Bombeiros de LM no local do Prédio 33 - evolução da zona e mais sobre a torre (4/4)

Começamos este artigo com uma vista da barreira da Maxaquene para a Baixa na direcção de sudoeste em foto antiga do site da DRISA (Digital Railway Images of South Africa) de Lourenço Marques, actual Maputo. Deve ser dos anos 30 do século XX (20) e é semelhante a muitas outras que vimos no HoM por exemplo nestes artigos mas com ela poderemos reparar em certos pormenores:

FOTO 1
Legenda original: "view on town", mas não era dada a data

Podemos comparar a FOTO 1 com uma do álbum "A souvenir of Lourenço Marques"  dos irmãos Lazarus publicado em 1901. As duas têm mais ou menos o mesmo campo de visão mas como constataremos a FOTO 1 é claramente posterior:

MONTAGEM  (FOTO 0 de 1901 ou anterior e FOTO 1) - clique para aumentar
Vermelho: torre em alvenaria, surge só na FOTO 1
Rosa: torre em madeira / metal na mesma zona da "vermelha" e que a antecedeu
Laranja: Cadeia Civil da Baixa, mesma construção nas duas fotos
Amarelo: Imprensa Nacional de 1906, surge só na FOTO 1
Castanho claro: antigas Obras Públicas na actual Av. 25 de Setembro, 
mesma construção nas duas fotos
Verde normal: Teatro Varietá de 1912, surge só na FOTO 1
Castanho escuro: Bank of Africa de 1893, mesma construção nas duas fotos
Azul: Capitania Building(s) de c. 1904, surge só na FOTO 1
Roxo: Hotel de Paris, mesma construção nas duas fotos
Círculo verde escuro: edifício exterior da estação de caminhos de ferro, 
surge só na FOTO 1
Carmesim: Correios de c. 1904-05, surge só na FOTO 1

Surgem na FOTO 1 vários edifícios na FOTO 1 que não estavam na FOTO 0 mas o mais recente era o do exterior da estação de caminhos de ferro que foi construído entre 1913 e 1916. Daí podemos dizer que a FOTO 1 será o mais cedo de cerca de 1916 mas como já se via no topo da cúpula a esfera armilar e essa foi colocada depois desse ano então a FOTO 1 é posterior a 1916. 
Quanto à data superior para a FOTO 1 vê-se à esquerda nas duas fotos o paiol pelo que a FOTO 1 é anterior à sua demolição que terá acontecido cerca de 1920 mas sem muita certeza. Mais precisamente podemos dizer que como na FOTO 1 não se vê (antes = para leste da carvoeira Mac Milleras carvoeiras Provay que são de 1923 então ela será de entre 1916 no mínimo e 1923 no máximo. Um pouco supreendentemente pois pensava que tivesse sido desmantelado antes, na FOTO 1 ainda aparece o edifício da "barraca da praia" (marca "castanho claro") das antigas Obras Públicas na actual Av. 25 de Setembro.
A torre em madeira / metal que marcámos a "rosa" na FOTO 0 fazia parte da estação de incêndio (quartel de bombeiros) e dela vimos aqui o topo recuado e falamos aquiEla estava recuada em relação ao primeiro edifício da estação e a torre em alvenaria que lhe sucedeu e que surge na FOTO 1 "vermelho" foi construída na parte da frente dum novo edifício dessa estação e face à Av. Augusto de Castilho, actual Lenine, tudo isso no lugar actual do prédio 33.
Podemos recordar essa primeira torre de madeira  / metal na foto seguinte que será mais ou menos do tempo da FOTO 0:

FOTO 0'
Ao centro a torre "rosa" como na FOTO 0

A torre de alvenaria da FOTO 1 teve depois uma alteração no topo como podemos ver na foto seguinte do site delagoabayworld

FOTO 2
Estação de incêndio ficava perto da esquina 
entre as actuais avs.Lenine e 25 de Setembro

A torre de alvenaria ao centro desses edifícios era a mesma da FOTO 1 mas tinha deixado de ter a pirâmide quadrangular no topo. De facto ela não deve ter mantido essa configuração durante muito tempo.
Série completa sobre a primeira estação de incêndio ou de bombeiros na Baixa de LM aqui.

Comentários