Porto de LM, 1a doca: cabine da Alfândega (N/)

Prossigo a série relacionada com a estrutura antiga a que venho aqui chamando Primeira Doca (PD) do porto de Lourenço Marques (LM), actual Maputo e que terá sido construída entre 1903 e 1906/7. Neste artigo vou referenciar uma construção que deve ter sido levantada cerca de 1900 e que, como ficava próxima da PD, alguns anos depois passou a co-existir com ela.   
Na FOTO 1 está um pormenor da foto do ACTD / Torre do Tombo que vimos pela primeira vez no artigo F desta série e que mostrava a área para leste das instalações portuárias da altura junto ao estuário e onde estavam em curso as obras da PD. Esta foto foi tirada da esquina a SW do Capitania Building(s) e olhando-se para SW e a uns vinte a trinta metros de distância, via-se a referida construção, uma cabine revestida de chapa metálica e que veremos aqui seria da Alfândega: 

FOTO 1
Ocre: telhado da cabine da Alfândega
Verde claro: extremidade a leste da avenida Teixeira de Sousa na altura
 (depois Almirante Cândido dos Reis, ver aqui para sul da actual M. Inhaminhga (ver NB)
Cinzento: uma das passagens dessa avenida para o recinto portuário
Roxo: lado a oeste da Primeira Doca, fazendo esquina a SW com ....
Preto (no limite do tabuleiro): ponte-cais Gorjão
Laranja: armazém do porto mais próximo da PD

Essa cabine "ocre" aparecia também ao tempo das obras da PD que se viam na FOTO 1 também na FOTO A do artigo K a qual integro na montagem seguinte. É aí a única foto de "depois da PD", todas as outras que são da mesma zona, são anteriores à PD e à sua nova PP em "U", isto são ainda do tempo em que havia só a PCA e a PP inicial e que vimos por exemplo aqui (no art 24), aqui (no art 26), aqui e ainda aqui. 

MONTAGEM 1 (clique para aumentar)
Ocre: telhado da cabine da Alfândega
Oval branca: guarita colocada do lado da cabine virado para terra firme
Carmesim (do lado do estuário): direcção do muro de suporte a leste da PCA
Vermelho e branco (do lado de terra): lado a leste da rua Tavares de Almeida (Td'A)
Laranja: pórtico da Casa Holandesa na diagonal da esquina a SW
do quarteirão a norte da rua NS da Conceição, actual de Timor Leste (esquina por aqui)
Roxo tracejado: muro de suporte a norte da Plataforma do Cais da Alfândega, 
depois muro-cais da PD

Recorde-se que a linha "carmesim" diz respeito ainda ao tempo da PCA. Era por essa linha o limite a leste do corredor de acesso à Ponte de Passageiros (PP) inicial e que se via por ex. aqui cerca de 1900 lotado com os refugiados boer. Do lado de terra  essa linha tinha continuidade na linha "vermelho e branco" que era a do  lado a leste da rua Tavares de Almeida (Td'A) e estava do lado leste da praça 7 de março (aqui ao centro).
Pode ver-se nas 5 fotos de "antes da PD" que a cabine estava inicialmente próxima (para oeste) desse limite a leste da PCA ("linha carmesim") e que depois da obras da PD (na FOTO 1 e na foto do centro direita da montagem "depois da PD") a cabine estava próxima da linha "vermelho e branco". Como essas duas linhas estavam na mesma direcção, isso significa que embora o que rodeava a cabine tivesse sido alterado com a construção da PD e terrapleno para leste dela, que a cabine permaneceu na mesma posição ao longo de todo esse período.
É também fácil confirmar-se que nesse local terá estado uma única cabine pois na maioria das fotos ela aparecia com uma porta saliente / com cobertura. Na montagem, as excepções a essa observação são a foto do canto inferior esquerdo onde essa porta estaria mais para a esquerda e a foto do canto superior direito onde só se vê, e só parcialmente, o lado oposto da cabine.
Como se via nas fotos mais antigas da montagem de cima, a cabine estava atravessada no corredor de acesso à PP inicial e próximo dela do lado de terra firme estava uma guarita  ("oval branca" em duas das fotos). Esse dois elementos parecem coadunar-se com o que se pode intuir estava escrito numa tabuleta colocada no topo a leste da cabine:

Pormenor da FOTO 1
Tabuleta no topo a leste da cabine da Alfândega

Embora só pela imagem não seja evidente, tendo em conta o local que estaria a cerca de 100 m para leste da Casa da Alfândega e o contexto acima referido parece-me que na tabuleta estariam escritas as duas palavras seguintes:
- a segunda seria "FISCAL" (terá 6 letras). 
- a primeira (que é ainda menos clara) poderia ser POSTO. 
A lógica é então de que a cabine sera um "POSTO FISCAL" ou algo do género e seria aí que a Alfândega controlava as pessoas que se deslocavam para a Ponte de Passageiros e o que transportavam consigo.
A cabine deve ter sido desmontada depois da conclusão das obras da PD e da nova PP pois ela já não aparece em fotos tiradas ao tempo em que a PD estava em funcionamento. Por exemplo na FOTO 3 do artigo J, se a cabine ainda lá estivesse parte dela deveria aparecer para a esquerda do guindaste que está na direcção da esquina a SW do CB, o que não acontece (o que se vê aí por perto é o edifício do relógio). Suponho por isso que a Alfândega tenha encontrado outra forma de controlor os acessos à nova PP e PD, de qualquer modo por esses tempos estava já em funcionamento a ponte-cais Gorjão directamente atracável aos grandes navios pelo que os passageiros usando a nova PP (onde embarcavam em botes que os levavam aos navios fundeados ao largo) seriam residuais.
Quanto a referências à zona em tempos mais recentes, no local desta cabine, que como vimos estava a SW da esquina a SW do CB, veio depois a formar-se o canto a SE da praceta de António Enes. A cabine teria então estado até cerca de 1906/07 mais ou menos onde nos anos 50 estavam os três carros pretos desta foto (artigo aqui). Esse local seria agora por aqui, no canto a SE do actual Museu das Pescas, tomando também como referência o já referido edifício do relógio que sabemos ficava na esquina entre os muros que vieram a limitar o recinto do porto pós PD a NE e a Norte e aparece aqui na actualidade dentro da circunferência azul.
No próximo artigo veremos outras fotos da zona que vamos seguindo aqui com a PD e a nova PP em "L" mas como são de 1912 por exemplo a cabine da Alfândega já não aparece.
Ver série completa no HoM sobre a primeira doca.
NB: Sobre a(s) avenidas(s) Teixeira de Sousa / Almirante Cândido dos Reis haverá mais 2 artigos para completar a série sobre as avenidas novas junto ao cais.

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