Porto de LM, 1a doca: ++ da evolução entre a PD e o CB (M)

Continuo a série sobre a estrutura antiga a que chamei Primeira Doca (PD) do porto de Lourenço Marques (LM), actual Maputo, e que foi referida em 1907 num artigo de revista como sendo a "doca das lanchas ou lanhões", o equivalente a doca de barcaças. 
Vimos no artigo anterior principalmente onde estariam na actualidade os muros que limitavam o recinto portuário a NE ao tempo da PD e vamos agora ver melhor como evoluiu essa zona a partir da criação da PD cerca de 1906/07.  
Recordo que na primeira foto deste artigo se via a (nova) Ponte de Passageiros (PP) da PD a ser desmantelada e a preparação da ponte-cais Gorjão para se continuar o seu crescimento de oeste para leste e que iria encerrar a passagem entre a PD e o estuário que aí lhe ficava para a esquerda = para sul. Como essa foto foi publicada em 1916 fica-se a saber que a PD desapareceu, o mais tarde, durante esse ano, o que coincide com a época em que sabemos surgiu  a Doca da Capitania (DC) / Barcos de Pesca / Pescadores, uma nova construção que nasceu para leste da PD e neste artigo veremos como a DC se relacionou com a PD. 
Marco então na FOTO 1, que é do final dos anos 50, onde tinha estado a PD com a sua nova PP e como ela foi absorvida pelo crescimento do cais e do recinto portuário mais para leste = para a direita e onde surgiu a Doca da Capitania.

FOTO 1, posterior à FOTO 2 (clique para aumentar)
Roxo tracejadomuro-cais que limitava a PD a norte (via-se aqui para o fundo)
Azul claro: aprox. a largura máxima da PD na direcção O - E 
Carmesim: posição do muro de suporte a leste da Plataforma do Cais da Alfândega 
(aqui em vistas para SW)
Amarelo, verdes e púrpura: lados mais a N, L e S da nova PP em "U" da PD
assente em estacas
Verde escuro: limite interior = mais a oeste da secção "verde" da nova PP
Verde claro: limite mais a norte da secção "verde" da nova PP
Linhas castanho claro: limites a oeste e leste do novo terrapleno feito com a PD e nova PP
Vermelho: limites da Doca da Capitania nessa época
Vermelho e branco: berma a oeste da antiga rua Tavares d'Almeida
Vermelho e amarelo: berma a leste da antiga rua Tavares d'Almeida
Castanho escuro: antigo local da parte mais a sul do Capitania Building
Azul tracejado: parte do muro suporte do aterro feito a sul para a construção do CB, 
e que foi absorvida pelo surgimento do novo terrapleno da PD "castanhos claro"
Azul simples: outra parte do muro suporte do aterro feito a sul e leste 
para a construção do CB, e que não foi absorvida pelo novo terrapleno
Laranja claro (à direita): lado sul da Fortaleza
Circunferência azul claro: edifício do relógio
Oval azul escuro: monumento a António Enes, demolido depois de 25/4/1974
Preto: direcção da ponte-cais Gorjão

Vê-se na FOTO 1 e veremos melhor depois (rua Td'A) que o lado a leste da Plataforma do Cais da Alfândega estava alinhado com a berma a oeste da antiga rua Tavares d'Almeida e o Capitania Building, que tinha sido demolido ao tempo da FOTO 1, ia até ao passeio da berma a leste dessa rua. 
A FOTO 2 seguinte é de Carlos Alberto Vieira e um pouco anterior no tempo à FOTO 1 (em ambas já não existia o Capitania Building(s) que tinha estado a SW da Fortaleza e foi demolido c. de 1955). A FOTO 2 cobre a mesma zona a leste do recinto do porto que a FOTO 1 mas em vista para poente, em lugar da vista para norte como naquela. 
A PD constituiu uma reentrância de estuário para dentro do alinhamento da ponte-cais Gorjão que estava para oeste da PD. Depois da PD ter sido aterrada, o seu espaço foi usado primeiro para armazenamento a descoberto (FOTO 2) e depois foi lá levantado um armazém (FOTO 1, posterior à FOTO 2). 

FOTO 2, anterior no tempo à FOTO 1 (clique para aumentar)
Roxo tracejado: lado sul da PCA que passou a ser o muro-cais a norte na PD
 (via-se aqui para o fundo)
Roxo (contínuo): lado a leste da estrutura da ponte-cais Gorjão e aterro para o lado de terra 
que foi usado como limite a oeste da PD  
Preto: ponto mais a leste da ponte-cais Gorjão quando havia ainda a PD
Azul claro: largura máxima da PD na direcção O - E 
Carmesim: antigo lado a leste da Plataforma do Cais da Alfândega (muro de suporte)
Amarelo, verde e púrpura: lados a N, L e S da nova PP em "U" da PD,
limites da PD nesses lados
Verde escuro: limite interior = oeste da secção "verde" da nova PP
Verde claro: limite a norte da secção "verde" da nova PP
Linha castanho claro: limite a leste do novo terrapleno feito com a PD e nova PP
Vermelho e branco: berma a oeste da antiga rua Tavares d'Almeida
Vermelho e amarelo: berma a leste da antiga rua Tavares d'Almeida
Castanho escuro: antigo local do Capitania Building
Azuis: limites do aterro feito em torno do CB para a sua construção e que foi absorvido
 pelo novo terrapleno da PD e pelo prolongamento da rua Td'A para sul
Laranja claro (à direita): lado sul da Fortaleza
Circunferência azul claro: edifício do relógio
Oval azul escuro: monumento a António Enes, demolido depois de 25/4/1974

