Continuando o artigo anterior e particularmente em correspondência com a sua segunda foto que seria um um pouco mais antiga com a que veremos aqui primeiro aparece-nos a seguir grande parte das instalações portuárias de Lourenço Marques, actual Maputo em meados dos anos 60:
FOTO 1
Amarelo: gare de passageiros da estação de CF de 1908
Carmesim: traseira do edifício exterior da estação de CF de 1916
na Praça Mac Mahon, actual dos Trabalhadores
Verde normal: hangar principal das antigas oficinas dos CF
Rosa: mais pavilhões de oficinas e armazéns junto à estação
Verde claro: antigos depósito de máquinas e placa giratória
Branco: vilas para os trabalhadores dos CFM
Castanho escuro: três armazéns que substituiram os "especiais" do porto do início
Castanho claro: edifícios antigo e moderno de correios no porto
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Relativamente às evoluções que tentamos observar com estas fotos, de notar que o site do ACTD-IICT (Arquivo Científico Tropical - Instituto de Investigação Científica Tropical) tem uma enorme pasta relativa aos trabalhos feitos pelas Obras Públicas (OP) no Ultramar português. Mesmo não se tendo acesso remoto ao seu conteúdo, a partir da lista disponíbilizada pode-se tirar ideias das datas de projecto e/ou concurso de muitos dos trabalhos mais importantes feitos no porto de LM. Podemos por exemplo ver aí que os concursos para a ampliação do armazém frigorifico da fruta (aqui no HoM) e para as novas oficinas dos CFM (ver na FOTO 2) foram lançados respectivamente em 1955 e 1955/56.
Relembro aqui a partir doutro artigo anterior as novas oficinas em vista para leste = nascente, como na FOTO 1 mas tirada de ponto mais recuado para oeste = poente, isto é mais afastado da estação de Caminhos de Ferro e da Baixa da cidade
Noto que da gare de triagem e do seu funcionamento falo com mais detalhe neste artigo.
Na referida pasta das OP no ACTD-IICT por exemplo aparece também listado o lote de FORNECIMENTO E MONTAGEM DAS ESTRUTURAS E COBERTURAS, CONSTRUÇÃO DAS FUNDAÇÕES E PAREDES DE 3 HANGARES DESTINADOS ÀS OFICINAS GERAIS DE LOURENÇO MARQUES mas há vários outros elementos referentes a essa empreitada.
A partir destes dois elementos fica-se com a ideia de que o período em torno de 1955 terá sido de grande investimento no porto de Lourenço Marques. Nessa pasta das OP do site do ACTD-IICT pode ainda ver-se que o PROJETO DAS NOVAS OFICINAS A MONTAR NA GARE DE TRIAGEM estava já em curso em 1951. Isso significa que pelo menos um ano antes o orçamento tinha sido aprovado e a verba inicial disponibilizada. Geração espontânea para estas coisas não existe e nessa altura não havia os chamados países "amigos" prontos a "ajudar" ...
Relembro aqui a partir doutro artigo anterior as novas oficinas em vista para leste = nascente, como na FOTO 1 mas tirada de ponto mais recuado para oeste = poente, isto é mais afastado da estação de Caminhos de Ferro e da Baixa da cidade
FOTO 2
Laranja: linha férrea inicial Azul: diferentes pavilhões das novas oficinas Púrpura: segundo depósito de máquinas com a sua placa giratória à esquerda Carmesim: gare de triagem com muitos feixes para que sejam formadas
as composições ferroviárias para o mesmo destino
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Na referida pasta das OP no ACTD-IICT por exemplo aparece também listado o lote de FORNECIMENTO E MONTAGEM DAS ESTRUTURAS E COBERTURAS, CONSTRUÇÃO DAS FUNDAÇÕES E PAREDES DE 3 HANGARES DESTINADOS ÀS OFICINAS GERAIS DE LOURENÇO MARQUES mas há vários outros elementos referentes a essa empreitada.
A partir destes dois elementos fica-se com a ideia de que o período em torno de 1955 terá sido de grande investimento no porto de Lourenço Marques. Nessa pasta das OP do site do ACTD-IICT pode ainda ver-se que o PROJETO DAS NOVAS OFICINAS A MONTAR NA GARE DE TRIAGEM estava já em curso em 1951. Isso significa que pelo menos um ano antes o orçamento tinha sido aprovado e a verba inicial disponibilizada. Geração espontânea para estas coisas não existe e nessa altura não havia os chamados países "amigos" prontos a "ajudar" ...
De notar que ainda nessa pasta da OP aparecem os concursos para prolongamento do cais de 1937 a 1948 e de 1948 a 1956, quer dizer os relativos aos trabalhos executados entre o estuário e a terra firme de que vimos o início numa série de três artigos iniciada por este.
Quanto às antigas oficinas e armazéns dos CFLM / CFM (verde e rosa) referidos nas legendas da FOTO 1 certamente que terão sido desactivadas só depois da entrada ao serviço das novas mostradas a azul em cima. As antigas ainda existiam em 1969 e delas falámos neste artigo mais específicamente.
Quanto às antigas oficinas e armazéns dos CFLM / CFM (verde e rosa) referidos nas legendas da FOTO 1 certamente que terão sido desactivadas só depois da entrada ao serviço das novas mostradas a azul em cima. As antigas ainda existiam em 1969 e delas falámos neste artigo mais específicamente.
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