neste artigo e anteriormente neste, começamos este artigo com umas de Plumb Loco / Geoffrey Plumb tiradas em 1972:
Locomotiva no recinto portuário e na linha principal a sair para o lado de Ressano Garcia |
Agora uma foto que segundo a legenda original foi tirada na Machava mas que um leitor disse que o foi na estação do Infulene vindo da Machava em direcção à estação central.
Máquina Montréal (n. 703?), aqui tinha passado a haver via dupla. |
Máquina de manobras com vagão com bloco de pedra |
Locomotiva n. 331 dos CFM frente ao depósito de máquinas moderno (mais fotos parecidas aqui) |
Máquina do tempo dos CFLM iniciais |
Sobre os CFM em 1940 escreveu o Eng. Lopes Galvão no seu livro "A Engenharia Portuguesa na Moderna Obra de Colonização": "A sua exploração, foi sempre modelar. No material que usa e nos métodos de trabalho que emprega, hombreia com a administração dos caminhos de ferro da África do Sul com a qual trabalha em íntima colaboração. Locomotivas potentes, capazes de arrastar combólos de 1200 toneladas, como as Pacífics, Santa Darracks; carruagens luxuosas com ventilação e temperatura condicionadas; vagons «bogies» de capacidade de 30, 60 e 80 toneladas, tal é o material em uso. Todos os aperfeiçoamentos que nas grandes rêdes aparecesm são ali logo introduzidos. As frenagens automáticas; o vapor sobreaquecido; a ilumínação eléctrica, tudo ali tem apareceido antes que em Portugal se ensaiasse."
Ver série de artigos sobre locomotivas dos CFM no HoM aqui
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