Uma foto que vem do arquivo histórico da marinha e que foi tirada da parte mais alta da fábrica Vitória / Reunidas de que falámos por exemplo aqui e que aparecia aqui desenhada.
É uma vista para o sul e mostra em primeiro plano dirigindo-se para o lado do porto e do estuário a avenida Gen Machado, actual Guerra Popular e onde um machimbombo inicia o seu percurso vindo do terminal na praça mais ao fundo. Outro está à esquerda sainda da mesma praça para entrar na Rua Consiglieri Pedroso e ir para o centro da baixa de Lourenço Marques, actual Maputo.
Praça Mac Mahon de Lourenço Marques, actual Maputo |
A legenda mais completa da foto deveria ser "Av. Gen. Machado com a Praça Mac Mahon ao fundo". Vejamos então algumas referências na foto:
Rosa: Av. Gen Machado, actual Guerra Popular. Verde claro: Praça Mac Mahon, antiga Azeredo, actual dos Trabalhadores Amarelo: prédio Santa Maria Laranja: prédio da "clarabóia" Roxo: prédio da LM Forwarding (ver aí a FOTO 2) Verde normal: edifício da direcção e serviços de saúde dos CFM, antes de ter sido ampliado como se via aqui Vermelho: espaço vazio no recinto do porto qie ficava marginal à praça Azul: alfândega nova Verde escuro: estação ferroviária Castanho: dois edifícios dos CFM (claro = direcção e escuro = da esquina) Preto: oficinas gerais dos CFM antigas |
A foto de cima deve ser dos anos 50 e já tinhamos visto uma imagem muito semelhante a ela aqui dum filme de 1934. Como explicámos nesse artigo, nessa imagem no local da marca vermelha da foto de cima estava ainda a segunda estação ferroviária da cidade (a que se via aqui com dois pisos) e que passou depois a ser edifício da alfândega.
Como se constata com a foto de cima, entre 1934 (ano do filme) e os anos 50 esse edifício terá sido demolido e o seu antigo espaço ficou desocupado durante muitos anos, sendo um terrapleno do porto (já vazio em 1937, foto de Mary Meader). Todavia como se pode ver aqui parece-me que recentemente surgiram por aí umas pequenas construções que não sei o que e para que são.
Noutro artigo recente falámos também dessa zona com a praça Mac Mahon e sua envolvente.
Comentários