Vista aérea do centro comercial da Baixa de LM nos anos 50 (mais uma da doca nos anos 60)

Tinhamos falado por exemplo aqui de fotos de boa qualidade de Moçambique e particularmente de Lourenço Marques (LM), actual Maputo e arredores da Biblioteca de Arte da Fundação Gulbenkian e que estão disponíveis sem complicações inúteis nem custos no flickr e neste caso no álbum UltramarDiz o texto acompanhante no flickr que estas fotos foram capturadas e produzidas pelo Estúdio Mário Novais a partir de 1933. Na wikipedia diz-se que esse estúdio dedicava-se à "fotorreportagem, fotografia publicitária, comercial e industrial e, de modo particular, à fotografia de obras de arte e arquitetura", o que explicará a sua criação que já vi também associada à Agência Geral do Ultramar. Diz também a wikipedia que "em 1985 o seu espólio (do Estúdio) foi adquirido pela Fundação Calouste Gulbenkian e confiado ao seu Arquivo de Arte" o que, por sua vez, explicará a sua disponibilização.  Por isso dispomos dum conjunto de fotos diferente das que tinham a ver com os projectos de índole social financiados pela Fundação e de que vimos alguns aqui e aqui
Assim do Estúdio Mário Novais uma foto aérea de LM que em baixo tentaremos datar: 

FOTO 1
Vista sobre o estuário em frente à doca da Capitania na direcção 
do centro da Baixa para poente com o Alto-Maé ao fundo

Marcamos na foto alguns edifícios relevantes, alguns dos quais existem ainda e outros foram entretanto demolidos: 

FOTO 1 com marcas - clique nela para aumentar
Amarelo: escadaria de desembarque da doca da capitania
Castanho escuro: Capitania Building(s) demolido cerca de 1955
Verde normal: esquina a sudoeste da Fortaleza de NS da Conceição

que tinha já a muralha sul pós "reconstituição" do início dos anos 50
Laranja: edifício dos Organismos Económicos construído em 1949 e
e que se manteve nessa forma modernista até c. 1955
Castanho claro: edifício da Estatística na sua 2a fase que foi projectada em 1947 

mas não sei realizada exactamente quando, mas até 1955 foi-o
Rectângulo creme: torre do Carlton Hotel
Rectângulo verde: corpo recuado da mesquita
Azul médio: prédio com três janelas no 1o andar e de esquina, ver mais em baixo
Vermelho: terreno vago na esquina da Fábrica de Cerveja com a Av. Álvares Cabral,
 actual Manganhela sem o prédio actual (vê-se antes a torre de 1935)

Verde claro, a NO do vermelho: bancada do campo Eng. Freitas e Costa do Ferroviário
Rectângulo azul: sede do Clube Ferroviário de 1943
Oval creme: telhado da Casa de Ferro nos terrenos da Agrimensura

O prédio "azul médio" era o que vinha de cerca de 1882 e ficava na esquina da antiga travessa do Forte da Linha com a Rua Consiglieri Pedroso. Ao tempo da FOTO 1 a Av. Manuel de Arriaga, actual Marx tinha já sido prolongada para sul da Av. da República, actual 25 de Setembro e chagava à esquina onde ele tinha permanecido. Como dissemos antes esse prédio foi demolido nos anos 50 e no seu lugar surgiu o do Hotel Tamariz que vimos em construção na sexta foto por volta de 1954.
Com as datas indicadas em cima podemos dizer que a FOTO 1 é posterior a 1950 (pois aparece a fortaleza reconstituída) mas que será no máximo de 1955 (não pode ser posterior dado que o edifício dos Organismos estava ainda na primeira fase).
A sede do Clube Ferroviário com o "rectângulo azul" na Av. da República, actual 25 de Setembro aparece também ao fundo da foto presumívelmente tirada na mesma altura desta que se vê num artigo seguintemas é vista nos dois em sentidos opostos.
Complemento a FOTO 1 com uma interessante foto do FB de Manuel Azevedo reproduzida com a devida vénia e que se foca, quase com o mesmo ângulo da FOTO 1, na Doca da Capitania. 


FOTO 2
Doca da Capitania ou porto de pesca com o Flying Angel azul claro do lado direito

Lembro que se podem ver bonitas fotos desta doca tiradas por Harrison Forman em 1961 aqui e a série respectiva de artigos aqui.
A FOTO 2 é posterior à FOTO 1 pois tinha sido aberta a Rua Marquês de Pombal, actual Ngungunhane para norte do The Mission to Seamen ou Flying Angel. Essa rua veio parcialmente ocupar o lugar do Capitania Buildings que como dissemos foi demolido cerca de 1955. Tal pode também ser confirmado pelo crescimento na FOTO 2 da fileira de árvores que eram ainda pequenas na FOTO 1.
Dentro da doca continuava a existir a reentrância e a escadaria para desembarque de que falámos por exemplo aqui e que não sei quando desapareceram.
Quanto a embarcações dentro da doca, parece-me que a maioria eram barcos de pesca o que significa que a doca do CPD mais específicamente para embarcações de recreio devia ter sido aberta. 
Na ponte cais vê-se o que pode ser uma corveta portuguesa da classe João Coutinho pelo que a FOTO 2 teria sido tirada em 1970 ou depois (mas se fosse uma fragata da classe João Belo teria sido tirada em 1967 ou depois). A esta distância é-me um tanto difícil ter certeza pelo que fica uma banda de uns 3 anos por esclarecer na datação da FOTO 2.

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