Continuando o artigo anterior em que tinhamos tido uma primeira ideia da posição dos elementos principais da parte da ponte-cais Gorjão que foi construída com blocos de betão, tentemos agora localizá-la melhor.
Sabemos que essa parte foi relativamente curta pelo que as fotos que temos devem ter coberto na totalidade a sua construção e a seguinte é crucial pois mostra para o fundo o interior das terras. Na sua legenda adianto já conclusões que irei confirmando depois:
FOTO 1 de 1911
FOTO 1 com marcas
Laranja claro: muro-cais com blocos de betão no início da sua construção Vermelho: início de nova ponte provisória e que ficou na perpendicular ao muro cais a ser construído e foi necessária para se lhe aceder do lado de terra Castanho escuro: lado a leste da Ponte Holandesa / Cais Holandês, já existente como se via aqui para o fundo Violeta e roxo: prédio de planta quadrada, de 2 pisos e com mansardas no telhado Castanho claro: cobertura de cabine duma das barcaças que operaram nestes trabalhos Verde normal: ao fundo a barreira do Alto Maé, seria na zona do quartel Manchas azuis e verdes: com água do estuário nessa altura e que teve destinos diferentes depois da conclusão dos trabalhos |
Vê-se então na FOTO 1 o novo muro-cais rodeado de água por vários lados e penso que se pode posicioná-los no mapa principal seguinte. Este é dito ser de 1914 mas suponho que tenha sido levantado anos antes pois por exemplo a gare de passageiros / edifício do cais da estação que sabemos ser de 1909 ainda não estava lá desenhada. Daí era natural que o muro-cais feito para o final de 1911 também o não estivesse como se constatará. Na incrustração coloco o plano do Eng. Costa Serrão de 1909/10 que vimos aqui mas sem marcas adicionais. Tentemos então perceber como na FOTO 1 se estava a passar destes desenhos para a fase seguinte de desenvolvimento do porto:
MAPAS de 1914 e plano de 1909/10
Vermelho: ponte provisória em madeira, na perpendicular ao muro cais a ser construído
Castanho escuro: ponte existente no lado de terra do Cais Holandês
Laranjas: novo muro-cais, correspondendo ao plano
para extensão da ponte-cais Gorjão marcado a tracejado / traço fino
Azul escuro: local do início da construção da ponte-cais Gorjão em 1902,
crescendo daí para o lado da Praça 7 de Março, actual 25 de Junho
Púrpura (vertical): Av. General Machado, actual Guerra Popular
Creme: Av. 5 de Outubro, actual Josina
Verde claro: Av. 24 de Julho
Rosa: quartel do Alto-Maé Carmesim: linha de caminho de ferro original, nessa altura o seu muro de protecção servindo ainda de muro de suporte do aterro do Alto-Maé
Rectângulo carmesim e branco: onde ficou a gare de passageiros da estação actual Roda carmesim: aproximadamente ponto de onde foram tiradas esta e esta fotos do artigo anterior
Mancha castanha clara: curva da areia que se depositou no canto
entre a ponte holandesa e o muro de protecção da linha férrea
Manchas azuis e verdes: ver a seguir
|
As manchas azuis e verde que marquei no mapa são de diferentes partes do estuário e correspondem ao que marquei com as mesmas cores na FOTO 1. A "azul clara" foi aterrada depois da construção do muro-cais da FOTO 1 e da sua continuação para leste = direita, a "verde clara" manteve-se como estuário pois ficava para montante = oeste da construção do muro-cais e a "azul normal" manteve-se pois ficou para fora da linha do muro-cais / ponte-cais.