Vamos agora recuar no tempo em relação às fotos anteriores e mostrar como foto principal na montagem seguinte uma foto anterior a 1955 ainda com o Capitania Building para SW da Fortaleza. Essa foto é da Biblioteca de Arte da Fundação Gulbenkian e já foi mostrada aqui noutra abordagem da zona. Junto-lhe no canto inferior direito uma foto que mostra o lado mais a leste das instalações portuárias de LM depois da instalação da PD e da nova PP e concluídas cerca de 1906 e 1907 e que vimos aqui junto de outra da mesma área.

MONTAGEM 1 (foto principal de 1950/60 e inserção de 1913)
Preto: posição mais a leste da ponte-cais Gorjão até ao tempo da PD
Roxo: lado a leste da estrutura da ponte-cais Gorjão e aterro para o lado de terra 
que foi usado como limite a oeste da PD  
Roxo tracejado: lado sul da PCA que passou a ser o muro-cais a norte na PD
Azul claro: largura máxima da PD na direcção O - E 
Carmesim: antigo lado a leste da Plataforma do Cais da Alfândega (muro de suporte)
Amarelo, verde e púrpura: lados a N, L e S da nova PP em "U" da PD,
limites da PD nesses lados
Verde escuro: limite interior = oeste da secção "verde" da nova PP
Verde claro: limite a norte da secção "verde" da nova PP,
de tabuleiro assente em estacas cravadas no estuário
Linhas castanho claro: limites a oeste e leste do novo terrapleno feito com a PD e nova PP
Vermelho e branco (à direita): berma a oeste da antiga rua Tavares d'Almeida
Castanho escuro: lados virados para sul e para leste do Capitania Building (CB)
Azuis: limites do aterro feito em torno do CB para a sua construção e que foi absorvido
 pelo novo terrapleno da PD e pelo prolongamento da rua Td'A para sul
Laranja claro (à direita): lado sul da Fortaleza
Vermelho: reentrância a SW da Doca da Capitania, agora não existe
Circunferência azul claro: edifício do relógio
Oval azul escuro: monumento a António Enes, demolido depois de 25/4/1974

Nesta  MONTAGEM 1 o mais interessante a notar é:
a. Na foto mais antiga a "castanho claro" marquei a parte mais a sul do muro de suporte do novo terrapleno da PD e nota-se pelas posições e pelos perfis que continuava a existir na Doca da Capitania tendo servido para uma parte do seu limite a oeste, junto ao seu canto a NW, o que continuava visível nos anos 50 ou 60. O resto desse muro, dele até ao lado a sul do CB, foi absorvido pelo aterro posterior do estuário e feito daí para leste.
b. para que a Doca da Capitania inicial tivesse a reentrância com a marca "vermelha", onde estava a escadaria que se vê aqui para norte, teve de ser demolida / desmantelada a parte "verde" da nova PP. Tal não deve ter sido tarefa muito árdua dado que a sua estacaria devia ser e, madeira tal como o tabuleiro e as protecções laterais. 
Quanto à situação actual da Doca da Capitania / Barcos de Pesca / Pescadores ela terá sido reconstruída nos últimos anos como se pode ver no Google Imagens pois: 
i. a mencionada reentrância "vermelha" onde estava a escadaria foi eliminada, quer dizer nesse seu limite a oeste a Doca da Capitania segue agora completamente o que foram as linhas "castanho claro" e "verde" dos limites a leste do terrapleno e da nova PP da PD; 
ii. parece-me que há agora muito mais escadarias nos muros em torno da doca do que havia antes; 
iii. não se vê bem no Google Imagens mas vê-se aqui ao fundo que o molhe que fechava a doca a SW e que inicialmente era em estacas de betão armado está agora diferente.
A posição da Primeira Doca, que como se concluiu antes ficava sul e tinha a mesma largura da parte central da Praça 7 de Março, actual 25 de Junho, da Doca da Capitania e arredores foi mostrada neste conjunto de cartas, desde o Plano Hidrográfico de 1904 / 06 até à carta da cidade de 1925/26.
No próximo artigo falaremos duma pequena construção que esteve próximo da Primeira Doca.
Ver série completa no HoM sobre a primeira doca.

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