Carros eléctricos: sinalização do destino dos carros seguindo Salomão Vieira (5/6)

Continuamos com o tema da rede de carros eléctricos de Lourenço Marques, actual Maputo que esteve em funcionamento entre 1904 e 1936. 
Analizemos agora fotos de carros em que se vê algo nas tabuletas e que foram na maioria publicadas em 1929 são por isso duma fase adiantada do funcionamento da rede:

MONTAGEM 1 (clique para aumentar)
1: tabuleta com C. DE FERRO (e estaria por baixo VIA AV. da RAÍNHA).
actual Lumumba como era indicado na legenda da foto
2: carro descia a Av. Marx para a Baixa e não vejo o que dizia a tabuleta
3: subia para a POLANA conforme a tabuleta e posição do trólei
4: estava ao fim da Av. 24 de Julho na Polana e ia para a Baixa, 
não se vê o que estava escrito na tabuleta
5: estava na Praça 7 de Março / 25 de Junho e segundo a tabuleta ia para a Polana
6. descia para a Baixa ao cimo da Av. Aguiar da FOTO 1 
mas não sei donde vinha nem o que dizia a tabuleta
7. estava no términus da Estação e tinha só uma tabuleta
8.  ia para a praia da Polana mas não se vê o que diz a tabuleta

Lembro que neste artigo mostrei dois mapas / diagramas de funcionamento cobrindo a totalidade da rede e neste mais recente mostrei um para a zona da Baixa e nessas linhas que estão a circular os carros nas oito fotos da MONTAGEM 1. 
A essas linhas estavam associadas cores (ver neste artigo a NB ao fundo) e no artigo do Boletim do AHM a que nos temos referido e em relação a elas Salomão Vieira (SV) destaca que (adaptado) elas "não tinham a ver com a cor exterior dos carros". Por isso por exemplo no caso da FOTO 1 da MONTAGEM, a única colorida, o carro aparecer pintado de amarelo numa avenida onde as cores das linhas seriam azul e vermelho não teria significado (para mais porque não quer dizer que ele fosse mesmo amarelo dado que a foto foi colorida posteriormente). Pela circundante no local, posição do trólei e o que me parece estar escrito na tabuleta, o carro descia pela actual Av. Lumumba para a ESTAçÃO DE CF na Baixa.
Mas a frase completa de SV é que as cores das linhas "não tinham a ver com a cor exterior dos carros mas com a identificação da linha através duma chapa colorida colocada na frente do veículo". E diz ainda SV sobre as sinalizações aplicadas aos carros: "Até ao fim do funcionamento dos eléctricos os carros foram referenciados desse modo. Para além da tabuleta, cada carro trazia na parte dianteira e trazeira uma bandeira que indicava o destino." 

Analisemos então as fotos da MONTAGEM 1 para se tentar compreender o que SV diz.
No caso da FOTO 1 parece estar escrito um "VIA" pelo que o sentido em que essa linha circular entre a ESTAçÃO DE CF e a POLANA era percorrida estaria definido (era no dos ponteiros do relógio) e não seriam necessárias outras sinalizações. Mas precisamente para essa mesma linha circular, no caso das FOTOS 3 e 5 de quando se ia da Baixa para a Alta da cidade, as tabuletas não indicavam esse sentido e tal seria informação importante para os passageiros. Dá então ideia que para a linha entre a ESTAçÃO DE CF e a POLANA às vezes a tabuleta tinha toda a informação necessária mas outras vezes seria precisa a "chapa colorida" e/ou a "bandeira colorida". 
De facto a forma como SV se explicou e a falta de fotos esclarecedoras deixa-me a dúvida se durante o dia se aplicaria uma tabuleta com o nome, mais uma chapa colorida e mais uma bandeira colorida, tudo correspondente ao destino / sentido da linha ou se por exemplo a tabuleta com o nome podia também ser colorida e assim tabuleta e chapa serem a mesma coisa. 
Sobre sinalização dos carros, pode ver-se da cidade do Porto em Portugal (espectacular video aqui) e modelo mais recente que os de LM, mas suficiente para dar uma ideia, o carro seguinte:

FOTO A
MATOZINHOS: o destino está na tabuleta central
VIA BOAVISTA: indicação suplementar para o percurso em placa lateral mais pequena

Em LM uma placa pequena como essa ao alto à direita poderia ter sido usada para indicar o sentido das linhas circulares nos seus trajectos comuns e ser a "chapa colorida" referida por SV, mas nas fotos não se vê tal tipo de placas. 
Sobre o que estava escrito nos carros em LM, dizia SV que na "linha preta" para o Cemitério eles nos primeiros anos, traziam a bandeira (ou tabuleta?) "PRAçA DE TOUROS' e que provávelmente as carreiras para o Quartel do Alto-Maé (#3 e #4) teriam indicado 'QUARTEL', o que também não consegui encontrar nas fotos. O carro da FOTO 2 da MONTAGEM devia pertencer a uma dessas duas linhas e estaria a descer para a ESTAçÃO dos CF mas não se vê o que estava escrito na tabuleta.
Tudo isto em relação à sinalização durante o dia pois para a noite dizia SV "De noite era usada uma chapa de vidro com a cor respectiva sobre uma lanterna e por exemplo os carros da linha da Polana com a ida pela Maxaquene e vinda pela Av. 25 de Julho eram identificados por um farol vermelho". Essas lanternas (ou faróis) coloridas seriam necessárias (e suficientes) à noite dado que as ruas deviam ser pouco iluminadas para se poder ver as sinalizações diurnas. Quanto à lanterna para a linha "preta" seria pior mas ...
Noto por fim que as cores definidas para as linhas e depois aplicadas nos sinais poderiam servir para duas coisas no que respeita aos utentes: 
a. como SV diz, confirmar nas linhas "circulares" o destino do carro e indicar-lhe o sentido de circulação no caso de tal não constar das tabuletas;
b. SV não o refere, transmitir aos analfabetos que seriam uma relevante parte da população, essas informações; 

NB: Alinhas eram referenciadas pelas seguintes cores (e  por vezes através de números). 
As quatro primeiras partiam da ESTAçÃO DE CF na Baixa e eram circulares:
- vermelha (ou 1) para a Ponta Vermelha indo a partir do percurso comum pela actual Av. Lumumba e regressando pela Av 24 de Julho ao percurso comum (aquiaqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e talvez em mais artigos)
- azul (ou 2) tinha o mesmo trajecto que a vermelha mas em sentido inverso. 
- amarela (ou 3) para o Quartel do Alto-Maé indo pela actual Av. Josina e regressando ao percurso comum pela Av. 24 de Julho (aquiaquiaqui). 
- verde (ou 4) tinha o mesmo trajecto que a amarela mas em sentido inverso.
As três linhas seguintes não eram circulares, quer dizer havia um único trajecto possível para se chegar a uma determinada paragem.
A primeira delas partia da paragem da Capitania:
- preta (ou 5) ia da Capitania ao Cemitério. A partir de 1905 passou a terminar mais â frente na Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane no segundo quarteirão onde havia uma Praça de Touros que aparece num mapa neste artigo mas ficava na actual Av. Maguiguana, por isso um pouco para norte do término da linha.
E houve ainda mais duas linhas não circulares de que não sei a cor e/ou o número partindo (e regressando) da ESTAçÃO DE CF na Baixa:
- linha 6 para a Câmara antiga e que funcionou menos de um mês;
- linha de que não sei o número para a Praia da Polana iniciada cerca de 1922.
De referir ainda o ramal para o HOTEL POLANA que saía da Linha da Polana e foi construído cerca de 1922.

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