Se virmos o que está escrito no plano de 1909, o início da nova ponte-cais junto ao antigo Cais Holandês / Ponte Holandesa iria receber o terminal para embarque de carvão. Como sabemos o primeiro a ser instalado foi o da carvoeira Mac Miller em 1915 e na foto seguinte podemos ver onde ela estava cerca de 1929. Agora se virmos que na FOTO 2 aparece o mesmo prédio da marca violeta e roxa que aparece na FOTO 1, podemos ter a certeza de que a FOTO 1 corresponde à construção da nova ponte-cais junto ao antigo Cais Holandês / Ponte Holandesa (que tinha já linha férrea antes do início da construção do muro-cais) e de que ele terá começado por esse lado e é isso que represento nas FOTOS 1 e 2, que mostrarão o mesmo local só que visto de ângulos diferentes e em fases / anos distintos:
Se virmos o que está escrito no plano de 1909, o início da nova ponte-cais junto ao antigo Cais Holandês / Ponte Holandesa iria receber o terminal para embarque de carvão. Como sabemos o primeiro a ser instalado foi o da carvoeira Mac Miller em 1915 e na foto seguinte podemos ver onde ela estava cerca de 1929. Agora se virmos que na FOTO 2 aparece o mesmo prédio da marca violeta e roxa que aparece na FOTO 1, podemos ter a certeza de que a FOTO 1 corresponde à construção da nova ponte-cais junto ao antigo Cais Holandês / Ponte Holandesa (que tinha já linha férrea antes do início da construção do muro-cais) e de que ele terá começado por esse lado e é isso que represento nas FOTOS 1 e 2, que mostrarão o mesmo local só que visto de ângulos diferentes e em fases / anos distintos:
FOTO 2 de c. de 1929
Vermelho, castanho escuro, laranjas e carmesim e branco:
como nas legendas de cima
Linha carmesim: linha férrea original cujo muro suporte
tinha inicialmente limitado o aterro do Maé
Roxo: mesmo prédio para o fundo na FOTO 1 (vê-lo maior no medalhão)
Preto: carvoeira Mac Miller de 1915
Verdes escuro: par de torres da carvoeira Provay de c. 1921
Mancha azul clara: zona do estuário que tinha sido fechada com a conclusão dos trabalhos da ponte-cais iniciados em 1911 e sido depois drenada e aterrada |
Veremos no artigo seguinte a descrição feita pelo Eng. Galvão da construção em blocos de betão ("progredia lentamente demais para o que as necessidades do porto exigiam") o que indirectamente confirma que ela se restringiu à zona acima indicada, a da carvoeira Mac Miller. Lembro que a zona do recinto portuário que se vê na FOTO 2 é a que aparecia neste artigo, entre a traseira da gare de passageiros e as carvoeiras. Era chamada "gare marítima" servindo para parque de vagões de caminhos de ferro, antes de serem dirigidos para o cais para serem aí carregados ou descarregados, do que também falámos aqui.
Temos outra foto já conhecida que tendo em conta o prédio da marca violeta e roxa das FOTOS 1 e 3 permite ver esse local duma terceira perspectiva e em fase semelhante à da FOTO 2. Ela foi tirada do quartel do Alto-Maé (marca "rosa nos MAPAS) ou próximo dele a olhar para o estuário:
FOTO 3 dos anos 20
A localização da FOTO 1 actualmente seria por aqui e trata-se da zona sobre a qual passa a nova ponte rodoviária para a margem sul.
No próximo artigo tentaremos perceber melhor alguns pormenores das fotos.
NB 1: nos MAPAS de cima o ponto azul escuro que se via para a direita e ficava na direcção da praça da estação dos caminhos de ferro, actual dos Trabalhadores foi por onde se começou a construir em 1902 a ponte-cais Gorjão. Foi esse trabalho que vimos aqui, por exemplo na FOTO 5 onde se vê a curva com que o novo aterro ficou fechado do lado oeste = montante no estuário e mais para a frente dessa curva a enseada que aparece no mapa para a esquerda e que ia até à ponte holandesa ou cais holandês e marquei a azul claro. Foi nesse ponto que em Agosto de 1903 atracou o primeiro navio na nova ponte-cais, o Suazi, como vimos aqui. Entre 1910 e 1914 essa secção inicial da ponte-cais que tinha sido feita com estacas em madeira foi substituida por ponte-cais com estacas de betão mais menos ao mesmo tempo em que se iniciava a parte dos "laranjas" a tracejado no mapa.
No próximo artigo tentaremos perceber melhor alguns pormenores das fotos.
NB 1: nos MAPAS de cima o ponto azul escuro que se via para a direita e ficava na direcção da praça da estação dos caminhos de ferro, actual dos Trabalhadores foi por onde se começou a construir em 1902 a ponte-cais Gorjão. Foi esse trabalho que vimos aqui, por exemplo na FOTO 5 onde se vê a curva com que o novo aterro ficou fechado do lado oeste = montante no estuário e mais para a frente dessa curva a enseada que aparece no mapa para a esquerda e que ia até à ponte holandesa ou cais holandês e marquei a azul claro. Foi nesse ponto que em Agosto de 1903 atracou o primeiro navio na nova ponte-cais, o Suazi, como vimos aqui. Entre 1910 e 1914 essa secção inicial da ponte-cais que tinha sido feita com estacas em madeira foi substituida por ponte-cais com estacas de betão mais menos ao mesmo tempo em que se iniciava a parte dos "laranjas" a tracejado no mapa.
NB 2: Essa primeira ponte-cais em madeira (começo da secção "azul escuro" a leste) e a definitiva em betão (o começo das secções "laranjas" a oeste) foram construidas de oeste = poente = montante no estuário para leste = nascente = jusante mas pelo que se viu em duas fotos deste artigo e falei também neste artigo a substituição da ponte de madeira parece que foi feita no sentido oposto. Podemos especular sobre a lógica e os motivos dessas diferenças mas ...
De notar que como da frente dos armazéns do cais para o lado da Baixa = norte era espaço que tinha sido aterrado quando se tinha feito o novo cais a partir de 1902 ou antes, a substituição da ponte de madeira só afectou a plataforma de 22 metros de largura face ao estuário, o resto daí para o interior manteve-se como dantes.
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