Tinhamos falado por exemplo aqui de fotos de boa qualidade de Moçambique e particularmente de Lourenço Marques (LM), actual Maputo e arredores da Biblioteca de Arte da Fundação Gulbenkian e que estão disponíveis sem complicações inúteis nem custos no flickr e neste caso no álbum Ultramar. Diz o texto acompanhante no flickr que estas fotos foram capturadas e produzidas pelo Estúdio Mário Novais a partir de 1933. Na wikipedia diz-se que esse estúdio dedicava-se à "fotorreportagem, fotografia publicitária, comercial e industrial e, de modo particular, à fotografia de obras de arte e arquitetura", o que explicará a sua criação que já vi também associada à Agência Geral do Ultramar. Diz também a wikipedia que "em 1985 o seu espólio (do Estúdio) foi adquirido pela Fundação Calouste Gulbenkian e confiado ao seu Arquivo de Arte" o que, por sua vez, explicará a sua disponibilização. Por isso dispomos dum conjunto de fotos diferente das que tinham a ver com os projectos de índole social financiados pela Fundação e de que vimos alguns aqui e aqui.
Assim do Estúdio Mário Novais uma foto aérea de LM que em baixo tentaremos datar:
Assim do Estúdio Mário Novais uma foto aérea de LM que em baixo tentaremos datar:
FOTO 1
Vista sobre o estuário em frente à doca da Capitania na direcção do centro da Baixa para poente com o Alto-Maé ao fundo |
Marcamos na foto alguns edifícios relevantes, alguns dos quais existem ainda e outros foram entretanto demolidos:
FOTO 1 com marcas - clique nela para aumentar
Amarelo: escadaria de desembarque da doca da capitania Castanho escuro: Capitania Building(s) demolido cerca de 1955 Verde normal: esquina a sudoeste da Fortaleza de NS da Conceição que tinha já a muralha sul pós "reconstituição" do início dos anos 50 Laranja: edifício dos Organismos Económicos construído em 1949 e e que se manteve nessa forma modernista até c. 1955 Castanho claro: edifício da Estatística na sua 2a fase que foi projectada em 1947 mas não sei realizada exactamente quando, mas até 1955 foi-o Rectângulo creme: torre do Carlton Hotel Rectângulo verde: corpo recuado da mesquita Azul médio: prédio com três janelas no 1o andar e de esquina, ver mais em baixo Vermelho: terreno vago na esquina da Fábrica de Cerveja com a Av. Álvares Cabral, actual Manganhela sem o prédio actual (vê-se antes a torre de 1935) Verde claro, a NO do vermelho: bancada do campo Eng. Freitas e Costa do Ferroviário Rectângulo azul: sede do Clube Ferroviário de 1943 Oval creme: telhado da Casa de Ferro nos terrenos da Agrimensura |
O prédio "azul médio" era o que vinha de cerca de 1882 e ficava na esquina da antiga travessa do Forte da Linha com a Rua Consiglieri Pedroso. Ao tempo da FOTO 1 a Av. Manuel de Arriaga, actual Marx tinha já sido prolongada para sul da Av. da República, actual 25 de Setembro e chagava à esquina onde ele tinha permanecido. Como dissemos antes esse prédio foi demolido nos anos 50 e no seu lugar surgiu o do Hotel Tamariz que vimos em construção na sexta foto por volta de 1954.
Com as datas indicadas em cima podemos dizer que a FOTO 1 é posterior a 1950 (pois aparece a fortaleza reconstituída) mas que será no máximo de 1955 (não pode ser posterior dado que o edifício dos Organismos estava ainda na primeira fase).
A sede do Clube Ferroviário com o "rectângulo azul" na Av. da República, actual 25 de Setembro aparece também ao fundo da foto presumívelmente tirada na mesma altura desta que se vê num artigo seguinte, mas é vista nos dois em sentidos opostos.
Complemento a FOTO 1 com uma interessante foto do FB de Manuel Azevedo reproduzida com a devida vénia e que se foca, quase com o mesmo ângulo da FOTO 1, na Doca da Capitania.
Complemento a FOTO 1 com uma interessante foto do FB de Manuel Azevedo reproduzida com a devida vénia e que se foca, quase com o mesmo ângulo da FOTO 1, na Doca da Capitania.
FOTO 2
Doca da Capitania ou porto de pesca com o Flying Angel azul claro do lado direito |
Lembro que se podem ver bonitas fotos desta doca tiradas por Harrison Forman em 1961 aqui e a série respectiva de artigos aqui.
A FOTO 2 é posterior à FOTO 1 pois tinha sido aberta a Rua Marquês de Pombal, actual Ngungunhane para norte do The Mission to Seamen ou Flying Angel. Essa rua veio parcialmente ocupar o lugar do Capitania Buildings que como dissemos foi demolido cerca de 1955. Tal pode também ser confirmado pelo crescimento na FOTO 2 da fileira de árvores que eram ainda pequenas na FOTO 1.
A FOTO 2 é posterior à FOTO 1 pois tinha sido aberta a Rua Marquês de Pombal, actual Ngungunhane para norte do The Mission to Seamen ou Flying Angel. Essa rua veio parcialmente ocupar o lugar do Capitania Buildings que como dissemos foi demolido cerca de 1955. Tal pode também ser confirmado pelo crescimento na FOTO 2 da fileira de árvores que eram ainda pequenas na FOTO 1.
Dentro da doca continuava a existir a reentrância e a escadaria para desembarque de que falámos por exemplo aqui e que não sei quando desapareceram.
Quanto a embarcações dentro da doca, parece-me que a maioria eram barcos de pesca o que significa que a doca do CPD mais específicamente para embarcações de recreio devia ter sido aberta.
Na ponte cais vê-se o que pode ser uma corveta portuguesa da classe João Coutinho pelo que a FOTO 2 teria sido tirada em 1970 ou depois (mas se fosse uma fragata da classe João Belo teria sido tirada em 1967 ou depois). A esta distância é-me um tanto difícil ter certeza pelo que fica uma banda de uns 3 anos por esclarecer na datação da FOTO 2.
Quanto a embarcações dentro da doca, parece-me que a maioria eram barcos de pesca o que significa que a doca do CPD mais específicamente para embarcações de recreio devia ter sido aberta.
Na ponte cais vê-se o que pode ser uma corveta portuguesa da classe João Coutinho pelo que a FOTO 2 teria sido tirada em 1970 ou depois (mas se fosse uma fragata da classe João Belo teria sido tirada em 1967 ou depois). A esta distância é-me um tanto difícil ter certeza pelo que fica uma banda de uns 3 anos por esclarecer na datação da FOTO 2.
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